Por que você deve ter uma faixa ortopédica em casa?
>>>Por que você deve ter uma faixa ortopédica em casa?

Por que você deve ter uma faixa ortopédica em casa?

Por |2019-04-01T12:35:51+00:0029/03/2019|Cuidados com a saúde, Produtos para Saúde|0 comentários

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, eventos traumáticos que levam a lesões musculares podem acontecer em qualquer atividade. Embora seja muito frequente em atletas, todos estamos sujeitos a sentir esse desconforto, seja pela tensão rotineira ou a em acidentes domésticos. Nesse caso é preciso seguir as recomendações médicas, sendo o uso de faixa ortopédica o tratamento mais comum.

Atualmente, existe uma série de equipamentos ortopédicos que são muito úteis para aliviar dores musculares. Contudo, seu uso deve ser feito com cautela, pois cada problema pode ter uma solução específica e mais adequada. Por isso, reunimos neste artigo algumas informações que vão ajudá-lo a entender melhor sobre os tipos e funcionamento dessas faixas. Boa leitura!

O que é uma faixa ortopédica?

Em linhas gerais, a faixa ortopédica é um equipamento criado para auxiliar no tratamento médico de problemas musculares e doenças musculoesqueléticas. Sua ação está diretamente relacionada à sua capacidade de reforçar musculaturas, suprimir dores locais e até mesmo de melhorar a circulação nas áreas afetadas. Ainda, elas podem ser utilizadas para aumentar a mobilidade articular de pacientes, reduzir impactos e corrigir posturas.

Quais são os tipos mais comuns?

Como foi mencionado, existem diversos produtos utilizados de acordo com a região afetada e o grau da lesão. Geralmente utilizados por pacientes que apresentam lesões musculares causadas por ações mecânicas e genéticas, conheça alguns exemplos dos dispositivos mais comuns e o seu funcionamento:

Joelho

Lesões no joelho são vez mais presentes na vida várias de pessoas e podem surgir com uma simples torção. Por isso, o uso de joelheiras tem sido bastante empregado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida daqueles que já apresentaram alguma lesão.

Diante da complexidade dessa articulação, é possível encontrar órteses de formatos, materiais e funcionalidades distintas. No geral, seu uso é indicado para dar suporte à área externa da articulação e reduzir os impactos. Além disso, são muito utilizados para comprimir toda área, limitando os movimentos e auxiliando na recuperação de ligamentos, meniscos e demais estruturas ósseas.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Coluna

Os problemas na coluna estão diretamente relacionados à postura inadequada ou o levantamento indevido de cargas. Não tão raro, essa situação pode provocar lesões, inflamações e a degeneração de tecidos ósseos. Embora os tratamentos estejam ligados ao tipo de ocorrência, os sintomas são amenizados com o uso de uma faixa ortopédica.

Com a sustentação promovida pela cinta, a região lombar se mantém estável e protegida. Com isso, o paciente sente maior conforto com o alívio das dores ou até mesmo evitar o agravamento da lesão. Ainda, esse dispositivo pode ser utilizado para prevenir riscos de lesão e oferecer ao usuário uma postura adequada.

Ombros e punhos

Essas regiões podem ser diretamente afetadas durante a prática de atividades físicas ou no exercício das funções diárias. Por isso, são também os casos mais comuns do uso de faixa ortopédica no tratamento e prevenção de lesões. Os pacientes que apresentam instabilidade nessas articulações ou desenvolveram luxações, torções, artrites e inflamações, por exemplo, podem contar com o auxílio desse tipo de órtese durante o tratamento.

O uso da faixa ortopédica é extremamente indicado para acelerar o processo de regeneração e na prevenção de lesões. Além disso, esses dispositivos podem auxiliar de maneira eficiente o paciente acometido por dores musculares a ter uma qualidade de vida melhor durante o processo de recuperação. Contudo, é válido destacar que o acompanhamento profissional é indispensável para avaliar e indicar a melhor forma de tratamento.

O que achou das informações que apresentamos neste texto? Caso queira se manter atualizado sobre as novidades do setor de materiais médicos hospitalares, acesse nosso site e confira nossa linha completa de produtos ortopédicos.

Deixe seu comentário