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Dores nas pernas: como aliviar esse incômodo tão recorrente?

Por |2020-10-02T12:13:53-03:0002/10/2020|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|0 Comentários

Dores nas pernas são uma queixa muito frequente de quem trabalha sentado ou em pé por muitas horas e a causa desse problema é a má circulação do sangue nos membros inferiores. 

Homens e mulheres sofrem da mesma forma, porém elas têm uma chance maior de terem as veias dilatadas e varizes por fatores hormonais. 

Mas a boa notícia é que é possível aliviar dores nas pernas com medidas simples e a adoção de alguns bons hábitos. Confira este nosso novo artigo e descubra como aliviar as dores nas pernas. 

Acompanhe!

7 dicas para aliviar dores nas pernas

Praticar exercícios aeróbicos

A prática de exercícios físicos ajudam na circulação, fortalecem os músculos, proporcionam bem-estar e ajudam a reduzir o sobrepeso, outro fator que pode prejudicar a circulação nas pernas. 

Os exercícios mais recomendados para quem procura aliviar as dores nas pernas são:  

  • Caminhada;
  • Subir e descer escadas;
  • Pedalar moderadamente;
  • Atividades aquáticas, como natação e hidroginástica.

Movimente suas pernas

O sistema venoso é responsável pelo retorno do sangue das pernas e pés para o coração e, ao contrário do sangue arterial, ele corre contra a força da gravidade, ou seja, não tem nada que o ajude a bombeá-lo de volta. Isso é feito apenas com a ajuda dos músculos e das veias das pernas e dos pés. Porém, quando a pessoa fica muito tempo parada na mesma posição, esse retorno do sangue fica prejudicado.

Assim, quem trabalha o dia todo sentado ou em pé, precisa movimentar as pernas a cada duas horas. Exercícios para a panturrilha ajudam bastante, como rodar os pés no sentido horário e anti-horário, ou caminhar na ponta dos pés por cerca de um minuto. 

No mais, evite ficar muito tempo sentado com as pernas cruzadas. 

Pernas para o alto 

No final do dia, se estiver com dor nas pernas, procure deitar-se com vários travesseiros sob os pés ou se sente em uma cadeira e coloque os pés nas costas de outra cadeira. Ficar nessas posições por ao menos 15 minutos trará um grande alívio.

E pra ficar melhor ainda, tente fazer isso também no meio do dia.

Use sapatos adequados

No dia a dia é importante observar o tipo de sapato que você está usando. Eles devem ser confortáveis, não ter o salto muito alto, mas também não precisam ter o solado muito reto. 

Outra coisa, a numeração precisa encaixar perfeitamente com o tamanho e formato do pé, não sendo nem apertado nem frouxo demais.

Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas

Evitar o álcool e o cigarro é bom para a saúde no geral e claro que também é uma excelente ideia quando o assunto é aliviar dores nas pernas

As bebidas alcoólicas favorecem a retenção de líquidos, a vasodilatação e, portanto, o inchaço. Já o cigarro pode alterar a saúde das veias e artérias. 

Controle seu peso

Os quilos a mais dificultam a circulação correta do sangue e sobrecarregam as veias. 

Por isso, manter o peso sob controle por meio de uma alimentação saudável, evitando alimentos ricos em gorduras saturadas e sódio é uma excelente ideia

Use meias de compressão 

Durante o dia, no trabalho, é aconselhado o uso de meias de compressão. Elas são o melhor tratamento clínico na insuficiência venosa. Com a compressão adequada, evita a dor e o inchaço porque impede que a veia se distenda pela ação da gravidade.

E se você quer adquirir uma meia de compressão saiba que nas lojas Maconequi temos vários modelos disponíveis, incluindo cores diversas e meias com tecnologia que impede os odores desagradáveis.

Porém, antes de adquiri-las converse com seu médico e confira nossos artigos que ensinam como medir a perna para meia de compressão e como vestir a sua meia de compressão. Dessa forma, você certamente fará a melhor escolha para a sua saúde.

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