Compressa quente ou fria: saiba quando e como usar

Compressa quente ou fria? Como realizar esse tipo de terapia? Quer saber quando é indicado utilizar a termoterapia ou a crioterapia? Leia o post abaixo e descubra agora mesmo!

Crioterapia

A crioterapia utiliza o frio como recurso terapêutico, ou seja, faz uso do frio como analgésico natural. Esse tratamento visa reduzir a temperatura de lesões e tratar diversas questões relacionadas à fisioterapia. É indicado para dores de cabeça, hemorragias, febres, contusões entre outros.

Termoterapia

A termoterapia auxilia no processo de reabilitação com o uso de calor. Por meio de fontes de calor (com origem química, elétrica, magnéticas, mecânicas), as moléculas se agitam e o metabolismo acelera. O uso dessa terapia é indicado para cólicas, dores na coluna, estresses musculares e inflamações.

Quando devo usar gelo ou bolsa de água quente?   

Na hora que a lesão é feita, é apropriado o uso de gelo. O frio irá diminuir a dor e o inchaço com efeito imediato. Após alguns dias, caso a dor persista, a água quente é a mais indicada. O calor vai aumentar a flexibilidade, diminuindo a rigidez das articulações. Fique atento quanto a destinação das terapias, se fria ou quente. A  consequência da troca de ordem das práticas aumenta o grau da dor, podendo significar um período maior de repouso. 

OBS.: Para realizar o tratamento com compressa quente ou fria: é necessário esquentar ou esfriar a bolsa e simplesmente aplicar na área lesionada. 

Materiais das bolsas   

  • Bolsa térmica de borracha: esse modelo possui um tempo maior na conservação conservação da temperatura. É mais utilizada para as extremidades como pés, cabeça e abdômen.
  • Bolsa térmica de gel: esse tipo de bolsa é o mais prático no quesito adaptação, porque ela se molda à qualquer região do corpo. É fácil de manusear.

Confira agora em nosso site, os modelos de bolsa térmica e adquira já a sua!

 

compressa quente ou fria

Deixar Um Comentário