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 Exercícios aeróbicos: devo fazer antes ou depois da musculação?

Por |2020-07-07T10:18:14-03:0007/07/2020|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|0 Comentários

Essa é uma dúvida muito comum entre os frequentadores de academias. Mas uma coisa todo mundo sabe: não importa se o objetivo é emagrecer, ganhar músculos ou resistência, realizar exercícios aeróbicos é essencial para a saúde, principalmente a do coração.

No entanto, o momento certo de realizar o exercício na esteira, na bike ou no elíptico, pode facilitar a conquista dos seus objetivos e te deixar ainda mais motivado para se exercitar.

Confira agora qual o melhor momento para fazer seus exercícios aeróbicos de acordo com o seu objetivo, pois aqui a ordem interfere muito nos resultados. 

Exercícios aeróbicos + musculação

Se você quer ganhar resistência o recomendado é fazer os exercícios aeróbicos antes da musculação. E a razão para isso é simples: você vai começar seu treino aeróbico descansado e assim poderá fazê-lo na intensidade correta. 

Se você também não gosta muito de malhar e precisa de uma motivação extra, essa sequência pode ser uma boa ideia, já que a atividade aeróbica libera mais endorfina que a musculação, trazendo uma sensação de bem-estar e prazer que pode te animar para a musculação. 

Por outro lado, já que você vai estar cansado, os exercícios aeróbicos antes da musculação podem fazer com que você não consiga fazer um trabalho com cargas mais pesadas.  

Ou seja, se você é atleta de provas de resistência (triathlon, maratona ou ciclismo), você deve priorizar os exercícios aeróbicos antes do treino de musculação.

Musculação + Exercícios aeróbicos 

Quando você chega na academia e já vai direto para o treino de musculação, seu corpo está descansado e você consegue treinar com cargas mais pesadas e bem próximas ao seu limite. Assim, se seu objetivo e ganhar força e aumentar sua massa muscular, deixe os exercícios aeróbicos para o final.

Porém, quem deseja a hipertrofia (aumento da massa muscular), não precisa realizar os exercícios aeróbicos todos os dias. Dependendo da duração e da intensidade, eles podem ter um efeito contrário e acabar queimando a massa magra (catabolismo). Por isso, é muito importante conversar com o seu treinador e deixar bem claro quais são os seus objetivos na academia.  

A prática de exercícios aeróbicos após a musculação também pode ajudar as pessoas que querem emagrecer. Isso acontece porque quando você faz treino de musculação, você usa como fonte de energia o glicogênio, mas ao continuar o treino na esteira ou bike, você começa a usar a gordura como energia e com isso acaba emagrecendo. 

Musculação + Exercícios aeróbicos + Musculação 

Esta é também é uma ótima opção para quem quer perder peso.

A ideia aqui é fazer algumas séries de musculação e depois correr ou pedalar em ritmo intenso por alguns minutos, descansar e fazer nova série de musculação. Isso faz com que a sua frequência cardíaca fique elevada durante grande parte da atividade física, o que acelera o metabolismo e proporciona um alto gasto calórico.

Por outro lado, ao fazer os exercícios aeróbicos intercalados com a musculação, a tendência é que você não consiga suportar a mesma carga de pesos que suportaria normalmente. Assim, nesse caso, reduza a carga e tome muito cuidado no momento de executar os movimentos para não se machucar.

Cuidados na hora de fazer exercícios aeróbicos

Antes de começar a praticar exercícios aeróbicos, bem como o treino de musculação, é muito importante que você passe por uma avaliação física com um médico e tenha uma conversa franca com seu treinador sobre os seu objetivos na academia.

No mais, uma consulta com nutricionista ou médico nutrólogo também pode fazer toda a diferença, pois uma alimentação equilibrada também é fundamental para bons resultados. 

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