Todo mundo já sentiu, uma vez ou outra, sensação de dormência nas pernas, mãos ou pés, e apesar do estranhamento, deixou pra lá. Mas você sabia que a dormência nas pernas quando acontece com frequência e por longos períodos pode ser um sinal de alerta?
Pois é, e para te explicar direitinho as causas da dormência e quando você deverá procurar um médico, elaboramos este artigo. Acompanhe!
O que é a dormência nas pernas
A dormência nas pernas é a perda parcial ou completa da sensibilidade.
Quando estamos com dormência não conseguimos sentir um toque leve, dor, temperatura ou vibração, ou mesmo saber onde as partes do seu corpo estão (sensação de posição), podendo ter problemas com equilíbrio e coordenação.
É comum a confusão entre dormência e outros sintomas, como formigamento, sensação de picada ou a sensação de perna fraca ou paralisada, mas são coisas diferentes com causas também diferentes.
Quando a dormência nas pernas acontece com frequência ou por um longo tempo, ela pode levar a outros problemas. Pode surgir dificuldades para caminhar, dirigir um veículo e até mesmo se manter de pé. No mais, pessoas com dormência podem não notar infecções, úlceras e ferimentos porque também não sentem dor.
As causas da dormência nas pernas
A dormência nas pernas tem causas diversas e ocorre quando uma parte da via de receptores sensitivos na pele até o cérebro não funciona corretamente.
Entre as causas mais podemos citar 3 tipos de pressões:
- Nos nervos: a repetição de movimentos específicos ou permanecer em uma posição por muito tempo, como ficar sentado com as pernas cruzadas por muito tempo;
- Nas raízes de um nervo na coluna: como quando ocorre na hérnia de disco, osteoartrite ou na restrição da passagem da medula espinhal (estenose espinhal);
- Na medula espinhal: existência de tumor, lesão ou uma bolsa de sangue (hematoma) ou pus (abscesso) perto da medula espinhal.
Quando se deve procurar um médico
Em pessoas com dormência nas pernas, os seguintes sintomas são motivo de preocupação:
- Dormência que começa repentinamente;
- Fraqueza começa repentina ou rapidamente;
- Dormência nas coxas, nádegas, genitais e na área entre eles e perda de controle do intestino e da bexiga (incontinência);
- Fraqueza ou dormência que rapidamente estende-se acima ou abaixo do corpo, envolvendo cada vez mais partes do corpo;
- Dormência em toda a perna.
Assim, ao notar esses sinais, deve-se procurar um médico o mais rápido possível.
Diagnóstico
Como muitos fatores podem causar dormência nas pernas, os médicos fazem diversas perguntas sistematicamente, concentrando-se nas causas mais prováveis.
Os médicos irão pedir uma descrição da dormência e quais são as partes do corpo afetadas além das pernas. O padrão das partes do corpo afetadas pela dormência muitas vezes indica qual parte do sistemas nervoso não está funcionando como deveria.
Irão perguntar também sobre outros sintomas do indivíduo e o histórico médico, realizam um exame físico e indicam exames que possivelmente precisarão ser realizados para que se confirme a causa do problema.
Tratamento e cuidados
O motivo da dormência nas pernas é corrigido ou tratado quando possível, mas algumas medidas podem aliviar os sintomas e evitar o surgimento de outros problemas.
Se os pés também estiverem dormentes e se a circulação for comprometida, deve-se usar meias e sapatos que se ajustam bem e deve-se sempre verificar se existem pedrinhas ou outro material estranho antes de calçá-los. É bom também sempre inspecionar os pés em busca de ferimentos e sinais de infecção.
Já se a pessoa tiver dificuldades para caminhar ou se tiver perdido o sentido de posição (onde as partes do corpo estão), pode ser recomendada sessões de fisioterapia para que se aprenda a caminhar com segurança e evitar quedas.
No mais, no caso de dormência nas pernas, é bom que se evite guiar veículos.
Gostou do nosso conteúdo? Então continue seguindo nosso blog para ter acesso a mais dicas e informações relacionadas à saúde e bem-estar.
Estou com muitas sensibilidades na perna esquerda do jolheo até o tornozelo o que faser tenho atrose nós joelho mim digar o que faser
Olá, Maria!
Você precisa consultar um médico para entender melhor o que está acontecendo e tratar de forma correta.
Parabéns pela página vc tira dúvidas das pessoas e sempre manda procurar um médico pois uma avaliação sempre presencial.
Deus abençoe vc grandeosamente
Pode ser fibromialgia ou artrite?
Olá, Moacyr!
A dormência nas pernas é um sintoma que pode estar presente nessas duas enfermidades, mas não podemos tirar conclusões precipitadas, também pode ser inúmeras outras coisas. Recomendo que você consulte um médico para avaliar melhor isso, ok?
Acabei de chegar da academia quando fui tomar banho passei a bucha vegetal nas pernas e estava toda dormente….na academia senti uma coisa parecida com um fio de cabelo passando….mais só isso.
A perna permanece um tempão.
Pode ser por causa dos exercícios?
Olá, Meire!
Pode ser por causa dos exercícios, mas também pode ter alguma causa por trás disso. Consulte-se com um médico para avaliar melhor isso, ok
Sinto muita dor nas pernas e não sinto muito o meus pés o que deve ser
Olá, Tainara!
Recomendamos que procure um médico para fazer uma avaliação e entender o que está causando essas dores.
Ola sempre que começo a dormir sinto uma dormecia nas pernas que não consigo dormi mi incomoda bastante.
Olá, Ildenei!
Se essa dormência é constante, o ideal seria procurar um médico para avaliar isso melhor!
Uma parte da minha pernas está dormente a duas semanas o que pode ser?
Olá, Poliana!
O ideal é que você procure um médico para fazer uma avaliação completa.
Que médico procurar? Posso procurar Cardiologista?
Olá, Carla!
O ideal seria procurar primeiro um neurologista clínico ou um angiologista.
Eu estou com adormecida nas pernas faz duas semana e no braço tnbn no mesmo lado eu sinto mais essas dormnecia au me deitar ou me sentar ela começa a doer e não consigo mechei minha pernas meu braço caiu fica em torno de um hora aí passa meia hora volta
Olá, Hevillin!
Não deixe de procurar um médico para saber o que está acontecendo com você, ok?
Abraços!
Caí no chão com a dormência repentina e me recuperei em minutos, isso é normal ?
Olá, Fabio!
Uma dormência nos pés ou nas pernas for muito forte, pode ser que por alguns minutos você perca a força e a sensibilidade da perna, como uma anestesia local, e isso pode resultar em quedas.
Olá, Fabio!
Uma dormência nos pés ou nas pernas for muito forte, pode ser que por alguns minutos você perca a força e a sensibilidade da perna, como uma anestesia local, e isso pode resultar em quedas.
olá! sentei em cima do meu pé enquanto estava fazendo uma leitura e tive uma má circulação, porém meu dedo mindinho não voltou mais ao normal e comecei a sentir um peso nele. meu pé começou a ficar dormente e a dormência subiu pra perna. alguém poderia me dizer o que isso pode ser?? agradeço desde já.
Olá, Amy!
Se a dormência está durando dias, sem cessar, aconselho a consultar um médico e fazer uma avaliação para saber o que pode estar acontecendo com você.
Estou com uma dormência do calcanhar até o joelho da perna direita, mais na parte da frente. Começou ontem a noite. O que pode ser? Devo ir no PS ou posso aguardar mais uns dias pra ver se melhora e marcar uma consulta com um especialista?
Olá, Silvana! Tudo bem?
Não tenho conhecimento do seu quadro clínico completo para saber o que pode ser. Mas se sentir que a dormência pode estar relacionada com alguma outra coisa, procure um PS sim. Bom que poderão te orientar para a consulta com o especialista.
Abraços!
Sinto muita dormência nos pés
O que posso ter , tenho 83 anos , sou diabética
Olá, Yvete!
Por ser diabética, recomendo que procure atendimento médico para ter as orientações exatas para melhorar esse sintoma, ok?
Qualquer sintoma que sentirem procurem um medico ao invés de perguntarem aqui para ouvir exatamente isso
Olá, Gilberto!
Você tem toda razão. Estamos aqui apenas para democratizar um conhecimento teórico sobre o assunto. Não somos médicos. Por isso não podemos dar diagnóstico para nenhum leitor.
Minha pantorrilha e os dedos estão dormentes a 3 dias o que pode ser? Qual médico procurar?
Olá, Kerolly!
Você pode buscar um neurologista clínico, um cirurgião vascular ou um neurocirurgião.
Faz dois meses que comecei a perder a força nas pernas, agora sinto dormência no joelho direito e coxas,e me doi o lado esquerdo acima da cintura irradiando pra cima da bexiga, agora parou mas estive sentindo tipo choque na região da cintura quando encostava em algo,e também as vezes tenho dificuldade pra defecar, mas minhas pernas não doem.
Fiz ressonância, raio x, exames laboratoriais, exames de HIV, sífilis, epatite b, epatite c,deu tudo normal nos exames, passei por traumato, gastro e agora tenho consulta marcada com neurologista.
Por favor vcs acham que o neurologista pode descobrir o que tenho?
Olá, Patrick!
Consultar um neurologista pode ser uma opção sim. Se ele não puder te ajudar, ele vai poder te orientar melhor sobre qual especialista poderá fazer isso.