A hipertensão arterial é uma doença crônica. No entanto, embora não tenha cura, pode ser controlada de forma que o indivíduo consiga levar uma vida perfeitamente normal e livre dos sintomas.
Fazer o controle da pressão arterial é importante, visto que ela pode desencadear uma série de complicações, como o infarto e o AVC. A boa notícia é que, a depender do caso, você pode controlar sua pressão sem o auxílio de medicamentos. Quer saber como fazer isso? Prossiga com a leitura deste post e confira.
Cuide bem da sua alimentação
O excesso de gordura no sangue é um dos principais causadores do descontrole da pressão arterial. Por isso, quem sofre com esse problema deveria dar atenção especial à sua alimentação. A melhor maneira de fazer isso é procurar as orientações de um nutricionista.
Algumas mudanças básicas nos seus hábitos alimentares já provocam ótimos resultados. Para quem quer manter a pressão arterial sob controle, é importante evitar:
- excesso de sal;
- enlatados;
- frituras;
- comidas gordurosas;
- e doces.
Esses alimentos causam retenção hídrica, o que contribui para o aumento da pressão.
Substitua o sal por ervas finas e temperos e invista em uma alimentação com menos produtos industrializados. Aliado a isso, acrescente legumes, verduras e frutas ao seu cardápio. Você vai começar a se sentir melhor e mais disposto para as atividades do dia a dia.
Pratique exercícios físicos
A prática de atividades físicas também contribui bastante para o controle da pressão arterial. Quando você faz pelo menos meia hora diária de atividades aeróbicas — como caminhadas, pedaladas e corridas — fortalece seus sistemas circulatório e respiratório, e ainda melhora o condicionamento físico.
Isso ocorre porque o esforço faz com que a frequência cardíaca aumente e o sangue circule melhor. Além disso, durante a prática de exercícios são liberados hormônios que ajudam a controlar os níveis de cortisol, hormônio do estresse, que estimula o aumento da pressão.
Reduza o estresse para o controle da pressão arterial
O estresse e a ansiedade são responsáveis diretos pelo aumento de hormônios como o cortisol e a adrenalina, que são vasoconstritores e aceleram a frequência cardíaca. Sua liberação no organismo acontece normalmente em situações de luta ou fuga, quando você precisa de uma resposta mais rápida e de melhor desempenho do corpo.
Quando esses hormônios são liberados com frequência durante a rotina, podem fazer muito mal para o organismo.
- Procure realizar atividades relaxantes, como yoga e meditação.
- Tire um tempo para cuidar de si mesmo e fazer coisas prazerosas. Pode ser uma aula de pintura, um passeio no fim de semana ou simplesmente passar um tempo com pessoas queridas.
- Se o quadro estiver muito grave, não hesite em procurar a ajuda de profissionais especializados, como psicólogos e psiquiatras.
Com a mudança de hábitos, é possível realizar um adequado controle da pressão arterial. Comer bem, se exercitar e levar uma vida menos estressante são as principais recomendações.
Monitore sua pressão constantemente
Entretanto, se você já sofre com a hipertensão ou não dá atenção ao bom controle da pressão arterial, além de pedir a orientação do seu médico sobre as atividades mais indicadas para você, é importante fazer o monitoramento constante. Isso impede que você seja pego desprevenido e permite que tome as previdências cabíveis assim que perceber que a pressão começou a subir.
A melhor maneira de monitorar a pressão arterial é ter um bom aparelho digital em casa. Se precisa de algumas dicas, temos um ótimo texto sobre esse assunto. Confira nesse link: Qual o melhor aparelho de pressão para ter em casa?
E então, gostou das dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a cuidarem melhor da saúde.
Deixar Um Comentário