Início>Cuidados com a saúde>Qualidade de Vida>Fisioterapia em casa vale a pena? Quais são os benefícios?

Fisioterapia em casa vale a pena? Quais são os benefícios?

Por |2019-12-23T13:47:30-03:0016/07/2018|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|2 Comentários

Nos últimos anos, a procura pela fisioterapia em casa, em especial as do tipo gerontológica, neurofuncional e traumato-ortopédica, cresceu consideravelmente entre os brasileiros. E isso não é por menos, já que muita gente que precisa de acompanhamento de um profissional da área da saúde para tratar diversos quadros clínicos (lesões decorrentes de acidentes ou práticas esportivas, doenças degenerativas e problemas de coluna e postura corporal, por exemplo) procura por um tratamento diferenciado e individualizado.

Contudo, ainda há quem não esteja por dentro de todas as vantagens que essa modalidade pode oferecer. É justamente pensando nisso que preparamos este post com algumas das principais delas. Acompanhe!

Maior comodidade e praticidade

É impossível citar benefícios da fisioterapia em casa e não falar da comodidade e praticidade que esse tratamento personalizado oferece. Isso porque as atividades são marcadas em horários mais convenientes para a pessoa e de forma individualizada. São realizadas em ambiente familiar no qual se sente mais segura, confortável e com um nível mais expressivo de privacidade.

Isso sem falar, é claro, que essa alternativa é um diferencial para aqueles que se encontram com dificuldades de locomoção. Cada nova sessão, demanda uma logística para sair de casa. Isso pode ser desgastante, trabalhoso e, inclusive, provocar novas lesões que dificultarão a melhora no quadro do paciente.

Recuperação mais rápida

A fisioterapia em casa costuma ser adotada logo no início do tratamento e de forma intensiva em relação aos estímulos elétricos, aos exercícios, às massagens, etc. Esse é um detalhe simples, mas que, a curto e médio prazo, promove uma reabilitação mais rápida e otimizada do paciente. Por isso, gera respostas físicas que envolvem o equilíbrio, a coordenação motora, o ciclo de marcha, as unidades contráteis (ombros, cotovelos, quadril, joelhos, etc) e muito mais.

Acompanhamento familiar

Fora o que já foi dito, não podemos deixar de citar a facilidade que a fisioterapia em domicílio promove para aqueles pacientes que desejam ter acompanhamento familiar durante os exercícios.

Afinal, com as atividades realizadas no próprio lar da pessoa, é mais fácil que um ou mais parentes, especialmente aqueles que moram com ela, conciliem a agenda para estar por perto em caso de qualquer contratempo e participar da sessão. Inclusive, é importante aprender alguns movimentos e repetições para ajudar na recuperação do ente querido.

Economia financeira

Outra vantagem da fisioterapia em casa é, sem dúvida, a economia financeira. Isso porque, com a eliminação das idas à clínica para as sessões, é possível reduzir ou, mesmo, evitar diversos gastos. Entre os principais exemplos, podemos citar aqueles com transporte. Tais com abastecimento, corridas de táxi, estacionamento, alimentação no local e, inclusive, serviço de acompanhante e etc. Ainda existem casos de pessoas que têm limitações e demandam auxílio para locomoção.

Garantia de uma melhor qualidade de vida

Por fim, o tratamento a domicílio também contribui para melhor qualidade de vida do indivíduo durante e depois desse processo. E isso não é por menos, uma vez que o profissional da saúde pode realizar um acompanhamento mais completo e participativo na rotina dele e sugerir com mais precisão as adaptações que são necessárias fazer no imóvel para que as necessidades da pessoa sejam atendidas — algo que é muito importante, por exemplo, na terceira idade.

Além disso, o fisioterapeuta pode indicar quais acessórios devem ser adquiridos para exercícios diários (como bolas, disco de equilíbrio, bicicletas, massageador etc.) para tonificar a musculatura, fortalecer a estrutura óssea, melhorar a circulação sanguínea, potencializar a coordenação motora e por aí vai.

Viu só como não faltam benefícios em se tornar um adepto da fisioterapia em casa? Portanto, já sabe: ao precisar, faça um tratamento no conforto do seu lar. E conte com resultados expressivos e uma melhora considerável para a saúde!

Já que falamos sobre os acessórios necessários para as atividades fisioterápicas, aproveite para conhecer os nossos produtos para esporte e bem-estar.

2 Comments

  1. Andy 04/12/2018 em 16:19- Responder

    A fisioterapia é ótima, parabéns pelo blog.

    • Maconequi 08/11/2019 em 13:54- Responder

      Oi, Andy!
      Ficamos agradecidos pelo elogio!
      Abraços!

Deixar Um Comentário