O Brasil tem cerca de 12 milhões de diabéticos, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e não existem dúvidas de que, quanto mais cedo o diabetes for tratado, menores serão seus efeitos colaterais no organismo. Por isso, é muito importante ficar atento aos sintomas da doença, seguir o tratamento indicado pelo médico e principalmente, cuidar da alimentação.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com dicas de dieta para diabéticos. Acompanhe e viva com mais saúde!
A dieta para diabéticos
A maioria das pessoas acredita que diabéticos precisam ter uma alimentação extremamente limitada, mas é justamente o contrário! A dieta para diabéticos precisa ser bem variada e composta por alimentos naturais que possam ajudar na estabilização dos níveis glicêmicos.
Não pode faltar, por exemplo, na dieta para diabéticos:
- Legumes e verduras: quanto mais diversificado e colorido for seu prato, mais nutrientes, como fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes você irá consumir.
- Grãos integrais: quinoa, chia, linhaça e outros grãos são aliados da saúde dos diabéticos, pois são excelentes no controle das taxas glicêmicas e suas fibras promovem saciedade, o que é importante para o controle do obesidade.
- Maçã: a casca da fruta possui pectina, muito importante para o controle da glicemia e para reduzir o mau colesterol.
- Banana: é uma fruta rica em fibras e minerais, como potássio e magnésio e pode ser consumida por diabéticos, mas dentro de uma dieta equilibrada formulada por especialista.
- Batata doce: o alimento queridinho de quem pratica atividades físicas, a batata doce possui baixo índice glicêmico, ajudando no controle da doença.
- Leguminosas: feijão, lentilha e o grão-de-bico também não podem faltar na dieta. Leguminosas ajudam a controlar as oscilações nos níveis de glicose no sangue e ainda são fontes de fibras, proteínas, antioxidantes e vitaminas.
- Canela: além de dar aquele sabor e aroma especiais, a canela aumenta a sensibilidade à insulina e é importante no combate ao combate ao colesterol ruim (LDL).
- Gorduras: gorduras são importantes fontes de energia, mas é preciso escolher versões saudáveis que são fonte de ômega 3 e de outros ácidos graxos. Por isso, consuma sem medo abacate, amêndoas, castanhas, azeite de oliva, entre outros alimentos.
- Aveia: é rica em fibra solúvel que aumenta a sensibilidade à insulina e evita os picos de açúcar no sangue.
Dicas para a dieta
Além de inserir os alimentos mencionados acima na sua dieta, é interessante observar o seguinte:
- Diabéticos não devem pular o café da manhã. Ele é importante para evitar o ganho de peso, já que ajuda a regular a sensação de saciedade durante o dia.
- O consumo de sal deve ser o menor possível, já que ele pode levar ao aumento da pressão sanguínea.
- O diabético deve fazer refeições fracionadas durante o dia para manter equilibrado o nível de açúcar no sangue.
- Evite frituras, prefira sempre alimentos assados e grelhados.
- Os produtos diet devem ser consumidos sob orientação de um especialista.
- As frutas estão liberadas, principalmente aquelas que são ricas em fibras e menos calóricas.
- Substitua o leite integral pelo desnatado, que tem menos gordura.
- A carne vermelha é muito importante na dieta, principalmente por ser fonte de proteínas, ferro e vitamina B12. Porém, prefira sempre os cortes magros, como lagarto, patinho e alcatra.
- Na dieta para diabéticos não pode faltar peixe, especialmente aqueles que são fontes de ômega 3, como salmão, atum e sardinha.
Bem, agora você já sabe como a dieta para diabéticos pode ser rica e variada, não tem mais desculpas não se alimentar corretamente, certo? E claro, mesmo com a alimentação correta é importante fazer a verificação constante da glicose. E, para que ela seja feita da maneira adequada, o ideal é ter em casa seu equipamento próprio.
Na nossa loja de produtos para diabetes, temos as melhores marcas de aparelhos medidores. Escolha o modelo que se adeque à sua necessidade e à sua rotina!