Saiba como escolher a sua especialização na área da saúde
>>>Saiba como escolher a sua especialização na área da saúde

Saiba como escolher a sua especialização na área da saúde

Por |2019-10-10T15:01:57+00:0015/02/2019|Formação, Profissionais da Saúde|0 comentários

Atualmente, o mercado de trabalho está super competitivo. Quem possui um diploma já deve saber que a graduação é somente o primeiro passo para alcançar o sucesso profissional. Por essa razão, muitas pessoas estão investindo em especialização na área da saúde como uma forma de abrir as portas e ter uma melhora significativa na remuneração.

A boa notícia é que existem inúmeras instituições que disponibilizam as mais diferentes opções de cursos. Esse leque de opções, entretanto, faz com que os estudantes fiquem na dúvida: afinal, como escolher a pós-graduação certa?

Pensando nisso, criamos um post para que você se aprofunde no assunto. Ao longo da leitura, daremos todas as informações que devem ser consideradas antes de fazer a matrícula. Acompanhe!

Identifique os seus objetivos profissionais

O primeiro passo para escolher uma boa especialização na área da saúde é conhecer a fundo os seus objetivos profissionais. Quando terminamos a graduação, estamos habilitados a atuar em diversos segmentos da área, o que aumenta a concorrência no mercado. Quando temos uma pós-graduação, porém, o número de concorrentes diminui e passamos a ser vistos como profissionais especializados para trabalhar em um setor específico.

Embora a carreira na área da saúde seja vasta e conte com alta demanda, o mercado de trabalho é rigoroso e nem sempre é fácil encontrar uma vaga de emprego. A especialização, portanto, pode ser o título que faltava para que o seu currículo seja valorizado.

Dito isto, é fundamental definir com o que você gostaria de trabalhar. Para facilitar, tente responder as seguintes questões:

  • qual a área de atuação você mais gosta?;
  • quais atividades você prefere exercer?;
  • você pretende trabalhar em hospitais, clínicas ou residências?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Analise bem o mercado de trabalho

Ter uma pós-graduação faz toda a diferença no currículo, mas que tal optar por um curso que seja promissor e tenha futuro no mercado de trabalho? A dica é escolher uma especialização que tenha alta demanda, ofereça boa remuneração e seja capaz de alavancar a sua carreira profissional. Caso contrário, você ficará infeliz e com aquela sensação de que “todo o esforço foi em vão”.

Quando falamos sobre uma especialização na área da saúde, podemos identificar vários segmentos que estão crescendo no país. Veja os principais:

  • Gerontologia;
  • Odontogeriatria;
  • Nutrição;
  • Fisioterapia Geriátrica;
  • Enfermagem Oncológica;
  • Farmácia Hospitalar Oncológica;
  • Enfermagem Pediátrica e Oncológica;
  • Fisioterapia Estética.

Considere o seu tempo livre para estudar

Não há dúvida: apenas o dia a dia de trabalho já é estressante e exige muito de nós. Some isso às obrigações que temos no lar e o tempo que deverá ser dedicado aos estudos, caso você comece uma especialização. Se você já fez essa análise e acredita que conseguirá arcar com toda responsabilidade sem prejudicar a sua qualidade de vida, siga em frente!

Por outro lado, existe um excelente caminho para quem não tem horários disponíveis para fazer uma pós-graduação: os cursos à distância ou EAD. Muitas instituições tradicionais já oferecem esse tipo de aula, inclusive na área da saúde.

Funciona assim: por meio do seu notebook, e com acesso à internet, você conseguirá assistir a todas as aulas da especialização. Essa é uma ótima alternativa para quem tem pouco tempo na agenda e, mesmo assim, não quer deixar a carreira para trás.

Escolha uma instituição de ensino de qualidade

Por último, não deixe de pesquisar o histórico da instituição de ensino escolhida. No site das universidades é possível conferir o currículo do corpo docente, e você também pode visitar o local para conhecer de perto a estrutura das salas de aula, auditórios, biblioteca e espaços de convivência. Por último, é importante verificar se o curso é certificado e possui uma boa nota de avaliação pelo Ministério da Educação (MEC).

O mesmo vale para o EAD. Caso escolha essa modalidade, procure saber tudo sobre a instituição: as suas notas no MEC, o suporte oferecido pelos docentes, o valor da mensalidade e as matérias que serão ministradas ao longo dos anos. Se preferir, converse com outros estudantes do local para obter mais informações. Além dos fatores citados, procure um curso que tenha o seu perfil e te ofereça uma boa realização profissional. Você não vai se arrepender!

Gostou de saber como escolher a sua especialização na área da saúde? Para continuar por dentro de outros assuntos relevantes como este, não perca tempo e assine a nossa newsletter!

Deixe seu comentário