Os exercícios de fisioterapia são utilizados para prevenir e tratar distúrbios funcionais desencadeados por cirurgias, traumas ou lesões. Assim, eles são indicados não apenas para reabilitar o paciente, mas também para evitar complicações que possam comprometer a qualidade de vida.
Sob orientação de um fisioterapeuta e com os equipamentos certos, alguns exercícios podem ser realizados em casa. Por isso, o profissional deve ser consultado para avaliar as necessidades do paciente, determinar quais são as melhores opções de tratamento e elaborar um roteiro preciso a ser seguido, com informações sobre a frequência e a intensidade dos exercícios.
Quer conhecer alguns exercícios de fisioterapia que são comumente indicados pelos profissionais? Então, acompanhe este post!
Alongamento com fita
A fita de alongamento é um acessório versátil que permite alongar diversas partes do corpo. Utilizá-la para trabalhar a coluna, por exemplo, traz diversos benefícios, incluindo:
- alívio da dor nas costas;
- aumento da elasticidade;
- melhora da postura;
- redução do estresse nas articulações.
Como fazer
Deite no chão com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Coloque o centro da fita debaixo do pé direito e estique a perna para cima, segurando as pontas da fita com as mãos. Puxe a fita em direção ao tronco, tomando cuidado para não dobrar o joelho. Sustente a posição por 15 segundos e repita com a perna esquerda. Faça 3 séries com cada perna.
Exercícios com bola
A bola de pilates é muito utilizada nos movimentos de solo por quem pratica pilates. Assim como a fita, é um acessório versátil que pode ser usado em diversos exercícios em casa. Com a orientação correta, o trabalho com a bola é indicado para todos os públicos, incluindo crianças, idosos e gestantes.
Veja alguns benefícios de realizar exercícios de fisioterapia com a bola:
- corrige a postura;
- aumenta a mobilidade articular;
- trabalha o equilíbrio e a coordenação motora;
- reduz o estresse;
- tonifica os músculos.
Como fazer
Uma boa maneira de alongar o corpo é sentar com as pernas bem abertas e esticar os braços para frente, apoiando as mãos na bola. Em seguida, deve-se inspirar profundamente e expirar deslizando a bola para frente, projetando o tronco em direção ao solo e mantendo a coluna e os braços alinhados por 15 segundos.
Outra maneira de trabalhar a coluna é sentar sobre a bola e deslizar as costas pelo equipamento, finalizando com a cervical apoiada na bola e os joelhos flexionados em um ângulo de 90 graus. A coluna deve permanecer reta, o abdômen contraído e os braços esticados para trás. A posição também deve ser mantida por 15 segundos.
Exercícios com pesos
Muitos exercícios de fisioterapia têm como objetivo o fortalecimento muscular. Eles são usados para tratar algum desconforto ou perda de mobilidade, principalmente nos membros superiores e inferiores.
Os exercícios não devem ser confundidos com a musculação, uma prática que busca a hipertrofia. Na fisioterapia, os pesos são leves e o número de repetições é maior, reduzindo o risco de lesões e trabalhando também a flexibilidade.
Como fazer
Para fortalecer o ombro, por exemplo, você pode segurar um peso com a mão direita e apoiar o antebraço esquerdo em uma mesa, inclinando o tronco para frente. O braço direito, que está “pendurado”, deve fazer 10 movimentos circulares em cada um dos sentidos (horário e anti-horário). Depois, é só repetir com o outro braço, totalizando 3 séries com cada lado.
Para trabalhar o joelho, você pode colocar uma caneleira leve em uma das pernas e deitar-se em uma cama com a barriga para baixo, deixando os pés pendurados para fora, mas os joelhos apoiados. Aí, é só flexionar um pouquinho a perna que está com o peso e sustentar por 10 segundos. Repita 5 vezes com cada perna.
Esses são apenas alguns exercícios de fisioterapia que podem ser feitos em casa. Antes de praticá-los, consulte um fisioterapeuta para que ele avalie melhor suas necessidades. Em caso de dor, pare o movimento e informe imediatamente ao profissional responsável pelo seu acompanhamento.
Este post foi útil? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades! Caso prefira exercícios sem o uso de equipamentos, confira nosso post sobre exercícios aeróbicos para fazer em casa. Boa leitura!