Saiba como fazer uma especialização em hematologia
>>>Saiba como fazer uma especialização em hematologia

Saiba como fazer uma especialização em hematologia

Por |2019-09-24T13:47:34+00:0030/07/2019|Formação, Profissionais da Saúde|0 comentários

Na medicina existem diversas áreas que cuidam de determinadas partes do corpo, aparelhos ou fases da vida, como a ortopedia e a pediatria. Pensando nisso, você já pensou em fazer especialização em hematologia?

O sangue é um tecido que transporta nutrientes, oxigênio, hormônios e outras substâncias pelo organismo. Ele também é responsável por remover as toxinas e componentes que não são mais interessantes.

Assim como outros órgãos, ele adoece e precisa de diagnóstico e tratamentos adequados, e é aí que entra o hematologista. Quer saber mais sobre essa especialidade médica? Então, continue a leitura e confira!

Por que se especializar em hematologia?

Essa é uma especialidade cada vez mais procurada pelos pacientes e com muitas oportunidades de carreira. Como não é fácil encontrar um hematologista, o profissional tende a uma agenda cheia, caso queira lidar diretamente com o público, como em hospitais e clínicas.

Já para quem gosta da parte laboratorial, pode atuar como supervisor de laboratórios de análises clínicas ou bancos de sangue, além de se engajar em pesquisas sobre doenças do sangue.

O que um especialista em hematologia precisa saber?

O dia a dia de um hematologista pode ser bem variado. Com isso, a sua experiência também deve ser ampla, principalmente no que se refere aos estudos da genética. A rotina desse profissional envolve a investigação, diagnóstico e tratamento das mais variadas enfermidades sanguíneas.

Você sabia que é esse especialista que faz a prescrição da quimioterapia? Pois é! Junto ao oncologista, o hematologista dá o suporte necessário para a melhor conduta no tratamento contra o câncer. Ele também é responsável pelos procedimentos relacionados à transfusão de sangue.

Veja também: Especialização em Psiquiatria: quando fazer e quais os benefícios.

Qual perfil profissional é mais adequado para a área?

Como toda a especialidade da área da saúde, o olhar atento e cuidadoso para o paciente deve ser a base para o profissional especialista em hematologia. Saber ouvir e entender os seus medos e desejos é fundamental, principalmente quando se fala em doenças malignas e tratamentos de quimioterapia.

Na parte da ciência, o interesse e a expertise em bases da genética também é muito importante e um diferencial para o melhor entendimento da área. Isso porque o estudo dos genes é enriquecedor no conhecimento dos distúrbios do sangue.

Como realizar uma especialização em hematologia?

Para ser hematologista são necessários dois anos de residência médica em pré-requisito de Clínica Médica e mais dois anos em Hematologia e Hemoterapia. Também há o terceiro ano, que é opcional, em transplante de medula óssea.

Existem outros profissionais, além dos médicos, que podem se especializar em hematologia, como enfermeiros, biomédicos, odontologistas, farmacêuticos e bioquímicos. Nesses casos, é preciso fazer um curso de pós-graduação.

A especialização em hematologia é uma carreira próspera, desafiadora e muito valorizada. O profissional dessa área tem muitas oportunidades, com possibilidade de diversas atuações. Além disso, as suas atribuições são muito importantes para a saúde e bem-estar do paciente.

O que achou do nosso post? Deixe um comentário falando sobre as suas impressões. Assim, conseguimos trazer conteúdos cada vez mais interessantes para você!

Deixe seu comentário