Existem exercícios específicos para quem tem o foco maior em perder peso e para quem quer ganhar massa muscular ou ter um corpo definido. Para um caso, são indicados exercícios aeróbicos e para o outro, exercícios anaeróbicos, mas quais são as diferenças entre eles?
Os exercícios aeróbicos são aqueles que o oxigênio é a principal fonte de energia para a queima de gordura. Já os exercícios anaeróbicos são aqueles em que a energia é produzida através da queima de carboidratos.
Exercícios aeróbicos
Os exercícios aeróbicos tem como objetivo principal a melhoria da saúde e prevenção de doenças. Esses exercícios usam o oxigênio para produzir energia nos músculos, são de baixa ou moderada intensidade e feitos em longos períodos de tempo.
Um dos benefícios desse tipo de exercício é a perda de peso. Ele estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e do metabolismo, já que aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir a energia do músculo a partir do consumo de oxigênio.
Como acontece a perda de peso com exercícios aeróbicos?
Como os exercícios aeróbicos são feitos em longos períodos de tempo e, geralmente, de forma contínua, o corpo precisará de muito mais energia. Entretanto, ele terá mais tempo para produzi-la.
No corpo humano há diversos fatores que produzem energia. Quando começamos um exercício, a energia gasta vem de uma molécula chamada trifosfato de adenosina (ATP), que é responsável justamente por armazenar energia.
Quando parte da ATP é usada, o corpo começa a usar a glicose. Mas como a glicose é muito importante para o funcionamento do cérebro, nosso corpo passa a usar a energia acumulada na gordura para evitar danos ao principal órgão humano.
A partir desse momento, os exercícios aeróbicos começam a queimar as gorduras corporais e, assim, promovendo a perda de peso. Além disso, impulsiona o metabolismo permitindo que as calorias sejam queimadas mais rapidamente mesmo a pessoa estando em repouso.
Exemplos de exercícios aeróbicos
- Caminhada
- Natação
- Ciclismo
- Dança
Para saber mais exercícios aeróbicos confira nosso post sobre exercícios aeróbicos para fazer em casa.
Exercícios anaeróbicos
Além de proporcionar melhoria na saúde e prevenção de doenças, os exercícios anaeróbicos tem como principal objetivo preparação para atletismo e fins estéticos, ou seja, o ganho de massa muscular magra e definição corporal.
Esse tipo de exercício não utiliza oxigênio como gerador de energia, e sim a queima de carboidratos. É feito com alta intensidade e tem curta duração, envolvendo um esforço mais intenso já que é realizado por um número limitado de músculos.
Os exercícios anaeróbicos também promovem perda de peso, pois eles também contribuem para a aceleração no metabolismo. Porém, esse tipo de exercício é mais procurado por pessoas que querem aumentar a força e resistência muscular, deixando o corpo definido.
O que diferencia os exercícios aeróbicos e anaeróbicos?
Quase todos os esportes podem ser treinados de forma aeróbica ou anaeróbica, tudo vai depender da intensidade do exercício. Esse é o maior diferencial entre os dois tipos de atividade física.
Como falamos anteriormente, ambos exercícios promovem a perda de peso. Outros benefícios dos exercícios anaeróbicos são o aumento da força dos ossos, um trabalho mais eficiente do sistema cardiovascular e um sistema imunológico mais forte.
Sendo assim, a prática regular dos exercícios anaeróbicos contribui para a melhora da postura, deixa o corpo e os ossos mais resistentes, evitando fraturas, e ainda previne diversas doenças, como a osteoporose.
O ideal para um programa completo de exercícios é praticar os dois tipos de atividades. Para complementar, associar o aeróbico e o anaeróbico à uma dieta alimentar. Para ter uma orientação objetiva e completa, é recomendado consultar um especialista.
Exemplos de exercícios anaeróbicos
- Musculação
- Exercícios que envolvem velocidade
- Agachamentos
- Pilates
Como esse tipo de atividade física tem uma intensidade maior, um profissional de educação física deve ser consultado para avaliar o paciente e definir quais exercícios ele deve fazer a partir de seus objetivos e limitações.
Hipertensão e atividade física
Você sabia que os exercícios aeróbicos são os mais indicados para ajudar no tratamento e na prevenção de doenças que afetam o vaso sanguíneo e o coração? Você pode conferir mais informações sobre isso no post sobre hipertensão e atividade física.