Uma má postura não é apenas um problema estético. Ela traz dores nas costas, nos ombros e mandíbula, prejuízos ao funcionamento dos pulmões e do sistema gastrointestinal, lesões, incômodos e fadiga. Assim, podemos afirmar que uma postura adequada é muito importante, não só para a saúde, mas também para o bem-estar de qualquer pessoa. Por isso, se você sofre com esses sintomas decorrente de uma má postura, o uso do corretor postural pode ser uma boa solução.

Se interessou e quer saber mais sobre assunto? Continue acompanhando este texto e descubra como funciona o corretor postural. 

Boa leitura!

O que é o corretor postural?

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), 85% da população mundial que não pratica atividades físicas, passa oito horas em frente ao computador e mais algumas horas olhando para o celular, sofrerá, inevitavelmente, com dores nas costas e indisciplina corporal em algum momento da sua vida.

E é justamente por conta disso que foi desenvolvido o corretor de postura, um equipamento indicado para quem sofre com dores na região lombar e que tem o objetivo de reeducar a postura do usuário, podendo evitar o agravamento ou o desenvolvimento de lesões na coluna.

O corretor postural é feito de materiais como nylon, poliéster e borracha crua, podendo ser encontrado em diversos modelos, tamanhos e características de funcionalidade.

Entre os principais tipos se destacam: 

  1. Espaldeira: indicado para a correção de postura dos ombros e da parte superior do tronco, evitando dores cervicais e lombares.
  2. Corretor de postura em oito: ajuda na reeducação e manutenção da postura adequada, diminuindo as dores e desconfortos na região das costas e ombros.
  3. Educador postural: é ideal para prevenir lesões relacionadas à postura e auxilia na reeducação postural. 

Já falamos sobre cada um deles aqui no blog. Portanto, para saber mais sobre esses principais tipos de corretores de postura, recomendamos a leitura do artigo Corretor de postura: principais modelos e suas funções.

O corretor postural funciona?

Quando utilizado de forma correta, de acordo com as orientações passadas pelo profissional especializado, médico ortopedista ou fisioterapeuta, somado à prática de exercícios físicos e sessões de RPG (Reeducação Postural Global) ele traz, sem dúvida alguma, um excelente resultado. 

Mas atenção! É imprescindível que seja feita uma avaliação médica para apurar o problema e assim receber a indicação de um corretor postural de acordo com necessidade específica do paciente.

No mais, na hora de escolher o corretor de postura adequado será preciso avaliar o material do produto e seu sistema de ajuste. Pois, somente com o encaixe perfeito será possível corrigir a postura de forma adequada. 

Escolher um corretor por conta própria ou optar por um modelo que alguém que você conhece usou e teve bons resultados é bastante arriscado e pode até mesmo piorar o seu problema. Afinal, pessoas diferentes irão apresentar diferentes problemas de postura, que exigem diferentes abordagens na hora do tratamento. 

Outro ponto importante para ter bons resultados com o corretor postural é que o paciente precisa ser disciplinado em seu uso, utilizando-o sempre conforme as indicações do profissional de saúde.

Outras recomendações importantes para o uso do corretor postural

  • Para não esquecer: é fundamental consultar o médico antes de aderir ao uso dos corretores posturais ou a qualquer outro tipo de tratamento;
  • Não se deve utilizar o corretor postural enquanto estiver dormindo;                                                                                                                    
  • Caso ocorram irritações na pele, suspenda o uso e consulte seu médico;                                                                         
  • Não aperte muito, isso pode dificultar a circulação sanguínea;
  • Evite usar o corretor postural sobre a pele lesionada ou ferida.

Por fim, compre seu corretor postural de quem entende do assunto e que tenha produtos ortopédicos de qualidade reconhecida, ou seja, compre com a Maconequi.

Afinal, somos uma empresa referência na distribuição de materiais médicos hospitalares e odontológicos. Atendemos diversos segmentos da área de saúde, comercializamos mais de 10 mil produtos e entregamos para todo o Brasil. 

Fale com um de nossos consultores para realizar o atendimento de acordo com a sua necessidade.