Início>Cuidados com a saúde>Qualidade de Vida>Envelhecimento e saúde: 8 dicas que vão te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida

Envelhecimento e saúde: 8 dicas que vão te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida

Por |2020-09-17T15:01:43-03:0017/09/2020|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|0 Comentários

Quando o assunto é envelhecimento e saúde, manter a qualidade de vida é essencial. Portanto, é importante adotar hábitos saudáveis desde já para chegar em etapas mais avançadas da vida com bastante disposição.

Ter uma rotina que proporcione bem-estar não é fácil. Contudo, entenda que com força de vontade, você consegue ficar cada vez mais saudável.

Sendo assim, agora é o momento para abandonar tudo aquilo que não te faz bem, começar a pensar em práticas que farão com que você seja uma pessoa melhor e cheia de saúde.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Quer ter qualidade de vida e se tornar um idoso saudável? Continue acompanhando o artigo atentamente para mais informações.

Boa leitura!

 

1 – Alimente-se bem: adote a dieta saudável já

Não há como ter qualidade de vida, se você não é uma pessoa que se alimenta bem, portanto, é importantíssimo pensar em um novo cardápio, na refeição que vai te fornecer os nutrientes necessários.

A alimentação saudável é aquela que é:

  • rica em grãos integrais;
  • cheia de frutas;
  • composta com bons legumes e verduras;
  • proporciona vitaminas, fibras e nutrientes indispensáveis.

O benefício é que esse tipo de alimentação é capaz de melhorar diversos aspectos do seu corpo, desde questões estéticas até o nível de colesterol, pressão arterial e o funcionamento do seu intestino, ou seja, se alimentar bem é essencial para ter uma vida longa e tranquila.

2 – Praticar exercícios físicos é imprescindível

Quem pratica atividades físicas diariamente, chega na terceira idade com o corpo saudável e pronto para viver essa fase da vida com mais disposição.

Desta maneira, você evita muitas doenças, como a obesidade, o infarto, a diabetes e a hipertensão.

E há muito o que fazer, desde frequentar a academia, praticar esportes, ou, até mesmo, caminhadas, o importante é escolher algo que lhe dê prazer.

3 – Se hidrate bem

É necessário entender que o organismo de uma pessoa é composto por 70% de água, perdemos líquido ao longo do dia e, por isso, necessário repor a água perdida, sendo assim, cerca de oito copos de água são exigidos para repor esse estoque.

Garanta o funcionamento eficiente do seu corpo ao beber água.

4 – Durma bem

Dormir é primordial para garantir humor durante as manhãs, mas vai além disso, já que oito horas de sono ajuda o organismo a realizar os seus processos metabólicos, que vão fornecer o equilíbrio exigido no dia seguinte.

Quem se priva dessas horas de sono se prejudica e ajuda o envelhecimento precoce.

5 – Pare com os hábitos ruins

Você sabe quais são aqueles hábitos nada saudáveis, não é mesmo?

Bebida alcoólica, cigarro, fast food e o sedentarismo fazem parte da lista de coisas ruins, que todo mundo sabe que é tóxico, mas que não conseguem evitar.

Daí vem a importância de você parar com tudo isso agora mesmo, procurar ajuda de especialistas e começar uma nova fase da sua vida.

6 – Busque o equilíbrio e pare com tudo aquilo que é excesso

Nada é bom em excesso, isso é importante ter em mente para manter a qualidade de vida e conseguir envelhecer saudável.

O equilíbrio é o segredo para conseguir ter saúde, ou seja, para alcançá-lo, você deve deixar os excessos de lado.

Um exemplo é o sal, o excesso dele é extremamente prejudicial, logo, é importante consumir a quantidade adequada, apenas aquilo que o seu corpo necessita.

Só assim você estará evitando doenças, como a hipertensão, por exemplo.

7 – Não deixe de fazer aquilo que é lazer para você

É indispensável cuidar também da saúde mental e emocional, logo, você não pode deixar de fazer aquilo que te proporciona diversão, isso significa que é importante investir tempo e dinheiro em lazer.

A saúde emocional e mental não pode ser negligenciada, é bastante recorrente realizar atividades que ajudam o corpo e deixar de lado aquilo que faz bem para mente e para o emocional, você deve mudar isso já.

Saiba aquilo que te diverte, aquele lazer que faz bem para você e continue exercendo essas atividades para manter a qualidade de vida.

8 – Jamais esqueça de exercitar o cérebro

Sempre busque por atividades para o cérebro, lembre-se que essa parte precisa raciocinar e assim você consegue aproveitar os benefícios da qualidade de vida.

Logo, busque estudar coisas novas, faça cruzadinha, leia, aprenda um novo idioma, pense que esse músculo precisa ser usado para não atrofiar.

E aí, caro leitor? Agora que já conferiu as nossas dicas sobre envelhecimento e saúde, não perca essa oportunidade, garanta um envelhecimento saudável para você e a sua família!

 

Deixar Um Comentário