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Dieta para baixar o colesterol ruim

O colesterol é uma substância que desempenha papel importante no funcionamento do nosso organismo. Ele é a matéria-prima para alguns hormônios, como o cortisol, por exemplo, que ajuda no controle do estresse, reduz inflamações e contribui para manter os nível de açúcar no sangue constante.

Mas como você já sabe, existem basicamente dois tipos de colesterol: HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim). Esse último, quando em excesso, pode se tornar perigoso e por isso ele deve ser controlado por meio de medicamentos ou dieta.

E é justamente a dieta para baixar o LDL, ou colesterol ruim, que vamos abordar hoje neste nosso novo artigo.

Acompanhe!

Colesterol bom X Colesterol ruim

O colesterol bom (HDL) é responsável por impedir o acúmulo de gordura no sangue, evitando a formação de trombos e prevenindo doenças cardiovasculares, como aterosclerose ou infarto. Por isso, o ideal é que o colesterol bom esteja sempre em alta.

Já o colesterol ruim (LDL) leva as partículas de gordura para o fígado e para as artérias, podendo causar problemas se não estiver no nível certo. 

Assim, o ideal é que o LDL nunca se encontre muito elevado. No entanto, os valores variam de pessoa para pessoa. Quem tem maior risco de sofrer um ataque cardíaco, por exemplo, deve mirar níveis especialmente baixos da lipoproteína. 

Para saber mais sobre os dois tipos de colesterol, indicamos a leitura do nosso artigo Colesterol bom e ruim: o que é HDL e LDL?

Dieta para baixa o colesterol ruim

Bem, agora que você já sabe que é preciso manter o colesterol ruim sob controle, vamos ver como precisa ser a dieta de quem está com ele acima do nível recomendado.

A dieta correta, indicada por um especialista médico ou nutricionista, acompanhada pela prática regular de exercícios físicos é a melhor estratégia para te ajudar a baixar o colesterol. Pessoas com níveis de colesterol apenas um pouco elevado, isso pode bastar para baixar o colesterol e até mesmo evitar o uso de medicamentos.

Lembrando que qualquer grau de redução no colesterol é bem-vinda, já que a cada 1% de redução dos níveis de colesterol LDL no sangue diminui-se em 2% o risco de doenças cardiovasculares. 

Recomendações gerais para você baixar o colesterol ruim

  • Faça 5 ou 6 refeições ao dia com pequenas quantidades.
  • Procure variar os alimentos, essa é a melhor forma de evitar deficiências ou excessos de nutrientes.
  • Mantenha um consumo adequado de líquidos, isso é essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo.
  • Utilize sal com moderação.
  • Fuja das frituras, prefira sempre alimentos cozidos, assados ou grelhados.
  • Substitua o açúcar por adoçantes. 

O que está permitido na dieta 

  • Sardinha em lata;
  • Margarinas enriquecidas com fitoesteróis; 
  • Abacate;
  • Soja;
  • Nozes; 
  • Morango; 
  • Vinho tinto seco; 
  • ​​Carnes magras;
  • ​​Laticínios;
  • ​​Pães e cereais integrais;
  • Chocolate amargo;
  • Azeite;
  • Alcachofra;
  • Laranja;
  • Linhaça;
  • Canela;
  • Açaí;
  • Chá, principalmente o chá verde.

Alimentos que devem ser evitados 

  • Margarina, creme de leite, chantilly;
  • Óleo de coco, milho e girassol;
  • Leite integral, coalhada e queijos gordos (amarelos);
  • Toucinho, torresmo, bacon, salames, linguiça, presunto, apresuntado, mortadela, lombinho, salsicha e outros embutidos;
  • Carne de porco (pernil, lombo);
  • Carnes gordas como cupim, picanha, etc;
  • Miúdos (miolo, rim, coração, fígado);
  • Camarão, polvo e lulas;
  • Maionese;
  • Amendoim;
  • Massa (pães, tortas, bolos, biscoitos amanteigados e recheados) em excesso
  • Doces em geral;
  • Molhos industrializados.

Quer saber mais sobre como ter uma melhor qualidade de vida? Continue acompanhando nossos posts! Estamos sempre trazendo dicas e esclarecendo dúvidas para todos aqueles que desejam saber mais. 

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