Equipamentos ortopédicos: Veja 6 que você precisa ter na sua casa
>>>Equipamentos ortopédicos: Veja 6 que você precisa ter na sua casa

Equipamentos ortopédicos: Veja 6 que você precisa ter na sua casa

Por |2019-10-01T15:03:39+00:0006/10/2018|Cuidados com a saúde, Produtos para Saúde|0 comentários

Para as pessoas da sua família que precisam de assistência porque trazem alguma necessidade ortopédica, é fundamental ter em casa os equipamentos ortopédicos adequados. É conveniente tê-los por perto e à disposição, sempre quando for necessário.

Os equipamentos podem auxiliar muito a vida dos pacientes. Afinal, são uma forma de apoio bastante segura para que possíveis lesões possam ser recuperadas mais rapidamente e sem desconforto.

Veja neste post quais equipamentos ortopédicos você pode (e deve) ter na sua casa!

1. Meia de compressão

As meias de compressão são indicadas no tratamento de varizes e para quem tem problemas de circulação. Elas podem cobrir apenas os pés e as panturrilhas, ou podem ser mais longas, alcançando toda a perna, até a coxa ou o abdômen. São encontradas com diferentes níveis de compressão. Portanto, seu uso deve ser indicado por um profissional.

As meias fazem pressão nas pernas, o que ajuda no bombeamento do sangue de volta para o coração. Elas são indicadas para quem sente as pernas pesadas, pés inchados, quem trabalha muitas horas em pé, grávidas e também em períodos de recuperação após cirurgias. Mas não são indicadas para pessoas incapazes de levantar da cama. Nesses casos, seu uso pode aumentar o aparecimento de coágulos.

2. Imobilizadores de pulso e joelho

Os imobilizadores de pulso e de joelho são indicados em casos de artrites reumatoides e artroses, processos pós-operatórios e lesões nos membros. Devem ser confeccionados de forma anatômica e resistente, modelados de acordo com as curvaturas do pulso ou dos joelhos, para que sejam mais bem posicionados (de acordo com a circunferência do punho ou da perna do paciente).

A compressão deve ser ajustável para não comprometer a circulação sanguínea. E não deve ser utilizado ao dormir ou quando a pele apresentar feridas.

3. Tipoia estabilizadora

A tipoia é o apoio mais seguro em caso de lesões, luxações e fraturas. Os membros precisam de melhor sustentação, mesmo quando o paciente utiliza o gesso. Vale dizer que a utilização do gesso produz um peso extra que pode prejudicar a postura. Nesse caso, a tipoia estabilizadora garante uma boa postura e evita dores e desconforto.

4. Colar cervical

Os colares cervicais podem ser encontrados nos modelos rígidos, semirrígidos ou macios. O uso desses diferentes equipamentos será aconselhável de acordo com a gravidade do problema. Por exemplo, quem sofre com torcicolo, artrites e artroses poderá utilizar os tipos macios ou semirrígidos.

Em casos de traumas mais severos, como pós-operatórios e lesões cervicais superiores graves, o uso do colar cervical rígido é o mais indicado. Ele deve dar maior suporte à cabeça, aliviando os músculos que podem estar sofrendo tensões.

5. Muletas

As muletas são recomendadas para os casos de alterações motoras, pós-operatórios e dores nos membros inferiores. Seu principal objetivo é diminuir a carga de peso nos pés e nas pernas, ampliando a base de apoio para que a pessoa tenha mais equilíbrio e estabilidade ao se locomover.

Além desses objetivos, o uso de muletas auxilia na circulação, fornece estímulo mecânico aos ossos (importante para a prevenção da osteoporose) e auxilia funções renais e pulmonares. Basicamente, dois tipos de muletas podem ser encontrados: a axilar (que possibilita ajuste no comprimento total) e a canadense (cujo posicionamento permite flexão).

6. Cadeira de rodas para banho

Pessoas com mobilidade reduzida precisam de cuidados e atenção especial em diversos momentos da sua rotina, e o banho certamente é um desses momentos. Tomar banho no chuveiro é importante para reforçar a autonomia dessas pessoas, por isso as cadeiras de rodas para banho são opções seguras para que essa atividade seja realizada.

A cadeira deve ser resistente e, se possível, permitir que o usuário a conduza sozinho, visando maior privacidade no banho.

Veja também: Onde comprar cadeira de rodas

Lembre-se: é de fundamental importância adquirir os equipamentos ortopédicos em empresas de referência na venda de produtos médicos. Caso contrário, os equipamentos não terão qualidade e podem até mesmo prejudicar a saúde de quem necessitava de ajuda.

Entre em contato com a Maconequi e conheça os nossos produtos relacionados à saúde e ao bem-estar!

Deixe seu comentário