Início>Cuidados com a saúde>Qualidade de Vida>Para que serve a fisioterapia motora?

Para que serve a fisioterapia motora?

Por |2020-02-28T09:48:40-03:0028/02/2020|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|0 Comentários

A fisioterapia motora é uma área da fisioterapia que tem como objetivo corrigir e restabelecer as condições físicas do paciente por meio de exercícios e alongamentos. Eles são prescritos de acordo com a individualidade e as necessidades da pessoa, devolvendo assim seus movimentos, sua força, postura e mobilidade, além de isentar as dores que afligem o paciente.

Esse tipo de fisioterapia é voltado para o tratamento de dores musculoesqueléticas, alterações posturais e pós-operatórios de lesões articulares. Quando falamos de dores musculoesqueléticas, falamos de dores nos ossos, músculos, tendões, ligamentos, articulações, cartilagem e outros tecidos conjuntivos do corpo. Como alterações posturais podemos citar a escoliose, a cifose e a lordose. Já as lesões articulares mais comuns temos as entorses e luxações.

A fisioterapia motora também é uma grande aliada na recuperação de pacientes acamados. Nesse caso, o objetivo do tratamento é restaurar a perda funcional, reduzir incapacidades e aprimorar a funcionalidade do paciente. Assim, ele pode retornar para a sua vida normal, fazendo suas atividades cotidianas, o mais rápido possível.

Quais são os tipos de fisioterapia motora?

A fisioterapia motora pode ser usada como tratamento em três situações: de forma preventiva, reabilitativa pós-lesão e reabilitativa pós-operatória. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Fisioterapia motora preventiva

Dentro dessa categoria, podemos destacar as atividades direcionadas a idosos, pessoas que trabalham fazendo muitos movimentos repetitivos e esportistas.

Para os idosos, a fisioterapia atua na preservação das funções motoras que vão se perdendo naturalmente com o avanço da idade.

Para as pessoas que trabalham fazendo movimentos repetitivos, a fisioterapia atua na prevenção de lesões por esforço repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Já para os esportistas, a fisioterapia atua na prevenção de lesões causadas pela prática de atividade física irregular.

Em todos os casos de prevenção, o objetivo da fisioterapia motora é promover o fortalecimento do sistema musculoesquelético.

Fisioterapia motora reabilitativa pós-lesão

Quando não há a prática da fisioterapia preventiva, a probabilidade de ocorrer uma lesão é maior. Seja em competições, exercícios físicos ou em atividades do cotidiano.

Geralmente atendendo atletas e pessoas que trabalham com pesos ou situações de risco, a fisioterapia reabilitativa pós-lesão tem como objetivo fazer com que o paciente volte ao seu estilo de vida normal sem sequelas.

Fisioterapia motora reabilitativa pós-operatória

Depois de qualquer operação ortopédica, a fisioterapia reabilitativa é essencial para evitar que o paciente tenha perdas funcionais no seu período de imobilização e recuperação.

O acompanhamento contínuo desse tipo de fisioterapia auxilia na cicatrização, diminui o risco de fraqueza muscular, estimula a movimentação e reduz a ocorrência de hipotrofia.

Quais são os benefícios da fisioterapia motora?

Como pudemos ver anteriormente, independente do tipo de tratamento que o profissional de fisioterapia motora fizer, seu maior benefício é a prevenção e a reabilitação de pacientes, por meio de estimulação motora e funcional, com o objetivo de impedir que esses pacientes tenham suas funções comprometidas.

Dentre outros benefícios, seja na prevenção ou na reabilitação, estão incluídos:

  • melhorias nas funções respiratórias e consciência;
  • aumento da autonomia funcional;
  • resistência muscular;
  • recuperação da força;
  • melhora na flexibilidade das articulações;
  • bem-estar mental;
  • aptidão cardiovascular;
  • diminuição de riscos de traumas e lesões;
  • reeducação postural;
  • melhora da qualidade de vida; e
  • diminuição ou eliminação das dores.

Você sabia que você pode fazer fisioterapia em casa?

Diante de tantos benefícios, você pode ter se interessado em fazer algumas sessões de fisioterapia. Você sabia que existem exercícios simples que você pode fazer em casa? Alguns você vai precisar de equipamentos de fisioterapia, mas outros você pode fazer apenas com a sua força de vontade e dedicação!

Confira nossos outros posts sobre exercícios de fortalecimento do joelhoexercícios de fisioterapia que você pode fazer em casa. Boa leitura!

Deixar Um Comentário