Além da rotina pessoal e profissional, você dá atenção à saúde da sua família e cuida do próprio bem-estar. Alimentação saudável, consultas periódicas ao médico e prática de atividade física regular fazem parte dos seus hábitos cotidianos. Todos esses fatores auxiliam a melhorar a qualidade de vida e envelhecer com saúde.

É ótimo se sentir bem e com muita disposição. Fatores genéticos contribuem muito para isso. Todavia, é fundamental adquirir bons hábitos para que a terceira idade seja bem aproveitada. Quer descobrir quais? Leia este post e saiba o que fazer para envelhecer com toda a energia!

Prepare-se para envelhecer com saúde

Se te perguntarem sobre a possibilidade de envelhecer com qualidade de vida, diga é possível sim, sem medo de errar. Pois essa crença de que a terceira idade é só para ver a vida passar não é uma boa ideia.

Viver bem nessa fase exige pouco esforço. Basta que você tenha vontade de praticar algo que contribua para isso e escolher o que deseja fazer. Assim, elencamos alguns desses bons caminhos para dar uma força na sua decisão. Acompanhe!

Faça uma atividade física regular

A prática de um exercício físico por idosos com regularidade é um dos fatores que contribuem para uma vida longeva. Por isso, atividades aeróbicas, sem excessos, facilitam a oxigenação sanguínea e a circulação de nutrientes pelo organismo.

Caminhadas, natação, andar de bicicleta e alongamentos são boas sugestões. Para o fortalecimento muscular e ósseo, a recomendação também é a musculação e o pilates. Acidentes com idosos costumam ser sérios. O fortalecimento do corpo, contudo, ajuda a evitá-los.

Coma com equilíbrio

Comer bem significa comer com qualidade. Uma alimentação balanceada é indispensável. No cardápio, inclua as frutas, legumes, verduras e grãos. Quanto ao açúcar, use a menor quantidade possível. Você também tem a opção de utilizar adoçante natural.

Essa dieta tem como resultado, auxiliar você a controlar o peso e pode diminuir os níveis de colesterol e diabetes. Com isso, os riscos de ocorrer problemas mais sérios, como derrame e infarto, são reduzidos.

Tenha bons relacionamentos

Nada melhor do que uma boa amizade. A convivência social faz um bem danado, eleva a sua autoestima e restringe o estresse. Dessa forma, mantenha seu círculo de amigos e conquiste novos. Estimule e conserve as boas relações familiares.

Faça sua mente trabalhar

Tudo bem que o seu corpo precise se exercitar.  Entretanto, o cérebro também necessita de estímulos e isso é ótimo para quem quer viver muito e vendendo saúde.

Jogos de tabuleiro, pintura, palavra-cruzada, jogo de baralho e crochê. São ótimas opções para estimular o raciocínio, a memória, a criatividade e concentração.

Lembre-se do seu médico

Saber como anda a sua saúde e como controlar eventuais doenças faz parte da relação de sugestões para a longevidade. Por isso que realizar visitas periódicas ao seu médico é uma maneira de se prevenir ou interromper possíveis problemas que possam surgir.

Como você acabou de ler, envelhecer com saúde é possível e de forma simples. Tirar o maior proveito da vida com todo o prazer e felicidade na maturidade é o que há de melhor. Entretanto, além das dicas que apresentamos, siga as instruções médicas, evite o álcool e o cigarro e consuma produtos saudáveis!

Gostou das nossas dicas para envelhecer com saúde? O que você faz para melhorar seus hábitos? Então deixe seu comentário!