Início>Cuidados com a saúde>Prevenção>Dicas de higiene em casa em tempos de coronavírus

Dicas de higiene em casa em tempos de coronavírus

Por |2020-05-11T14:53:12-03:0027/04/2020|Cuidados com a saúde, Prevenção|0 Comentários

Atualmente, uma das grandes preocupações das pessoas é a higiene em casa em tempos de coronavírus. Afinal, o nível de contaminação tem tudo a ver com o hábito das pessoas.

Além de lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos, existe muito mais que pode ser feito para limitar as possibilidades de contaminação. Quer saber o quê? Então siga a leitura abaixo!

Aumente a frequência da higiene em casa em tempos de coronavírus

Uma das principais dicas de higiene em casa em tempos de coronavírus é aumentar a frequência com a qual você limpa a sua residência. No entanto, não é necessário exagerar e começar a desenvolver uma germofobia.

O importante é levar em consideração a rotina da sua casa. Por exemplo, alguém é um trabalhador essencial que precisa sair para trabalhar todos os dias? Se sim, então a rotina de limpeza deve ser mais frequente e intensa.

Se não e as pessoas ficam mais tempo em casa, então não é necessário fazer tanta coisa pois o risco de contaminação é praticamente nulo, só existindo quando alguém sair para ir ao mercado ou farmácia.

Escolha os equipamentos e produtos corretos para limpar a casa

O novo coronavírus consegue viver em superfícies como o plástico, o metal e a madeira por algum tempo. Cientistas ainda estão estudando melhor a sua resistência, mas nós sabemos que ele pode, por exemplo, chegar por alguma pessoa infectada e ficar horas no controle remoto da TV antes de infectar outras pessoas.

Por isso, o mais importante é usar os produtos corretos para a limpeza de superfícies contra o coronavírus. Confira abaixo quais são os produtos que devem ser usados na limpeza:

  • sabão;
  • detergente;
  • desinfetantes;
  • água sanitária;
  • álcool de limpeza (líquido entre 60 e 80% e gel entre 70%);
  • limpador multiuso com cloro ou álcool.

Mantenha uma rotina que diminua o risco de contaminação

Para entender como lidar com a higiene em casa em tempos de coronavírus, precisamos entender como o vírus funciona e como podemos nos infectar por ele.

O grande risco do coronavírus é que ele tem enorme capacidade de se espalhar de acordo com os nossos hábitos. Ele pode viver por horas ou dias em determinadas superfícies e fica 3 dias incubado até começar a se espalhar novamente.

Como os primeiros sintomas costumam se mostrar apenas 5 dias após a contaminação, por pelo menos 2 dias as pessoas estão espalhando o vírus sem sequer imaginar que estão contaminadas.

Por isso, uma das grandes maneiras de manter uma eficaz higiene em casa em tempos de coronavírus é criar hábitos de prevenção de contaminação. Só então entrar com a limpeza mencionada antes.

A melhor forma de prevenção é não sair de casa. É claro que é mais fácil falar do que fazer, mas existem alguns mecanismo que podem ajudar. Por exemplo, é possível aprender como pedir delivery no supermercado ou na farmácia, além de trabalhar home office, para diminuir a necessidade de sair.

No entanto, é fato que nem todo mundo pode fazer isso ou consegue. Eventualmente, temos de sair nem que seja para pegar um ar.

É aí que entra nossa próxima dica.

Se proteja muito bem antes de sair de casa

Quando precisar sair de casa, você deverá pensar em como o coronavírus pode afetá-lo e se proteger em relação a ele. Pode parecer desnecessário, mas toda proteção é útil.

O ideal é usar uma máscara (ela não vai impedir que você se contamine, mas vai evitar que você espalhe o vírus caso esteja naqueles dois dias em que não tem sintomas, mas ainda pode espalhá-lo) e luvas de plástico. Além disso, aproveite que a temperatura está diminuindo e use blusa e calça para limitar a exposição ao seu corpo.

Quando voltar para casa, tire seus sapatos e mantenha-os do lado de fora do seu lar, pois o coronavírus pode ficar na sola do tênis e invadir sua casa assim.

Em relação ao resto da roupa, tire tudo imediatamente e coloque em um saco plástico para ir lavar. Depois, vá direto ao banheiro para um banho com muita água e sabão.

Evite tocar em qualquer coisa no caminho para limitar ao máximo as chances de contaminação.

Entenda como se precaver em caso de alguém contaminado

Se houver alguma pessoa contaminada na sua casa, é muito difícil evitar que você se contamine também ou que o mesmo aconteça com outras pessoas da sua família. Isso por causa daquele período em que o vírus já está espalhando, mas ainda não mostra sintomas.

No entanto, difícil não é impossível. Uma boa ideia é fazer com que as pessoas que saem frequentemente estejam em lugares diferentes do que quem fica em casa.

Caso alguém se contamine, mantenha essa pessoa isolada em um cômodo. O ideal é:

  • não compartilhar talheres;
  • levar a comida para a pessoa e deixar na porta para ela pegar;
  • retirar os pratos e talheres com luvas plásticas e lavá-los imediatamente;
  • lavar a roupa da pessoa separada;
  • lavar a roupa de cama da pessoa todos os dias;
  • separar um banheiro só para aquela pessoa.

Cuidar da higiene em casa em tempos de coronavírus é muito difícil, mas é possível de fazer. O problema é que quanto mais nos expusermos ao vírus, mais complicado é o trabalho em casa. Por isso, o ideal é fazer o isolamento social e se prevenir.

Gostou das dicas? Então compartilhe o artigo nas redes sociais para que seus amigos aprendam a se proteger também!

Deixar Um Comentário