Dores na coluna acabam com o bom humor e disposição de qualquer pessoa, não? E claro, além disso podem ser sinal de problemas mais graves. Por isso, ao primeiro sinal de dor na coluna cervical é bom tomar alguns cuidados.
E para que você saiba mais sobre o assunto, preparamos este conteúdo especial. Acompanhe e boa leitura!
O que é a dor na coluna cervical
A dor na coluna cervical, também conhecida como cervicalgia, é um problema comum que, apesar de poder surgir em qualquer idade, é mais frequente durante a idade adulta e na terceira idade.
Pode se tratar de uma dor temporária e sem importância, causada por uma tensão muscular. Porém, pode ser causada por algo mais sério, como artrite ou compressão dos nervos, fazendo com que surja uma dor intensa e persistente por um longo tempo.
Dito isso, é bom frisar que, se a dor na coluna cervical durar mais de três dias, você deve procurar um profissional que possa identificar a causa do problema, bem como apresentar uma solução. Você pode pedir ajuda a um fisioterapeuta, ortopedista ou mesmo clínico geral.
As causas mais comuns da dor cervical
Entre as causas mais comuns para a dor na coluna cervical podemos citar:
Tensão muscular
Primeira e mais comum causa de dor na região da coluna cervical. É provocada por atividades do dia a dia como má postura, trabalhar sentado por muito tempo, dormir em determinadas posições ou fazer contração dos músculos do pescoço durante o exercício físico.
Ela pode surgir também em momentos de grande estresse que geram contraturas na região cervical.
Desgaste das articulações
O desgaste articular é a principal causa da dor cervical em pessoas com mais idade e costuma estar associado a doenças crônicas como artrose cervical, que causa inflamação entre as vértebras, gerando a dor.
Pode vir acompanhada de outros sintomas, tais como: dificuldade para movimentar o pescoço, dor de cabeça e produção de pequenos estalidos.
Nesses casos, é necessário fazer fisioterapia e o ortopedista pode indicar o uso de alguns remédios para diminuir a inflamação e aliviar a dor.
Hérnia de disco
A hérnia de disco também é considerada uma das principais causas de dor na coluna cervical. E isso ocorre porque o disco começa a fazer pressão sobre os nervos que passam na coluna, gerando dor constante e sintomas como formigamento ou dormência nas pernas e braços.
A hérnia de disco é mais frequente após os 40 anos, mas pode surgir em qualquer idade por conta da má postura.
A dor pode ser aliviada com compressas quentes no local, ingestão de anti-inflamatórios e analgésicos indicados pelo ortopedista e também fisioterapia. Porém, em casos mais graves, o médico pode sugerir outros tratamentos para a hérnia de disco ou mesmo a cirurgia.
Remédios que podem ser usados nos casos de dor na coluna cervical
Para aliviar a dor e garantir que se está fazendo o tratamento mais adequado é muito importante consultar o médico. Só ele pode diagnosticar a causa e, assim, saber qual o melhor tratamento.
Quando é necessário tomar medicamentos, geralmente o médico indica analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares.
Quando procurar o médico
É importante procurar um médico quando a dor na coluna cervical for intensa, persistir por vários dias e vier acompanhada dos seguintes sintomas:
- Muita dificuldade para movimentar o pescoço;
- Formigamento e falta de força nos braços;
- Tonturas ou desmaio;
- Febre;
- Sensação de areia nas articulações do pescoço.
Como fortalecer a coluna cervical
A melhor maneira de prevenir problemas e dores na coluna cervical é fortalecendo a região por meio da prática de exercícios físicos como:
- A natação contribui para que a pessoa se exercite sem sofrer impactos na região já afetada;
- Exercícios de orientação postural que explorem as diversas posições da cabeça, contribuem para amenizar as dores na coluna cervical;
- Exercícios aeróbicos de baixo impacto como a caminhada, são importantes por não agredirem as articulações e ainda ajudam a manter o peso sob controle, diminuindo assim a sobrecarga nas articulações;
- A dança aumenta a flexibilidade, movimenta as articulações e assim, alivia as dores e a rigidez.
Gostou? Então continue acompanhando nosso blog, temos sempre muitas informações e dicas sobre saúde e bem-estar.
Deixar Um Comentário