Aprenda 7 exercícios de alongamento para a coluna

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Dor nas costas tira qualquer pessoa do sério, não? Mas a boa notícia é que exercícios de alongamento para a coluna podem ajudar.

Além de trazer alívio para as dores, esse tipo de exercício ainda aumenta a elasticidade, melhora a circulação e a postura,  reduz o estresse nas articulações e promove o bem-estar.

Os exercícios de alongamento para a coluna devem ser feitos gradualmente e podem causar um leve desconforto no início, mas se provocarem uma dor aguda, deve-se parar o alongamento.

Veja agora alguns exercícios:

7 exercícios de alongamento para a coluna

Os alongamentos a seguir são indicados para  aliviar a dor no pescoço, ombros e na parte superior das costas, regiões que costumam ficar tensas devido ao cansaço e esforço do dia a dia.

Alongamento 1

Coloque as mãos por trás da cabeça e movimente ela para frente e depois para trás. Depois, com apenas uma das mãos, puxe para o lado direito e para o lado esquerdo, se mantendo 30 segundos em cada posição. 

Alongamento 2

Fique na posição de 4 apoios e tente encostar o queixo no peito, forçando as costas para cima. Permaneça nessa posição por alguns segundos. 

Alongamento 3

Sentado com as pernas dobradas, eleve um braço e permaneça nessa posição por 20 segundos. Abaixe o braço e repita o alongamento com o outro braço. 

Alongamento 4

Afaste ligeiramente as pernas, enquanto levanta os braços juntando-os em cima da cabeça. Incline o corpo para o lado direito e depois para o lado esquerdo, ficando 30 segundos em cada posição.

Alongamento 5 

Deite e, com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão,  leve um joelho até ao peito durante 30 a 60 segundos, repetindo depois para o outro joelho e finalizando com os dois.

Alongamento 6

Sente-se com os joelhos dobrados e glúteos apoiados nos calcanhares. Mantenha as costas e o pescoço alinhados, com olhar para frente. Erga os braços acima da cabeça e leve-os para frente o máximo que puder, deixando o tronco paralelo ao chão. Mantenha a posição por 30 a 60 segundos.

Alongamento 7

Fique na posição de quatro apoios. Ao inspirar, relaxe o abdômen em direção ao chão, arqueando as costas para baixo e levando os glúteos e queixo para cima. Ao expirar, curve a coluna para cima, puxando o queixo para o peito. Repita o movimento de 6 a 10 vezes.

Dicas para otimização dos resultados

Esses exercícios de alongamento para a coluna podem ser feitos por qualquer pessoa, até mesmo gestantes. Porém, durante a gravidez, exercícios com bola de Pilates também trazem um grande alívio para a dor nas costas e também traz outros benefícios para a mãe e bebê. 

Eles podem também ser realizados todos os dias, principalmente se o indivíduo sofrer de dores nas costas. No entanto, é sempre indicado consultar um médico para avaliar as causas das dores nas costas. 

Se as suas dores nas costas forem devido a hérnia de disco, os alongamentos para coluna devem ser feitos sob orientação do médico ou do fisioterapeuta. Do contrário, pode acontecer uma piora do caso. 

Por fim, durante os movimentos não se esqueça de inspirar e expirar, pois a respiração ajuda a melhorar o seu alongamento. Assim, fique atento, não bloqueie sua respiração, deixe o ar entrar e sair livremente.

Gostou de conferir esses 7 exercícios de alongamento para a coluna? Então, continue seguindo nosso blog, temos sempre novidades para a sua saúde por aqui. 

 

 

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