Início>Equipamentos, Profissionais da Saúde, Sem Categoria>Como usar um oxímetro: descubra aqui

Como usar um oxímetro: descubra aqui

Oxímetro é um equipamento que mede a quantidade de sangue que está sendo transportado no corpo. O monitor mostra a porcentagem de hemoglobina arterial. Essa porcentagem se dá entre a capacidade de oxiemoglobina (HbO2), e todas as hemoglobinas (hb) combináveis no sangue (HbO2).     

O oxigênio funciona como um combustível para o corpo. Sem ele, as células têm mais dificuldade para trabalhar da forma adequada. A baixa de oxigênio no sangue é um problema comum para pessoas que sofrem de alguma doença respiratória. Por isso é importante saber como usar um oxímetro: para acompanhar esses níveis de oxigenação.

A medição dessa taxa pode ser feita de duas formas: uma delas é a oximetria, feita de maneira não invasiva, por meio do oxímetro, que é um aparelho colocado no dedo do paciente. A outra é a gasometria, feita por exame de sangue e que, além de oxigênio, mede também os níveis de outros gases.

O modelo mais comum de oxímetro é o de dedo. Ele portátil e de de fácil manuseio. Sua estrutura é parecida com um pregador de roupas. Para usá-lo, basta prendê-lo no dedo, sobre a unha, e apertar um botão. Neste post, vamos conhecer melhor e aprender como usar um oxímetro.

Como funciona a medição de um oxímetro

O primeiro passo para entender a importância de um oxímetro é entender a relação entre o oxigênio e o sangue. Quando respiramos, enchemos nossos pulmões de oxigênio. De lá, ele é levado para o restante do corpo por meio da corrente sanguínea.

Há uma proteína específica no sangue responsável pelo transporte de oxigênio: a hemoglobina. É ela que o oxímetro utiliza para medir os níveis de oxigênio. Contudo, se uma pessoa tem problemas respiratórios, as chances dela obter menos oxigênio do que o necessário é maior. Com menos oxigênio nos pulmões, os níveis na corrente sanguínea também é menor e, consequentemente, em todas as partes do corpo.

Medição por feixes de luz

O oxímetro emite duas luzes diferentes na parte de cima do dedo: uma vermelha e outra infravermelha. Na parte inferior, há um detector responsável por medir essa luz, ou melhor, o que resta dessa luz, pois parte do feixe se perde no caminho, quando entra em contato com a hemoglobina.

As hemoglobinas podem estar mais ou menos saturadas de oxigênio, e isso faz com que elas reajam de forma diferente a essas luzes. Quando elas estão com mais oxigênio, absorvem mais luz infravermelha; quando estão menos oxigenadas, absorvem mais luz vermelha.

Com base na intensidade das duas luzes quando chegam ao detector, o aparelho processa a informação e a transforma em valores digitais.

Quais os valores normais em um oxímetro

Uma pessoa saudável costuma ter os níveis de saturação de oxigênio no sangue entre 95% e 100%. No entanto, mesmo casos em que os valores chegam a 90% podem ser considerados normais, a depender da situação. Quando os níveis são 89% ou menos, o funcionamento das células já pode ficar comprometido e acarretar outros problemas.

Para conhecer os modelos de oxímetro e outros aparelhos relacionados à área da saúde, acesse o site da Maconequi.

É importante ressaltar que o oxímetro é um aparelho muito importante no monitoramento, mas não substitui a análise clínica, nem as medições de gás sanguíneo arterial. Apenas com um diagnóstico completo é possível tomar decisões precisas em cada caso.

Ainda assim, a identificação da baixa de oxigênio no sangue pode sugerir a suplementação de oxigênio por meio da oxigenoterapia.

VEJA TAMBÉM: Como escolher um oxímetro de pulso.

Como usar um oxímetro

Por ser um aparelho pequeno e relativamente barato, o oxímetro é bastante acessível até mesmo para quem não é da área da saúde. Seu uso é bem fácil e permite que as medições sejam feitas em casa. Portanto, pessoas com doenças respiratórias ou baixas taxas de oxigênio no sangue podem ter seu próprio aparelho agora que já sabem como usar um oxímetro.

A frequência das medições varia de acordo com a recomendação médica. Para determinar a taxa normal de oxigênio, por exemplo, é preciso medi-la várias vezes ao dia. Isso acontece por conta da variação dos níveis de acordo com as atividades do dia. Uma das formas é medir os níveis ao menos quatro vezes ao dia por cinco dias consecutivos.

Oxímetro para estudantes

Para profissionais da saúde, o primeiro contato com o aparelho acontece ainda durante os estudos. Faz parte da boa formação conhecer e criar familiaridade com as ferramentas que farão parte do trabalho. Por conta disso, é cada vez mais comum que estudantes de medicina, enfermagem e de demais áreas da saúde tenham seus próprios aparelhos.

Dicas e cuidados ao usar um oxímetro

Precauções

  1. Não utilizar o oxímetro numa atmosfera explosiva.
  2. O oxímetro é apenas um complemento na avaliação do paciente.
  3. Verifique se a circulação e integrabilidade da pele do paciente estão em boas condições.
  4. O oxímetro não tem alarmes de SpO2, logo não é utilizado para monitoramento contínuo.
  5. Para usar por um longo período, devido condições da pele do paciente, deve-se trocar o lugar em que irá medir.
  6. As aferições imprecisas podem ser causadas pela esterilização com produtos não indicados.
  7. As aferições de SPO2 (saturação de oxigênio), podem ser afetadas na presença de alta iluminação ambiente, sendo assim, deve-se proteger a área do sensor, com uma toalha por exemplo.

Higienização

Recomendado usar álcool medicinal para limpar a borracha antes década teste. E limpe o dedo testado com álcool antes e depois do teste.

Dica importante

Como o oxímetro é um aparelho que mede a oxigenação no sangue, é interessante que seja associado a um aparelho de pressão. Para obter um controle mais completo, uma vez que está ligado a pressão arterial.

 

Como usar um oxímetro

Se quiser compartilhar
esse infográfico, copie o link:

28 Comments

  1. Selma Cristina de Souza 14/04/2019 em 08:17- Responder

    No hospital a paciente usou a noite toda
    Em casa deve usar as noites todas ?
    Os numeros em cima mostra a saturaçao?
    E em baixo os batimentos cardiacos ?

  2. gilmara 16/06/2019 em 22:30- Responder

    se o aparelho for o do dedo provavelmente se usar a noite inteira descarregara use apenas o orientado por seu medico a saturacao é indicada com o simbolo de porcentagem e a frequencia cardieca é indicada pelo sibolo do coracao esperoter ajudado selma

  3. Adriana 17/10/2019 em 14:16- Responder

    Porque oximetro deve ser usado na mao direita do Rn? Tem alguna relação com a circulação?

    • Maconequi 12/11/2019 em 13:37- Responder

      Oi, Adriana. Desculpe a demora para respondê-la.
      O oxímetro pode ser usado em ambas as mãos. A única recomendação é não utilizar nenhum tipo de esmalte ou base nas unhas pois isso afeta na medição.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  4. Cleber de Freitas 31/03/2020 em 20:47- Responder

    O oximetro mede so2 na parte de cima
    E na embaixo oque mede?

    • Maconequi 01/04/2020 em 09:39- Responder

      Oi, Cleber. Tudo bem?
      Além do SO2, o oxímetro também mede os batimentos cardíacos por minuto (bpm).
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

    • Célia Márcia G N Lôbo 28/04/2020 em 08:22- Responder

      Bom dia!
      Gostaria de saber é possível usar o aparelho oximetro adulto com crianças pequenas (1 a 3 anos). E também o contrário: usar oximetro pediátrico em adultos.

      Há alguma diferença no uso e na medicação de valores?

      Desde já agradeço a disponibilidade e a informação.

      • Maconequi 30/04/2020 em 09:41- Responder

        Olá, Célia! Tudo bem?
        Ao comprar um oxímetro é possível identificar se ele serve para o uso adulto e infantil. Alguns servem só para adultos e outros somente para o uso pediátrico, mas existem modelos que servem para os dois.
        Em caso de maiores dúvidas, recomendamos que consulte um profissional da saúde pois ele pode falar com mais propriedade sobre os valores, pois ele pode variar de acordo com o estado de saúde do paciente.
        Espero ter ajudado!
        Abraços!

  5. maicon 15/04/2020 em 21:15- Responder

    Quais cuidados devemos ter na hora de utilizar a oximetria digital

    • Maconequi 27/04/2020 em 09:25- Responder

      Oi, Maicon! Tudo bem?
      Como citamos no texto, alguns cuidados são não utilizar o oxímetro numa atmosfera explosiva, verificar se a circulação e integrabilidade da pele do paciente estão em boas condições, proteger a área do sensor com uma toalha pois a aferição pode ser afetada na presença de alta iluminação ambiente, esterilizar o aparelho com produtos indicados (álcool medicinal) e higienizar a borracha e os dedos antes e depois do teste.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  6. Richard 29/04/2020 em 18:25- Responder

    Olá, boa noite, sou obeso e a minha saturação de O2 costuma variar de 90% – 95% em intervalo de tempo muito curto, de 2 até 3 segundos. Tenho usado o oxímetro de dedo da Monserrat dentro das condições especificadas. Isso é normal? Quais possíveis interpretações para esse fenômeno?

    Obrigado pela ajuda

    • Maconequi 30/04/2020 em 09:38- Responder

      Olá, Richard. Tudo bem?
      Segundo o padrão médico, para pessoas saudáveis e sem doenças crônicas respiratórias ou cardiovasculares, a saturação deve ser igual ou superior a 96%. Se essa porcentagem for igual ou menor que 92%, indica alerta para a possibilidade de alguma alteração no transporte de oxigênio pelo organismo. E caso a medição indique um valor igual ou inferior a 89%, a falta de oxigenação já é considerada grave.
      O recomendado mesmo é que você consulte um profissional da saúde e converse a respeito.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  7. Vitor 30/04/2020 em 23:58- Responder

    Olá, o que significa PI% e quais são os valores de referência?
    Obrigado

    • Maconequi 04/05/2020 em 10:14- Responder

      Oi, Vitor. Tudo bem?
      PI significa Índice de Perfusão. Ele mostra a capacidade de perfusão do sangue. Esse método analisa a circulação sanguínea empregado nas extremidades do corpo, no caso, no dedo.
      É considerado um PI normal quando faz-se uma pressão na base da unha, passando da coloração rosada para pálida, e a coloração rosada retorna em até 2 segundos quando retirada a pressão. Se demorar mais que isso, pode ser que a circulação sanguínea esteja comprometida (lembrando que no período da noite ou quando está frio, essa avaliação é prejudicada).
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  8. Aresxandre 05/05/2020 em 09:52- Responder

    Olá. Gostaria de saber se tem alguma posição, postura, para aferir corretamente.

    • Maconequi 05/05/2020 em 15:40- Responder

      Olá, Aresxandre! Tudo bem?
      Não há nenhuma posição ou postura exata para medir. Só precisa ser de uma forma que não corra risco do aparelho cair. O que precisa ficar atento é na calibragem do aparelho. Um oxímetro bem calibrado tem margem de erro de 2%. Na prática isso significa que se você obtiver uma medida de 93% de saturação de oxigênio, o valor real está com certeza entre 91% e 94%.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  9. Ane 05/05/2020 em 22:57- Responder

    Olá! Boa noite. Gostaria de saber qual valor normal do PI.

    • Maconequi 06/05/2020 em 09:17- Responder

      Oi, Ane! Tudo bem?
      É considerado um PI normal quando faz-se uma pressão na base da unha, passando da coloração rosada para pálida, e a coloração rosada retorna em até 2 segundos quando retirada a pressão. Se demorar mais que isso, pode ser que a circulação sanguínea esteja comprometida (lembrando que no período da noite ou quando está frio, essa avaliação é prejudicada).
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  10. PAULO ROBERTO 09/05/2020 em 16:53- Responder

    Boa tarde. Existe influencia da utilização do oxímetro na medição de um atleta durante exercícios físicos moderados e ou intensos ? Os valores de normalidade podem se alterar ?

    • Maconequi 11/05/2020 em 11:07- Responder

      Oi, Paulo! Tudo bem?
      Exercícios mais intensos causam queda no nível do oxigênio. Se essa queda atingir um valor abaixo de 90%, é recomendado fazer uma pausa nos exercícios para se recuperar.
      Em caso de maiores dúvidas, o ideal é conversar com um profissional da saúde que fará uma avaliação individual e mais concreta.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  11. Priscila 12/05/2020 em 22:10- Responder

    Olá, boa noite.
    Em algumas vezes o oxímetro começa em um valor menor (ex: 95) e depois vai aumentando o valor. É normal? Se sim, quando tempo tenho que deixar o aparelho até estabilizar?
    Aguardo retorno.
    Desde já obrigada pela atenção.
    Priscila.

    • Maconequi 13/05/2020 em 13:43- Responder

      Oi, Priscila! Tudo bem?
      Como o oxímetro mede a saturação do oxigênio naquele momento, ele fica variando sim de acordo com a sua respiração. Se você prender a respiração, o nível de saturação cai e se respirar muito rápido, ele aumenta. Então é normal essa pequena oscilação, sim.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

  12. Sérgio Costa 16/05/2020 em 08:57- Responder

    Olá, como sei se meu oximetro está calibrado e caso não esteja oque fazer?
    Obg

    • Maconequi 19/05/2020 em 09:26- Responder

      Oi, Sérgio! Tudo bem?
      Geralmente o oxímetro calibra automaticamente antes de iniciar ou possui um botão de “auto-calibragem”. Existem também lojas e profissionais que realizam essa calibragem. O ideal é calibrar o aparelho uma vez ao ano, para garantir o melhor uso.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

  13. Suzana 18/05/2020 em 19:42- Responder

    Boa noite! a medição de uma pessoa de 60 anos, sedentária sexo feminino, chega a 90 é normal?

    • Maconequi 19/05/2020 em 09:48- Responder

      Oi, Suzana. Tudo bem?
      Os valores começam a ficar preocupantes quando atingem um número menor que 89. De 90 para cima, ainda é considerado normal. Mas em caso de dúvidas, você pode consultar um profissional da saúde que irá avaliar essa senhora melhor.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

  14. Vinicius 25/05/2020 em 06:42- Responder

    Bom dia
    Se a saturação estiver na normalidade e mesmo assim obtiver falta de ar.e aceleração.pode se dizer que são características de crise de ansiedade ou pânico??

    • Maconequi 25/05/2020 em 09:57- Responder

      Olá, Vinicius! Tudo bem?
      Nesse caso, pode ser várias coisas. O ideal mesmo é consultar um médico para ser feita uma avaliação completa e saber qual é o real problema.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

Deixar Um Comentário