Aprenda 5 exercícios para tendinite no ombro

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A tendinite no ombro é uma inflamação que surge nos tendões do ombro e que pode trazer sintomas como dor, formigamento e dificuldade para levantar o braço acima da cabeça. Ela é mais comum em  pessoas que fazem algum tipo de atividade com movimentos repetidos do braço, mas pode surgir em qualquer pessoa. Porém, a boa notícia é a possibilidade de aliviar os sintomas com exercícios para tendinite no ombro

Ficou curioso e quer aprender esses exercícios? Confira este nosso novo conteúdo. Boa leitura!

Principais sintomas da tendinite no ombro

Os sintomas de tendinite no ombro surgem à medida que o tendão fica inflamado por causa da realização de movimentos repetitivos e costumam piorar à noite devido ao estiramento dos músculos ao dormir.

Os sintomas podem incluir:

  • Dor localizada intensa no ombro;
  • Dificuldade para levantar o braço, acima da linha dos ombros;
  • Sensação de que a dor se espalhou por todo o braço;
  • Formigamento no ombro. 

Na presença desses sintomas, é importante que o ortopedista ou fisioterapeuta sejam consultados para que, após uma avaliação, seja indicado o tratamento mais adequado para diminuir a inflamação e reduzir as dores e desconfortos.

As causas mais comuns de tendinite do ombro são o esforço intenso e repetitivo com o braço ou até mesmo permanecer por longos períodos numa má postura.

Os exercícios para tendinite no ombro 

O tratamento da tendinite pode envolver remédios e até mesmo cirurgia, mas alguns exercícios podem trazer alívio. Mas lembre-se, não desaparecendo os sintomas ou havendo piora no quadro, será preciso procurar um médico ou fisioterapeuta. 

Confira abaixo 5 exercícios para tendinite no ombro:

1. Alongamento inicial

  • De pé, em frente a uma cadeira ou mesa, apoie o braço saudável na borda.
  • Incline o tronco para frente, ficando com as costas paralelas ao chão.
  • Deixe o braço afetado pendurado, como se fosse um pêndulo e faça pequenos círculos no sentido das agulhas do relógio.
  • Depois de 20 repetições faça os movimentos no sentido contrário.

2. Alongamento frontal

  • De pé e com as costas retas, leve a mão do braço afetado ao ombro contrário, ou seja, se a tendinite afeta o ombro direito, a mão direita deve ir em cima do ombro esquerdo.
  • Pegue o cotovelo com a mão do braço saudável e exerça uma leve pressão para cima, para que “suba” o ombro o quanto puder, sem gerar dor.
  • Mantenha por alguns segundos, abaixe e comece outra vez.

3. Alongamento com apoio (parede ou parapeito de janela ou porta)

  • Leve o corpo para frente para alongar bem o braço (que deve ficar atrás das costas).
  • Mantenha a posição por 10 segundos, solte e repita.

4. Alongamento com fita

  • Pegue uma fita.
  • O dorso da mão do ombro com tendinite deve ir para trás, tocando as costas.
  • O outro braço deve ir por cima da cabeça.
  • Entre ambas as mãos se sustenta a fita.
  • O braço de cima se estende suavemente ao teto, para que a outra suba.

5. Fortalecimento com corda

  • Amarre uma corda ou fita à parede ou à porta. 
  • Fique de costas e pegue a corda com a mão do ombro afetado.
  • Faça movimentos para os lados enquanto alonga o quanto puder.

Agora que você já conhece 5 exercícios para tendinite no ombro, não deixe de conferir nosso artigo “Tendinite é considerada uma doença do trabalho? Descubra agora!”, e claro, nossos outros artigos sobre saúde aqui no blog. 

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