Uma condição crônica de saúde é aquela cujo quadro se desenvolve com o tempo e não tem cura. Muitas pessoas acham que elas são apenas congênitas, mas também é importante conhecer quais são as doenças crônicas entre adultos.
Ao longo da vida, o desenvolvimento de certas características pode levar ao surgimento dessa situação, que exige muita atenção e, por isso, é fundamental conhecer para se prevenir e tratar, se for o caso.
Quer se aprofundar no tema? Veja quais são as doenças crônicas que surgem na vida adulta.
Esclerose múltipla
A esclerose múltipla é autoimune, ou seja, ocorre quando o corpo combate células saudáveis. Nesse caso, as terminações nervosas são as estruturas que mais sofrem com o sistema de defesa.
Como são os nervos que fazem a conexão do cérebro com várias partes do corpo, a interferência na comunicação, a princípio, acontece entre o sistema nervoso e a medula. Depois, há uma perda progressiva no volume cerebral. No começo, ela é assintomática. Conforme há a progressão, ocorrem dificuldades para andar e falar. Por ser incapacitante, pode gerar problemas cognitivos irreversíveis.
A prevenção não é possível e o tratamento depende do grau de severidade da doença. É comum recorrer a medicamentos que aliviam os sintomas e impedem o ataque por parte das células de imunidade.
Artrite reumatoide
Ao procurar quais são as doenças crônicas em adultos, você também se depara com a artrite reumatoide. Trata-se de uma inflamação que acomete mãos e pés, principalmente. Ela é autoimune e ocorre pelo inchaço do revestimento das articulações.
Entre os sintomas, estão rigidez e inflamação nas articulações, vermelhidão, dor intensa e até perda de mobilidade. Ao longo do tempo, a condição pode gerar deformações.
Além do uso de imunossupressores, o tratamento inclui uso de anti-inflamatórios, bem como técnicas de fisioterapia. Em casos extremos, é necessário operar. Para a prevenção, é recomendado manter hábitos saudáveis e eliminar o contato com o cigarro ou com a poluição de sílica.
Diabetes
Já a diabetes é causada pelo excesso de açúcar no sangue. No caso crônico, ou diabetes tipo 2, o corpo produz insulina, mas as células criam resistência à sua atuação. Então, o açúcar fica no sangue, o que gera um aumento nos níveis além do normal. Entre os sintomas, estão fome e sede constantes, vontade elevada de urinar, problemas de visão e dificuldades na cicatrização.
Para prevenir, o melhor é manter uma dieta saudável e bons hábitos de vida. Quando o quadro está instalado, é preciso realizar uma dieta para controlar o nível de açúcar. Também pode ser recomendado fazer a administração de insulina injetável, bem como de remédios específicos.
Hipertensão
Conhecida como “pressão alta”, a hipertensão é marcada pelo aumento no nível da pressão arterial. Muitas vezes, não apresenta sintomas, mas em quadros de picos de pressão ocorrem tonturas, enjoos e dificuldades para enxergar. A longo prazo, pode gerar doenças cardiovasculares e problemas como infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).
Para se prevenir, o ideal é ajustar a alimentação, praticar atividades físicas e ter hábitos saudáveis. Quanto ao tratamento, é preciso tomar medicamentos pelo resto da vida, os quais são responsáveis por melhorar a circulação do sangue. Também é recomendado controlar a dieta e outros problemas para evitar picos hipertensivos.
Alzheimer
O Alzheimer é uma doença relacionada à demência e causa perda de capacidade cognitiva. Os neurônios se degeneram e, com isso, deixam de funcionar corretamente. Entre os sintomas, estão: dificuldade com a fala, confusão mental, agressividade e falta de memória. Com o tempo, eles se agravam.
Embora não haja recomendações definitivas para a prevenção, é preciso ter bons hábitos de alimentação e manter o cérebro ativo, como por meio de atividades cognitivas. Em relação ao tratamento, são usados medicamentos para os sintomas (como a perda de memória). Nos últimos anos, têm sido testados novos meios, como cirurgias experimentais.
Saber quais são as doenças crônicas que podem aparecer na vida adulta é fundamental para se proteger. Assim, você estará mais preparado para garantir um envelhecimento saudável!
Ficou com dúvidas sobre algum quadro? Conte nos comentários e participe da nossa discussão.
Acesse nosso site: www.maconequi.com
Deixar Um Comentário