Quais são os benefícios dos exercícios de pilates?
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Quais são os benefícios dos exercícios de pilates?

A prática de atividades físicas é essencial para o fortalecimento da musculatura, a boa manutenção do peso e a preservação da saúde, de modo geral. Entre as várias opções que poderiam ser escolhidas pelo praticante, os exercícios de pilates são altamente recomendados porque trabalham diversos aspectos do seu corpo, tanto físicos quanto mentais.

No entanto, embora esteja em alta hoje em dia, muita gente ainda tem dúvidas sobre os reais benefícios do pilates. Pensando justamente nisso, decidimos reunir neste post algumas das principais vantagens de investir nessa atividade tão completa. Quer saber quais são elas? Basta continuar a leitura!

Aumente a sua resistência física e mental

Os exercícios de pilates foram idealizados com fundamento em 6 princípios: concentração, controle, precisão, centro, respiração e fluidez. Isso quer dizer que todas as práticas devem ser feitas com o máximo de concentração, focando na execução de movimentos eficientes, fluidos, precisos e sempre sincronizados com a respiração.

Embora esses exercícios possam ser praticados com o auxílio de aparelhos de pilates, é o peso do próprio corpo que cria a resistência necessária para garantir o fortalecimento muscular. Assim, por meio da permanência, o aluno precisa estar bem focado e concentrado a fim de sustentar as posturas pelo tempo indicado pelo professor.

O resultado, além do fortalecimento da musculatura, é um corpo e uma mente mais resistentes, já que é necessário aprender a lidar com o desconforto e permanecer firme mesmo quando a vontade é de, simplesmente, desistir.

Melhore sua flexibilidade

A flexibilidade é importante para a execução de tarefas rotineiras, como amarrar os cadarços, sentar-se no chão, cruzar as pernas ou mesmo se vestir. No entanto, vale dizer que um corpo flexível também é menos suscetível a uma série de lesões e problemas musculares.

Com o passar do tempo, tanto a falta de colágeno quanto a atrofia muscular vão limitando os nossos movimentos. Assim, quando percebemos, não estamos mais conseguindo fazer coisas básicas, como vestir meias, por exemplo.

Quanto a isso, o pilates ajuda a alongar a musculatura e a lubrificar as articulações, possibilitando a você um corpo mais forte e com bem mais mobilidade. Aliás, em geral, os exercícios e alongamentos desse método de controle muscular promovem força e flexibilidade. Isso é o que ajuda a manter a integridade e o alinhamento físicos quando alguém estica um músculo ou aumenta a amplitude de movimento em uma articulação, por exemplo.

Tudo isso contribuirá muito para evitar quedas — e, caso elas aconteçam, a chance de você ter uma lesão grave reduz bastante, além de sua recuperação ser muito mais eficiente.

Corrija problemas posturais

Existem várias razões para uma pessoa acabar com uma postura ruim. Geralmente, isso começa logo na infância, pela maneira como ela se senta para estudar ou por ficar horas sentadas jogando, por exemplo. Também pode ser resultado do crescimento natural dos seios na adolescência ou causado por excesso de timidez, sedentarismo, obesidade ou mesmo doenças e desvios da coluna.

Independentemente da causa, os exercícios de pilates podem contribuir muito para a melhora da postura — esse, aliás, é um dos principais motivos que levam as pessoas a procurar essa prática. Afinal, problemas posturais, muitas vezes, danificam a coluna e causam bastante dor.

Quando o aluno começa a cuidar disso logo no início, os danos costumam ser completamente revertidos. Em alguns outros casos, no entanto, pode ser que a coluna já esteja muito prejudicada. Ainda assim, o pilates pode atenuar muito o desconforto por garantir uma melhor consciência corporal, fortalecimento muscular e alongamento.

Melhore sua coordenação motora

É impressionante o número de pessoas que não têm um completo domínio do próprio corpo. Sem dúvida, é fundamental entender como cada músculo seu se movimenta e aprender a sentir os seus limites e potenciais.

Durante a prática dos exercícios de pilates, você é obrigado a pensar sobre cada movimento executado, sentindo o funcionamento de todos os seus músculos. Dessa forma, seu controle e precisão melhoram muito, o que acaba prevenindo acidentes e facilitando a prática das suas atividades diárias.

Fortaleça seu sistema respiratório

Embora a respiração seja um ato involuntário, ela é imprescindível para a nossa sobrevivência. Ainda assim, damos muito pouca atenção a ela em nosso dia a dia.

Em primeiro lugar, apenas com o controle da respiração você consegue sair de uma crise de ansiedade, melhorar sintomas melancólicos e se acalmar em uma situação estressante. Em segundo lugar, a respiração correta facilita a realização de diversas atividades, ajudar a estabilizar a sua coluna, fortalece o abdômen e ainda melhora o funcionamento do cérebro. Afinal, a falta de oxigenação adequada causa letargia e redução das funções cerebrais.

Enfim, mais do que simplesmente realizar trocas gasosas, respirar é essencial para o nosso estado físico e mental — não é à toa que esse é um dos princípios mais destacados do pilates. Durante a prática dos exercícios, você aprenderá a respirar melhor e com mais qualidade, e também fará isso de maneira consciente, em sincronia com cada atividade.

Ganhe mais saúde mental

A prática de atividades físicas contribui para a liberação de neurotransmissores ligados à sensação de prazer. Além disso, ela ajuda a combater o cortisol (o hormônio do estresse) e a equilibrar diversas outras taxas hormonais. Isso sem contar que ver sua constante evolução e as melhoras no seu corpo influencia muito o aumento da autoestima.

Outro aspecto importante é que, quando você está realizando os exercícios, é inevitável que você aprenda a encontrar conforto no desconforto, aumentando sua resistência tanto no corpo quanto na mente!

Enfim, fica claro que os exercícios de pilates são responsáveis por uma melhora profunda e completa da sua qualidade de vida. Por meio da prática regular dessas atividades, você fortalece o seu corpo e sua mente, tonifica sua musculatura, melhora a flexibilidade e até regula o seu humor. Com tudo isso, você se torna uma pessoa mais saudável, disposta e animada — além de sentir menos dores e adotar uma postura mais firme diante das adversidades. Então, não espere mais para agendar sua aula experimental!

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