Início>Cuidados com a saúde>Prevenção>O que você precisa saber sobre curativos para queimadura

O que você precisa saber sobre curativos para queimadura

Por |2020-04-14T14:08:36-03:0014/04/2020|Cuidados com a saúde, Prevenção|0 Comentários

Todos nós estamos sujeitos a sofrer queimaduras no nosso dia a dia, seja por calor, frio, produtos químicos, etc. Por isso, é importante saber identificar e tratar os diversos tipos usando os curativos para queimadura adequados.

Como cuidar de uma queimadura não é igual a tratar uma ferida comum, para te ajudar nessa tarefa, elaboramos este artigo com informações úteis sobre o assunto. 

Acompanhe e boa leitura!

O que são as queimaduras e quais os seu tipos

Queimaduras são as lesões provocadas por agentes externos, principalmente o calor, podendo atingir apenas a camada mais superficial da pele ou a mais profunda, comprometendo também músculos e ossos.

Elas também podem ser causadas pelo frio, determinados produtos químicos, radiações, eletricidade e até fricções. Mas independente da causa, é recomendado que se saiba identificar os diferentes tipos, de acordo com a profundidade, para que se faça os curativos para queimadura adequados.

  • Queimaduras de 1º grau: atingem a camada mais superficial da pele. A lesão apresenta rubor (aspecto avermelhado), calor e é dolorosa.
  • Queimaduras de 2º grau superficiais: geram bolhas e muita dor.
  • Queimaduras de 2º grau profundas: apresentam bolhas brancas e secas. São menos dolorosas que as de 2º grau superficiais.
  • Queimaduras de 3º grau: apesar de atingirem todas as camadas da pele, são indolores porque destroem os nervos. Podem atingir os músculos e causar deformidades graves.

Curativos para queimadura 

Agora que você já conhece os diversos tipos de queimaduras, veja como tratar cada uma delas.

Curativos para queimadura de 1º grau 

Lavar imediatamente o local com água fria e sabão neutro por mais de 5 minutos para resfriar a pele e para que fique totalmente limpa e livre de microrganismos. Após a limpeza, o ideal e fazer compressas frias nas primeiras horas e usar um bom creme hidratante para manter a queimadura hidratada. 

Pode ser necessário tomar um analgésico caso o desconforto seja grande.

E claro, não deixe de usar filtro solar na região nos dias seguintes.

Curativos para queimadura de 2º grau superficial 

Lavar a região queimada com água por mais de 10 minutos para limpar a região e diminuir a dor. Evite romper as bolhas que tenham se formado, mas se necessário, procure ajuda médica, uma vez que se corre o risco de infecção. 

Geralmente, o curativo é feito com sulfadiazina de prata ou nitrato de cério e após sua aplicação, o local deve ser enfaixado cuidadosamente com uma atadura.

Após a cicatrização, use filtro solar para evitar manchas.

Curativos para queimadura de 2º grau profunda e de 3º grau

Nestes casos, é comum a necessidade de internação hospitalar, já que as queimaduras costumam causar manifestações sistêmicas, como desequilíbrio dos níveis de sódio, potássio e/ou cálcio e desidratação. 

No mais, pode ser preciso retirar os tecidos necrosados e realizar limpeza e enxertos.

Recomendações básicas

  • Se você sofrer queimaduras em regiões como rosto, mãos, genitália, pés e vias aéreas superiores procure imediatamente um serviço de emergência hospitalar.
  • Em caso de queimaduras causadas por fontes elétricas, mesmo que não existam sintomas, também é recomendado que se procure imediatamente um serviço de emergência hospitalar.
  • Nunca use: pasta de dentes, pomadas, clara de ovo, manteiga, óleo de cozinha ou qualquer outro ingrediente sobre a área queimada.
  • Não remova tecidos grudados: corte cuidadosamente e retire apenas o que estiver solto.
  • Queimaduras solares geralmente são de 1º ou 2º grau e precisam ser tratadas corretamente.
  • Evite estourar bolhas por conta própria. 
  • Para evitar as queimaduras, tenha cuidado ao acender fogões e fogueiras, e evite brincadeiras próximas a elas. 
  • Não se deve utilizar fogos de artifício.
  • Mantenha as crianças sempre longe de  qualquer fonte de fogo e de materiais inflamáveis.

Gostou do nosso conteúdo? Pois continue seguindo nosso blog. Temos sempre dicas de cuidados com a saúde para você e sua família viverem mais e melhor. Confira nossos últimos artigos! 

Deixar Um Comentário