Dormência nas pernas: saiba quando você deve se preocupar

| |

Todo mundo já sentiu, uma vez ou outra, sensação de dormência nas pernas, mãos ou pés, e apesar do estranhamento, deixou pra lá. Mas você sabia que a dormência nas pernas quando acontece com frequência e por longos períodos pode ser um sinal de alerta?

Pois é, e para te explicar direitinho as causas da dormência e quando você deverá procurar um médico, elaboramos este artigo. Acompanhe!

O que é a dormência nas pernas

A dormência nas pernas é a perda parcial ou completa da sensibilidade. 

Quando estamos com dormência não conseguimos sentir um toque leve, dor, temperatura ou vibração, ou mesmo saber onde as partes do seu corpo estão (sensação de posição), podendo ter problemas com equilíbrio e coordenação.

É comum a confusão entre dormência e outros sintomas, como formigamento, sensação de picada ou a sensação de perna fraca ou paralisada, mas são coisas diferentes com causas também diferentes. 

Quando a dormência nas pernas acontece com frequência ou por um longo tempo, ela pode levar a outros problemas. Pode surgir dificuldades para caminhar, dirigir um veículo e até mesmo se manter de pé. No mais, pessoas com dormência podem não notar infecções, úlceras e ferimentos porque também não sentem dor. 

As causas da dormência nas pernas

A dormência nas pernas tem causas diversas e ocorre quando uma parte da via de receptores sensitivos na pele até o cérebro não funciona corretamente.

Entre as causas mais podemos citar 3 tipos de pressões:

  1. Nos nervos: a repetição de movimentos específicos ou permanecer em uma posição por muito tempo, como ficar sentado com as pernas cruzadas por muito tempo;
  2. Nas raízes de um nervo na coluna: como quando ocorre na hérnia de disco, osteoartrite ou na restrição da passagem da medula espinhal (estenose espinhal);
  3. Na medula espinhal: existência de tumor, lesão ou uma bolsa de sangue (hematoma) ou pus (abscesso) perto da medula espinhal.

Quando se deve procurar um médico

Em pessoas com dormência nas pernas, os seguintes sintomas são motivo de preocupação: 

  • Dormência que começa repentinamente;
  • Fraqueza começa repentina ou rapidamente;
  • Dormência nas coxas, nádegas, genitais e na área entre eles e perda de controle do intestino e da bexiga (incontinência);
  • Fraqueza ou dormência que rapidamente estende-se acima ou abaixo do corpo, envolvendo cada vez mais partes do corpo;
  • Dormência em toda a perna.

Assim, ao notar esses sinais, deve-se procurar um médico o mais rápido possível. 

Diagnóstico 

Como muitos fatores podem causar dormência nas pernas, os médicos fazem diversas perguntas sistematicamente, concentrando-se nas causas mais prováveis.

Os médicos irão pedir uma descrição da dormência e quais são as partes do corpo afetadas além das pernas. O  padrão das partes do corpo afetadas pela dormência muitas vezes indica qual parte do sistemas nervoso não está funcionando como deveria. 

Irão perguntar também sobre outros sintomas do indivíduo e o histórico médico, realizam um exame físico e indicam exames que possivelmente precisarão ser realizados para que se confirme a causa do problema. 

Tratamento e cuidados 

O motivo da dormência nas pernas é corrigido ou tratado quando possível, mas algumas medidas podem aliviar os sintomas e evitar o surgimento de outros problemas. 

Se os pés também estiverem dormentes e se a circulação for comprometida, deve-se usar meias e sapatos que se ajustam bem e deve-se sempre verificar se existem pedrinhas ou outro material estranho antes de calçá-los. É bom também sempre inspecionar os pés em busca de ferimentos e sinais de infecção.

Já se a pessoa tiver dificuldades para caminhar ou se tiver perdido o sentido de posição (onde as partes do corpo estão), pode ser recomendada sessões de fisioterapia para que se aprenda a caminhar com segurança e evitar quedas.

No mais, no caso de dormência nas pernas, é bom que se evite guiar veículos. 

Gostou do nosso conteúdo? Então continue seguindo nosso blog para ter acesso a mais dicas e informações relacionadas à saúde e bem-estar. 

Anterior

Filtro para bolsa de colostomia: como reduzir os gases e os odores?

O que é e quais são os sintomas da Síndrome das Pernas Inquietas?

Próximo

54 comentários em “Dormência nas pernas: saiba quando você deve se preocupar”

  1. Estou com muitas sensibilidades na perna esquerda do jolheo até o tornozelo o que faser tenho atrose nós joelho mim digar o que faser

    Responder
    • Olá, Maria!

      Você precisa consultar um médico para entender melhor o que está acontecendo e tratar de forma correta.

      Responder
    • Parabéns pela página vc tira dúvidas das pessoas e sempre manda procurar um médico pois uma avaliação sempre presencial.
      Deus abençoe vc grandeosamente

      Responder
    • Olá, Moacyr!

      A dormência nas pernas é um sintoma que pode estar presente nessas duas enfermidades, mas não podemos tirar conclusões precipitadas, também pode ser inúmeras outras coisas. Recomendo que você consulte um médico para avaliar melhor isso, ok?

      Responder
    • Acabei de chegar da academia quando fui tomar banho passei a bucha vegetal nas pernas e estava toda dormente….na academia senti uma coisa parecida com um fio de cabelo passando….mais só isso.
      A perna permanece um tempão.

      Pode ser por causa dos exercícios?

      Responder
      • Olá, Meire!

        Pode ser por causa dos exercícios, mas também pode ter alguma causa por trás disso. Consulte-se com um médico para avaliar melhor isso, ok

        Responder
        • Estou com dormência na coxa há duas, ela vai e volta várias vezes ao dia todos os dias, depois de algumas horas ela volta ao normal. Tem algum diagnóstico precoce? É o caso seu procurar um.médico? Digo pois o medo de ir ao médico nesse momento de pandemia é grande.

          Responder
          • Oi, Suellen!

            Entendo que o medo de comparecer à uma clínica ou hospital nesse período de pandemia é grande, mas você não pode deixar de se cuidar por isso. Não podemos dar diagnósticos pois não somos médicos e nem temos uma avaliação completa do seu caso, entende?

            Sugiro que você procure um médico sim. Utilize sua máscara, leve uma reserva na bolsa caso precise trocar. Leve também seu álcool em gel e mantenha o distanciamento. Tomando esses cuidados, você fica muito mais segura, ok? Não deixe de cuidar de você!

            Abraços!

    • Sempre tive dormência nas pernas,mas agora estão mais constantes e na maioria das vezes na perna esquerda , também tenho a sensação de pés quentes, devo me preocupar ?

      Responder
    • Olá, Tainara!

      Recomendamos que procure um médico para fazer uma avaliação e entender o que está causando essas dores.

      Responder
  2. Ola sempre que começo a dormir sinto uma dormecia nas pernas que não consigo dormi mi incomoda bastante.

    Responder
  3. Eu estou com adormecida nas pernas faz duas semana e no braço tnbn no mesmo lado eu sinto mais essas dormnecia au me deitar ou me sentar ela começa a doer e não consigo mechei minha pernas meu braço caiu fica em torno de um hora aí passa meia hora volta

    Responder
    • Olá, Fabio!

      Uma dormência nos pés ou nas pernas for muito forte, pode ser que por alguns minutos você perca a força e a sensibilidade da perna, como uma anestesia local, e isso pode resultar em quedas.

      Responder
    • Olá, Fabio!

      Uma dormência nos pés ou nas pernas for muito forte, pode ser que por alguns minutos você perca a força e a sensibilidade da perna, como uma anestesia local, e isso pode resultar em quedas.

      Responder
    • Ontem.depois.de.uma.preocuoacao primeira coisa foi mh perna.direita adormeceu e sinto dor leve nervo fica pulando e a perna.dobra do nada e se não cuidar caio

      Responder
  4. olá! sentei em cima do meu pé enquanto estava fazendo uma leitura e tive uma má circulação, porém meu dedo mindinho não voltou mais ao normal e comecei a sentir um peso nele. meu pé começou a ficar dormente e a dormência subiu pra perna. alguém poderia me dizer o que isso pode ser?? agradeço desde já.

    Responder
    • Olá, Amy!

      Se a dormência está durando dias, sem cessar, aconselho a consultar um médico e fazer uma avaliação para saber o que pode estar acontecendo com você.

      Responder
    • Estou com uma dormência do calcanhar até o joelho da perna direita, mais na parte da frente. Começou ontem a noite. O que pode ser? Devo ir no PS ou posso aguardar mais uns dias pra ver se melhora e marcar uma consulta com um especialista?

      Responder
      • Olá, Silvana! Tudo bem?

        Não tenho conhecimento do seu quadro clínico completo para saber o que pode ser. Mas se sentir que a dormência pode estar relacionada com alguma outra coisa, procure um PS sim. Bom que poderão te orientar para a consulta com o especialista.

        Abraços!

        Responder
        • Boa noite o que pode ser dormência tipo formigamento entre o ovário esquerdo na nádegas e subindo o quadril do msm lado e descendo p as coxas o que pode ser será ? Qual médico me recomenda a procurar estou preocupada obs: só tenho um ovário só o esquerdo

          Responder
          • Olá, Gessica!

            Em caso de dormência e formigamento, sempre aconselho procurar um cirurgião vascular, pois são sintomas geralmente causados por um tipo de má circulação. Você pode conversar com um clínico primeiro e ver o que ele te orienta também.

            Mas busque ajuda sim, ok? É muito importante se cuidar!

    • Olá, Yvete!

      Por ser diabética, recomendo que procure atendimento médico para ter as orientações exatas para melhorar esse sintoma, ok?

      Responder
    • Olá, Gilberto!

      Você tem toda razão. Estamos aqui apenas para democratizar um conhecimento teórico sobre o assunto. Não somos médicos. Por isso não podemos dar diagnóstico para nenhum leitor.

      Responder
  5. Faz dois meses que comecei a perder a força nas pernas, agora sinto dormência no joelho direito e coxas,e me doi o lado esquerdo acima da cintura irradiando pra cima da bexiga, agora parou mas estive sentindo tipo choque na região da cintura quando encostava em algo,e também as vezes tenho dificuldade pra defecar, mas minhas pernas não doem.
    Fiz ressonância, raio x, exames laboratoriais, exames de HIV, sífilis, epatite b, epatite c,deu tudo normal nos exames, passei por traumato, gastro e agora tenho consulta marcada com neurologista.
    Por favor vcs acham que o neurologista pode descobrir o que tenho?

    Responder
    • Olá, Patrick!

      Consultar um neurologista pode ser uma opção sim. Se ele não puder te ajudar, ele vai poder te orientar melhor sobre qual especialista poderá fazer isso.

      Responder
  6. Ola sinto um dormência na canela da perna o pode ser pois trato minha ansiedade a 7 meses e derrepente senti isso em dezembro do ano passado e começo de novo começo desse mês de fevereiro desse ano. Mas não tem nada ali quendo passo a mal da e passa

    Responder
    • Olá, Daniela!

      Você pode perguntar ao profissional que te acompanha nesse tratamento da ansiedade se essa dormência pode estar relacionada a isso. Sabendo o grau do seu problema, ele poderá avaliar melhor. Caso a resposta for negativa, procure um clínico para esclarecer isso.

      Continue se cuidando!

      Responder
  7. Tive uma fratura no rosto e ainda vou avaliar se o caso é cirúrgico ou não. Sinto sensação de dormência um monte bolinhas , como se eu tivesse tomado anestesia e não tivesse tomado direito . NO DIA da fratura fiz tomografia e deu que estava tudo bem na parte neurológica oque faço? Será ansiedade por conta de saber se vou operar ou não?

    Responder
    • Olá, Naihara!

      Continue em contato com os médicos para tirar suas dúvidas. Só eles vão saber o seu caso especificamente e te orientar melhor.

      Responder
  8. Olá boa noite! Meu pai tem diabetes e estava controlado antes de tomar a coronavac, antes ele estava apenas com formigamento agora as pernas e as mãos estão dormentes não consegue nem se movimentar mais. O que pode ser e o que fazer?

    Responder
    • Olá, Edilaine!

      O que você deve fazer é procurar um médico e explicar a situação do seu pai. Dentre os efeitos colaterais da Coronavac, não há relatos de formigamento e dormência. Por ele ser diabético, é ainda mais importante que busque orientação médica.

      Espero que ele fique bem!

      Responder
  9. Olá! Estou com dormência nas laterais dos dois joelhos. Não sinto dor, mas um desconforto nas pernas e em alguns pontos parece um nervo inflamado. Já estou em investigação médica., mas gostaria de mais opiniões. Grata

    Responder
    • Olá, Aglaê!

      Que bom que já consultou um médico! Sabendo seu histórico será mais fácil de identificar os motivos da dormência.

      Responder
    • Olá, Cleonice! Tudo bem?

      O que você descreveu me parece uma dormência comum. Pode acontecer rápido caso você seja uma pessoa que faz poucos exercícios. Mas se acontece com frequência e te preocupa, não hesite em procurar a orientação de um profissional. É muito importante!

      Responder
  10. Ola boa noite ,sinto formigueiro estranho do joelho para baixo, mesmo durante o trabalho que caminho muito . Nem sei o que pensar devo ir ao medico???

    Responder
  11. Minha irmã trata da coluna mais todos remédio q ela toma da dormência nas perna na duas pernas

    Responder
    • Olá, Cecília! Tudo bem?

      Consulte o médico dela para questionar se é algum efeito colateral do remédio ou alguma outra coisa.

      Responder

Deixe um comentário