Início>Cuidados com a saúde>Produtos para Saúde>Inalador: você sabe como utilizar da forma correta?

Inalador: você sabe como utilizar da forma correta?

Por |2020-08-13T12:12:12-03:0020/09/2018|Cuidados com a saúde, Produtos para Saúde|0 Comentários

O inalador (ou nebulizador) é um produto utilizado para administrar medicamentos por meio da inalação de vapor. Ele é capaz de fazer com que determinado medicamento chegue aos pulmões e penetre os brônquios, garantindo um resultado mais rápido ao tratamento.

O uso do nebulizador sem medicamentos também traz muitos benefícios. Em tempos de mudanças repentinas de temperatura e ar com umidade baixa, saber como fazer a nebulização pode ajudar muito. Por isso, vamos dar algumas dicas agora sobre como utilizar um inalador corretamente para obter um tratamento mais eficiente.

Como usar o inalador ou nebulizador?

Utilizar um inalador corretamente vai depender do motivo pelo qual você precisa fazer o uso daquele produto. O primeiro passo é saber qual inalador é o ideal e se precisa fazer o uso de medicamentos ou não. A partir disso, dá para determinar o tempo e quantas vezes ao dia você vai precisar repetir o procedimento.

Tipos de inaladores

Existem, basicamente, dois tipos de inaladores: o de ar comprimido e o ultrassônico. No artigo sobre qual é o melhor inalador você pode entender melhor as diferenças entre os dois, mas ao que diz respeito ao uso, um permite que o paciente faça a inalação deitado e o outro não.

Os aparelhos ultrassônicos são aqueles que não fazem barulho. Esse tipo de inalador permite o uso do produto sem que o medicamento derrame. Então, se quem for fazer a inalação for pessoas acamadas ou bebês e crianças, por exemplo, o mais indicado é o inalador ultrassônico.

Como os aparelhos de ar comprimido foram os primeiros a aparecerem no mercado, eles não são tão modernos quanto os ultrassônicos. O inalador de ar comprimido é mais barulhento e exige que o paciente faça a inalação sentado. Mesmo assim, ele tem uma vantagem sobre os outros aparelhos. Vamos falar sobre ela agora.

Como fazer a nebulização

O passo a passo sobre como fazer nebulização corretamente é muito prático, basta:

  • sente-se de maneira confortável;
  • posicionar o inalador de forma que cubra o nariz e a boca;
  • ligar o aparelho e respirar lentamente a névoa;
  • permanecer respirando lentamente durante toda a sessão.

Quando usado em crianças, é importante segurá-la na posição vertical e verificar se a máscara está no tamanho correto (existem máscaras específicas para crianças). Se estiver larga, o vapor escapa pela borda e a criança não irá receber a toda a dose de remédio.

Nebulização com medicamentos

Quem tem problemas respiratórios não costuma fazer a inalação apenas com soro fisiológico, eles usam também medicamentos broncodilatadores e corticoides. Como falamos anteriormente, a vantagem que o aparelho de ar comprimido tem sobre o aparelho ultrassônico é que ele pode ser usado com qualquer desses medicamentos.

Os medicamentos tipo corticoide perdem a eficácia quando são inalados nesses aparelhos mais modernos (ultrassônicos). A importância de ter esse conhecimento para saber como fazer nebulização da forma correta é que, se você usar o nebulizador errado, você não vai ter eficiência no seu tratamento.

Nebulização com soro fisiológico

Se você quer usar um inalador para fazer a inalação apenas com soro fisiológico, você já sabe que pode usar tanto o inalador de ar comprimido quanto o ultrassônico. Mas esteja ciente de que a nebulização com soro não “cura” doença alguma. Tudo o que esse procedimento faz é aliviar os sintomas e o desconforto que incomodam a pessoa que está gripada, resfriada ou com sinusite, por exemplo.

A nebulização com soro ajuda a hidratar as vias aéreas respiratórias e a fluidificar as secreções, facilitando assim a respiração. Isso acontece porque esse procedimento estimula a tosse, o que promove a deslocação da expectoração. Por isso, o soro fisiológico é indicado para problemas que aumentam a quantidade de secreção retidas nos seios paranasais.

Quanto tempo devo fazer a nebulização?

O tempo médio para fazer a nebulização é de 15 a 20 minutos ou até o líquido acabar. Esse tempo pode variar de acordo com a quantidade do líquido que você irá utilizar ou até mesmo do tipo de inalador, já que o ultrassônico produz uma névoa que é absorvida mais rápido pelo organismo.

Quantas vezes ao dia posso fazer nebulização?

A inalação apenas com soro fisiológico pode ser feita em até 5 vezes ao dia, mas geralmente é feito 3 vezes. A quantidade de soro nesse procedimento é 5ml. Caso seja necessário o uso de medicamentos, quando o médico receitar, ele irá instruir o paciente sobre a quantidades de vezes por dia que ele deverá fazer a nebulização e também a quantidade do soro e dos medicamentos.

Benefícios da inalação

O uso correto e recorrente de inaladores traz diversos benefícios para o usuário:

  • melhora a respiração;
  • alivia as crises respiratórias;
  • diminui os efeitos da poluição no trato respiratório;
  • hidrata as vias respiratórias;
  • hidrata as pregas vocais;
  • ideal para administrar medicação em crianças.

Se você deseja comprar o seu, confira na maior loja de produtos para a saúde, lá você encontra diversos modelos e pode escolher o melhor para você.

Cuidados com o inalador

Compartilhar o mesmo inalador com várias pessoas, mesmo que seja da mesma família, pode favorecer a transmissão de bactérias e vírus. Por isso, recomendamos que não o faça. Existem outros cuidados que também devem ser tomados para fazer uma boa nebulização, como:

  • lavar bem as mãos antes de manusear o aparelho e os medicamentos;
  • fazer uma higiene bucal antes da inalação;
  • dar prioridade para fazer o procedimento na posição sentada, com tronco e cabeça bem alinhados;
  • manter a máscara bem presa no rosto e o tubo que conecta a máscara com o aparelho desenrolado;
  • usar medicamentos apenas prescritos pelo médico; e
  • manter uma boa higienização do aparelho e seus acessórios.

Para saber melhor como fazer essa higienização, confira nosso artigo sobre como limpar a máscara e o copo do seu inalador. Boa leitura!

inalador

 

Deixar Um Comentário