Início>Cuidados com a saúde>Produtos para Saúde>Fisioterapia para idosos: conheça 5 equipamentos para se ter em casa!

Fisioterapia para idosos: conheça 5 equipamentos para se ter em casa!

Por |2019-12-23T13:56:37-03:0005/07/2018|Cuidados com a saúde, Produtos para Saúde|0 Comentários

Cada vez mais comum, a fisioterapia em domicílio para pessoas na terceira idade tem ganhado muitos adeptos pela praticidade e comodidade oferecidas a quem está com a capacidade de locomoção comprometida — o que dificulta a realização de sessões em um hospital ou uma clínica, por exemplo.

Dessa forma, esses idosos podem contar com um acompanhamento profissional personalizado e realizar diferentes exercícios que promoverão melhorias aos sistemas muscular e ósseo e, inclusive, potencializarão o bem-estar e a saúde do paciente com a aplicação de diferentes técnicas.

Entre elas, algumas das mais comuns são:

  • hidroterapia: que conta com atividades terapêuticas dentro da água; e
  • cinesioterapia: que trabalha os grupos musculares por meio de estimulações repetitivas de movimentos.

Porém, será que você sabe quais são os equipamentos de fisioterapia que deve ter em casa para realizar o tratamento? Se não, acompanhe este post e descubra!

1. Massageador

O primeiro deles é o massageador, que pode ser corporal ou facial. Encontrado em diferentes tamanhos e nas versões manual e elétrico. Esse item, tem o potencial de aliviar tensões musculares, ativar a circulação sanguínea e reduzir os níveis de estresse e ansiedade, causando relaxamento imediato. Tudo isso por meio da pressão exercida, dos movimentos realizados e/ou de estímulos dos eletrodos.

2. Andador

O andador pode ser articulado, fixo ou com rodas. É indispensável para oferecer apoio e equilíbrio para aqueles idosos que estão em tratamento de dificuldades motoras e problemas cardiorrespiratórios. Além disso, o auxiliador de marcha é peça recorrente na reabilitação de pessoas acidentadas. Pessoas que tiveram os membros inferiores parcial ou totalmente afetados por conta das lesões sofridas, pois diminui o peso do corpo sobre eles — o que é capaz de gerar (ou, mesmo, aumentar) problemas nas articulações.

3. Hidromassageador

Outro entre os equipamentos de fisioterapia para se ter em casa é o hidromassageador. É utilizado durante a hidroterapia. Afinal de contas, esse aparelho estimula o relaxamento dos pés enquanto realiza uma massagem com rolos de pressão e mantém a água em seu interior aquecida e borbulhando. O que é ideal para aliviar edemas, diminuir a retenção hídrica e melhorar a circulação sanguínea nas pernas.

4. Extensor

O extensor pode ser adquirido individualmente ou em kit. Essa peça é indispensável para o treinamento funcional, especialmente na cinesioterapia. Pois permite a realização de diversas atividades que envolvem séries de movimentos, como agachamentos e remadas. Com isso, há não só fortalecimento do core, mas também um aumento considerável no condicionamento, na resistência e na flexibilidade.

5. Bola da Pilates

Existem bolas que são utilizadas em exercícios de pilates de várias formas e tamanhos, elas podem ser adquiridas em qualquer loja especializada. A bola suíça, por exemplo, é muito usada em terapias e reabilitação de idosos pois garante um melhor condicionamento físico, facilita o processo de adesão de movimentos e proporciona relaxamento ao final da sessão.

Existem diferentes equipamentos de fisioterapia que você pode adquirir para ter em casa e, assim, facilitar a realização dos exercícios, sendo necessário apenas o acompanhamento de um profissional da área de saúde. Portanto, não perca tempo e adquira todos os que citamos ao longo deste post!

Aproveite e entre em contato com a gente para encontrar outros aparelhos e produtos que serão necessários durante o tratamento no seu lar!

 

Equipamentos de fisioterapia

Equipamentos de fisioterapia

Deixar Um Comentário