Início>Cuidados com a saúde, Prevenção, Qualidade de Vida>Cuidados no pós-parto: quais são essenciais? Confira aqui!

Cuidados no pós-parto: quais são essenciais? Confira aqui!

O corpo da mulher passa por diversas modificações durante a gravidez. Por isso que os cuidados no pós-parto não podem ser negligenciados!

Os órgãos internos estão se readaptando, enquanto a mãe, que precisa descansar, tem também a tarefa de cuidar de uma nova vida totalmente dependente dela. Sem contar as alterações hormonais, responsáveis por fazer seu humor variar a todo momento.

Para enfrentar o puerpério com mais qualidade de vida, os cuidados no pós-parto que vamos apresentar agora podem facilitar e garantir uma boa recuperação. Vamos conferir!

Cuide da alimentação

A gestação pode deixar alguns quilinhos indesejados. Mas, no período do pós-parto, é bom estar sempre atenta à sua alimentação e não se aventurar em dietas restritivas.

A mulher precisa se nutrir com alimentos saudáveis para suprir as necessidades de seu bebê. Ao amamentar, é bom pensar que o que se come influencia no que o seu filho recebe pelo leite. Um bom exemplo disso são algumas cólicas na criança, que podem ser resultado dessas escolhas alimentares.

Aquelas que tiveram hipertensão durante a gravidez, ou que já tratavam dessa doença antes de engravidar, devem ficar atentas aos sintomas e controlar o excesso de sal.

Evite fazer qualquer tipo de esforço

A tentação de arrumar a casa ou organizar o espaço do bebê existe, mas espere o período de resguardo passar. Pequenos esforços podem ter efeitos diferentes num organismo que já está frágil depois do parto.

Peça ajuda para alguém nos primeiros dias. Se você teve um parto cesáreo, deve ter cuidado com os pontos e ter uma boa recuperação pós-cirúrgica, assim como quem teve parto natural com episiotomia.

Deixe as atividades físicas, mesmo as mais leves, para depois, e aguarde a liberação de seu médico.

Descanse sempre que puder

Aproveite os momentos de cochilo do seu bebê e descanse também para o corpo relaxar e se recuperar mais rápido.

Apesar das noites desgastantes, pequenas pausas para o sono durante o dia são benéficas tanto física quanto mentalmente.

Amamente para que o corpo volte ao normal

A recomendação do Ministério da Saúde para o aleitamento materno é de que as mães amamentem exclusivamente seus filhos pelo menos até os 6 meses de vida. Por diversos motivos, algumas mães passam por problemas na amamentação. Porém, para quem consegue superá-los, os benefícios são notáveis tanto para o bebê quanto para o corpo, que se recupera com maior rapidez.

A liberação da ocitocina durante as mamadas ajuda a contrair o útero e desinchar a barriga, apesar de causar também algumas cólicas, um reflexo normal dessa contração.

Busque produtos que ajudem os cuidados no pós-parto

Muitos produtos já foram pensados para ajudar na recuperação da mulher após dar à luz, como as lâminas pós-cirúrgicas que ajudam na cicatrização e dão maior segurança para segurar os pontos da cesárea.

Os seios também requerem atenção, seja por causa das rachaduras ou riscos de mastite pelo excesso de produção de leite. Esse problema pode ser resolvido com uma bomba tira leite, que alivia as dores e que também pode ser útil quando há prematuridade da necessidade de tirar o leite para o bebê que ainda não consegue sugar.

Percebeu como cuidados no pós-parto com a mãe são tão importantes quanto os cuidados com o recém-nascido? Por esse motivo é que a Maconequi oferece produtos que ajudam nesse período de novidades, como as cintas pós-operatórias. Acompanhe nosso blog para saber mais sobre todos eles!

2 Comments

  1. Lucio Trindade 10/07/2019 em 01:41- Responder

    Muito bom, gostei!! Estava procurando algo sobre alimento e encontrei esse assunto.

    • Maconequi 13/11/2019 em 13:20- Responder

      Olá, Lucio! Desculpe a demora para responder.
      Ficamos felizes em ter ajudado!
      Abraço!

Deixar Um Comentário