Dor na coluna: como aliviar sem tomar remédios

| |

A dor na coluna não poupa ninguém. Oito em cada dez pessoas já sofreram ou sofrerão em algum momento da vida com incômodos  na região lombar. As causas podem ser várias: má postura, desgaste das vértebras, pancadas, hérnias de disco e até tumores podem causar dor na coluna. 

E quando a dor aperta, é natural recorrermos aos remédios. Porém, existem outras formas de resolver isso e vamos te mostrar neste artigo. Acompanhe e descubra como aliviar a dor na coluna de forma mais natural e sem contraindicações. 

Dor na coluna como aliviar sem tomar remédios

Fazer fisioterapia

A fisioterapia é indicada quando a dor na coluna não melhora ao longo do tempo. Nas sessões de fisioterapia são realizados exercícios de alongamento para manter as estruturas das costas bem posicionadas e os músculos flexíveis para realizar todas as atividades do dia a dia sem dor. 

O tratamento de fisioterapia é personalizado de acordo com as necessidades do paciente e pode incluir diversos recursos para aliviar a dor na coluna e a inflamação.

Praticar exercícios 

Outra forma de como aliviar a dor na coluna é praticando exercícios regularmente. O profissional de educação física poderá indicar qual a melhor modalidade, respeitando as particularidades de cada um, mas boas opções costumam ser a caminhada e o Pilates com exercícios que fortalecem o abdômen e a coluna lombar.

Usar uma compressa quente em casa

Outra forma de aliviar a dor na coluna é usando compressas quentes no local da dor. Deixe as compressas por cerca de 15 minutos. 

Com esse tratamento é possível melhorar a circulação sanguínea e relaxar os músculos, trazendo alívio da dor em poucos minutos.

Massagens

As massagens também são uma ótima forma de como aliviar a dor na coluna, já que ajuda a diminuir a tensão muscular e a relaxar, melhorando as dores. 

Vale a pena tentar a massagem com óleos essenciais para uma maior sensação de relaxamento e bem-estar. 

Corretor postural

O corretor postural, quando recomendado pelo médico e usado corretamente, pode trazer alívio nas dores na coluna.

O corretor postural é um equipamento indicado para quem sofre com dores na região lombar e que tem o objetivo de reeducar a postura do usuário, podendo evitar o agravamento ou o desenvolvimento de lesões na coluna. Ele é feito de materiais como nylon, poliéster e borracha crua, podendo ser encontrado em diversos modelos, tamanhos e características de funcionalidade.

Tratamentos alternativos 

Outros tratamentos que podem ajudar a aliviar a dor na coluna são a acupuntura e a osteopatia que devem ser realizados por profissionais qualificados para que tenham o efeito esperado. 

Alguns pacientes ainda podem recorrer à homeopatia, cujos remédios devem ser recomendados pelo homeopata, sendo normalmente indicado o seu uso a cada 8 horas.

Atenção!

Quando a dor na coluna demora para passar ou é muito intensa, dificultando as tarefas do dia-a-dia é recomendado procurar um médico.

Deve-se também consultar um especialista quando surgem outros sintomas além da dor na coluna, como:

  • Dor que irradia para as pernas;
  • Sensação de formigamento ou queimação nas costas;
  • Sensação de queimação nas nádegas;
  • Dificuldade para caminhar.

No mais, é sempre bom destacar que quando se trata de saúde, a prevenção é a melhor forma de não sentir dor na coluna. Vários problemas na coluna podem ser evitados se tomadas pequenas atitudes diariamente, como:

  • Ao ficar muito tempo em uma mesma posição ou repetindo um mesmo movimento, pare e tente se alongar um pouco;
  • Procure flexionar os joelhos e contrair o abdômen ao tentar levantar algum peso e nunca tente erguer nada que seja pesado demais para você;
  • Não carregue mochilas pesadas demais;
  • Evite usar saltos altos;
  • Tente sempre manter uma boa postura física e evite a obesidade.

E aí gostou? E agora que você já sabe que é possível aliviar a dor na coluna sem tomar remédios, aproveite e confira outros conteúdos de saúde aqui no nosso blog. 

Anterior

Conheça as causas do fluxo menstrual rosa e saiba quais medidas tomar

Meia antitrombo: como funciona essa meia de compressão?

Próximo

Deixe um comentário