Como usar um oxímetro: aprenda como ler os resultados do seu aparelho

| | , ,

Atualizado em: 04/11/2020

Com o surgimento da Covid-19, o oxímetro popularizou por auxiliar pacientes com problemas respiratórios. É importante ter em mente que o oxímetro não dá diagnóstico algum, ele só auxilia e mantém o paciente informado sobre os níveis de oxigênio no sangue.

Por ser um aparelho pequeno e relativamente barato, o oxímetro é bastante acessível até mesmo para quem não é da área da saúde. Seu uso é bem fácil e permite que as medições sejam feitas em casa.

Mas, quando compramos um oxímetro, muitas dúvidas podem surgir no momento do uso. Apesar de ser um aparelho de fácil uso, a leitura do resultado pode ser um pouco confusa.

Pensando nisso, reunimos todas as dúvidas dos nossos leitores e respondemos neste artigo. Agora, além de aprender como usar um oxímetro, você também vai entender como ler os resultados e quais cuidados devemos tomar na hora da medição.

Como usar um oxímetro de dedo

O modelo mais comum de oxímetro é o de dedo (também conhecido como “de pulso”). Ele tem um formato parecido com um pregador de roupas, é portátil e muito fácil de usar. Acompanhe o vídeo a seguir:

 

Como vimos, basta prendê-lo no dedo, sobre a unha, apertar um botão e aguardar o resultado que aparece em segundos. O que precisamos entender aqui é como ler o resultado da medição, e é o que faremos agora.

Como ler os resultados de um oxímetro

Geralmente, um oxímetro mostra a saturação de oxigênio (SO2) e os batimentos cardíacos por minuto (BPM). Alguns modelos podem apresentar ainda o índice de perfusão (PI%).

Saturação de Oxigênio (SO2)

A saturação de oxigênio (SO2) é o nível de oxigênio que tem no sangue. Uma pessoa adulta ou idosa e saudável costuma ter os níveis de SO2 entre 95% e 100%. No caso das crianças, os níveis normais podem variar entre 90% e 95%.

No entanto, há casos que em adultos os valores também chegam a 90% e podem ser considerados normais, como estar em um ambiente muito frio, ter alguma patologia ou após alguma atividade física.

Outra coisa que pode acontecer é o valor subir ou descer gradativamente enquanto o oxímetro está no dedo. Isso acontece porque o resultado é influenciado pelo ritmo de respiração da pessoa.

Caso os níveis de SO2 apresentem um valor de 89% ou menor, devemos ficar alertas. Se os níveis continuarem caindo, o recomendado é procurar um médico.

Pessoas com problemas respiratórios devem definir seu nível normal de SO2 com o acompanhamento médico. Geralmente, os níveis de SO2 são medidos 4 vezes ao dia por 5 dias consecutivos para definir esse nível normal.

Batimentos cardíacos por minuto (BPM)

Esse resultado a gente já conhece: são o número de vezes em que o coração bateu dentro de 1 minuto. Ainda assim, podem surgir dúvidas sobre os valores normais também.

Os valores normais, de acordo com a idade, são:

  • até 2 anos de idade: 120 a 140 bpm;
  • de 8 a 17 anos de idade: 80 a 100 bpm;
  • adultos sedentários: 70 a 80 bpm;
  • adultos que praticam atividades físicas e idosos: 50 a 60 bpm.

Se a pessoa sofrer de alguma patologia relacionada ao coração, um médico também deve ser consultado para melhores orientações.

Índice de Perfusão (PI%)

Essa foi a maior dúvida dos nossos leitores: o que é o PI% e quais são seus valores normais. De forma simples, podendo entender que o PI% mostra se o oxímetro está conseguindo “ler” o seu dedo.

Sabendo disso, desde que o oxímetro mostre o valor de PI% acima de 4%, quer dizer que ele está conseguindo fazer a leitura corretamente. Caso apareça abaixo de 4%, alguma coisa pode estar complicando a medição.

As dicas são empurrar o dedo bem pra frente no aparelho e deixar bem alinhado. Outros fatores também podem interferir um resultado correto, como:

  • alta iluminação no ambiente;
  • uso de esmalte ou base na unha;
  • mão muito fria;
  • dedos com feridas;
  • peles com pigmentação mais escura; e
  • esterilização com produtos não indicados.

Dicas, cuidados e dúvidas sobre como usar um oxímetro

Algumas dicas e cuidados pode ajudá-lo a obter resultados mais precisos e preservar o seu aparelho. Acompanhe:

  • Não utilize o oxímetro em uma atmosfera explosiva;
  • Antes da aferição, limpe a borracha do aparelho e o dedo que será utilizado com álcool 70%;
  • Atente-se para fazer a medição com as mãos quentes para não interferir na circulação sanguínea;
  • Utilize o aparelho em um dedo sem feridas ou qualquer escoreação; e
  • Caso esteja em um ambiente muito iluminado, colocar uma toalha por cima do aparelho para a luz não influenciar no resultado.

Outras dúvidas que também surgiram de nossos leitores tem a ver com a posição na hora da medição, a calibragem do aparelho e oxímetros para crianças e adultos. Confira:

  • A posição da pessoa não influencia no resultado do oxímetro, então pode ser feita a medição em pé, sentado ou deitado sem problemas;
  • A calibragem do oxímetro é feita automaticamente toda vez que ele inicia uma medição;
  • O aparelho também pode possuir um botão de calibragem;
  • Ainda sobre a calibragem do aparelho, a recomendação é levar o oxímetro em um técnico uma vez no ano para fazer uma calibragem mais completa e mantê-lo funcionando perfeitamente;
  • Na hora de adquirir um oxímetro para uma criança ou para um adulto, questione se o aparelho serve para os dois usos, pois existem aqueles específicos que só podem ser utilizados por um ou outro.

Caso você ainda não tenha adquirido o seu oxímetro, saiba que nas lojas Maconequi você encontra as melhores marcas pelos melhores preços! Não deixe de conferir no site, pois nós entregamos em todo Brasil!

Anterior

O que é tendinite? Conheça suas causas, sintomas e tratamentos

Saiba quais os sintomas da desidratação e como evitá-la no verão

Próximo

108 comentários em “Como usar um oxímetro: aprenda como ler os resultados do seu aparelho”

  1. No hospital a paciente usou a noite toda
    Em casa deve usar as noites todas ?
    Os numeros em cima mostra a saturaçao?
    E em baixo os batimentos cardiacos ?

    Responder
    • Depende…por exemplo, no modelo da Multilaser, a cada vez que vc apertar o botão de ligar ele mudará a posição do painel- útil se o paciente está em posição diferente da de quem está verificando, ou se ele mesmo está verificando. Há sempre escrito em cima ou próximo do valor, o item ao qual ele corresponde. Por exemplo SAT (O2) é saturação enquanto que bpm terá um valor ao redor dele que significa a qtde de batmentos cardiacos por minuto
      No meu, o índice de perfusão PI% fica bem juntinho ao valor da saturação de O2

      Espero tenha conseguido compreender

      Responder
  2. se o aparelho for o do dedo provavelmente se usar a noite inteira descarregara use apenas o orientado por seu medico a saturacao é indicada com o simbolo de porcentagem e a frequencia cardieca é indicada pelo sibolo do coracao esperoter ajudado selma

    Responder
    • Oi, Adriana. Desculpe a demora para respondê-la.
      O oxímetro pode ser usado em ambas as mãos. A única recomendação é não utilizar nenhum tipo de esmalte ou base nas unhas pois isso afeta na medição.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

      Responder
    • Oi, Cleber. Tudo bem?
      Além do SO2, o oxímetro também mede os batimentos cardíacos por minuto (bpm).
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

      Responder
    • Bom dia!
      Gostaria de saber é possível usar o aparelho oximetro adulto com crianças pequenas (1 a 3 anos). E também o contrário: usar oximetro pediátrico em adultos.

      Há alguma diferença no uso e na medicação de valores?

      Desde já agradeço a disponibilidade e a informação.

      Responder
      • Olá, Célia! Tudo bem?
        Ao comprar um oxímetro é possível identificar se ele serve para o uso adulto e infantil. Alguns servem só para adultos e outros somente para o uso pediátrico, mas existem modelos que servem para os dois.
        Em caso de maiores dúvidas, recomendamos que consulte um profissional da saúde pois ele pode falar com mais propriedade sobre os valores, pois ele pode variar de acordo com o estado de saúde do paciente.
        Espero ter ajudado!
        Abraços!

        Responder
    • Oi, Maicon! Tudo bem?
      Como citamos no texto, alguns cuidados são não utilizar o oxímetro numa atmosfera explosiva, verificar se a circulação e integrabilidade da pele do paciente estão em boas condições, proteger a área do sensor com uma toalha pois a aferição pode ser afetada na presença de alta iluminação ambiente, esterilizar o aparelho com produtos indicados (álcool medicinal) e higienizar a borracha e os dedos antes e depois do teste.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

      Responder
  3. Olá, boa noite, sou obeso e a minha saturação de O2 costuma variar de 90% – 95% em intervalo de tempo muito curto, de 2 até 3 segundos. Tenho usado o oxímetro de dedo da Monserrat dentro das condições especificadas. Isso é normal? Quais possíveis interpretações para esse fenômeno?

    Obrigado pela ajuda

    Responder
    • Olá, Richard. Tudo bem?
      Segundo o padrão médico, para pessoas saudáveis e sem doenças crônicas respiratórias ou cardiovasculares, a saturação deve ser igual ou superior a 96%. Se essa porcentagem for igual ou menor que 92%, indica alerta para a possibilidade de alguma alteração no transporte de oxigênio pelo organismo. E caso a medição indique um valor igual ou inferior a 89%, a falta de oxigenação já é considerada grave.
      O recomendado mesmo é que você consulte um profissional da saúde e converse a respeito.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

      Responder
    • Oi, Vitor. Tudo bem?
      PI significa Índice de Perfusão. Ele mostra a capacidade de perfusão do sangue. Esse método analisa a circulação sanguínea empregado nas extremidades do corpo, no caso, no dedo.
      É considerado um PI normal quando faz-se uma pressão na base da unha, passando da coloração rosada para pálida, e a coloração rosada retorna em até 2 segundos quando retirada a pressão. Se demorar mais que isso, pode ser que a circulação sanguínea esteja comprometida (lembrando que no período da noite ou quando está frio, essa avaliação é prejudicada).
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

      Responder
    • Olá, Aresxandre! Tudo bem?
      Não há nenhuma posição ou postura exata para medir. Só precisa ser de uma forma que não corra risco do aparelho cair. O que precisa ficar atento é na calibragem do aparelho. Um oxímetro bem calibrado tem margem de erro de 2%. Na prática isso significa que se você obtiver uma medida de 93% de saturação de oxigênio, o valor real está com certeza entre 91% e 94%.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

      Responder
    • Oi, Ane! Tudo bem?
      É considerado um PI normal quando faz-se uma pressão na base da unha, passando da coloração rosada para pálida, e a coloração rosada retorna em até 2 segundos quando retirada a pressão. Se demorar mais que isso, pode ser que a circulação sanguínea esteja comprometida (lembrando que no período da noite ou quando está frio, essa avaliação é prejudicada).
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

      Responder
  4. Boa tarde. Existe influencia da utilização do oxímetro na medição de um atleta durante exercícios físicos moderados e ou intensos ? Os valores de normalidade podem se alterar ?

    Responder
    • Oi, Paulo! Tudo bem?
      Exercícios mais intensos causam queda no nível do oxigênio. Se essa queda atingir um valor abaixo de 90%, é recomendado fazer uma pausa nos exercícios para se recuperar.
      Em caso de maiores dúvidas, o ideal é conversar com um profissional da saúde que fará uma avaliação individual e mais concreta.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

      Responder
  5. Olá, boa noite.
    Em algumas vezes o oxímetro começa em um valor menor (ex: 95) e depois vai aumentando o valor. É normal? Se sim, quando tempo tenho que deixar o aparelho até estabilizar?
    Aguardo retorno.
    Desde já obrigada pela atenção.
    Priscila.

    Responder
    • Oi, Priscila! Tudo bem?
      Como o oxímetro mede a saturação do oxigênio naquele momento, ele fica variando sim de acordo com a sua respiração. Se você prender a respiração, o nível de saturação cai e se respirar muito rápido, ele aumenta. Então é normal essa pequena oscilação, sim.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

      Responder
    • Oi, Sérgio! Tudo bem?
      Geralmente o oxímetro calibra automaticamente antes de iniciar ou possui um botão de “auto-calibragem”. Existem também lojas e profissionais que realizam essa calibragem. O ideal é calibrar o aparelho uma vez ao ano, para garantir o melhor uso.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

      Responder
    • Oi, Suzana. Tudo bem?
      Os valores começam a ficar preocupantes quando atingem um número menor que 89. De 90 para cima, ainda é considerado normal. Mas em caso de dúvidas, você pode consultar um profissional da saúde que irá avaliar essa senhora melhor.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

      Responder
  6. Bom dia
    Se a saturação estiver na normalidade e mesmo assim obtiver falta de ar.e aceleração.pode se dizer que são características de crise de ansiedade ou pânico??

    Responder
    • Olá, Vinicius! Tudo bem?
      Nesse caso, pode ser várias coisas. O ideal mesmo é consultar um médico para ser feita uma avaliação completa e saber qual é o real problema.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

      Responder
    • Olá, Ellaine. Tudo bem?
      Não sei se entendi muito bem a sua pergunta, mas o que posso lhe informar é que existem oxímetros específicos para uso pediátrico e adulto. Mais pela questão do tamanho mesmo. E, claro, aqueles que são mais para o uso profissional e os mais em conta que são mais usados em casa.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

      Responder
  7. Tenho efisema pulmonar e aspiro Ombrise 300 todas as manhãs.
    Qual seria o nível de oxigenação considerado normal para o meu caso?

    Responder
    • Olá, Ernani! Tudo bem?
      O tratamento que você faz é, justamente, para manter o seu nível de oxigenação normal. Então, ele estando 90% ou mais, está tudo ok.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

      Responder
  8. O que alguns já perguntaram mas não foi respondido é qual valor normal para o índice de perfusão que aparece no oximetro.. o valor aparece em porcentagem.

    Se puder responder agradecemos.

    Responder
    • Olá, Daniel! Tudo bem?
      O valor normal para o índice de perfusão é acima de 95%, mas tem vários fatores que podem alterar esse resultado, como o frio, o uso de esmalte, etc. É importante os valores serem avaliados por um médico também.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

      Responder
      • Qual o valor % de PI considerado Baixo, Normal e Alto ?
        Em varias respostas a esta minha mesma pergunta foi respondido pelo srs que seria de 95 %. Acho que ocorreu engano e troca com o valor de % Sp02.
        Acredito que sejam valores de % bem baixos, para o PI.
        Grato

        Responder
        • Resposta no comentário da Rosana:

          “Pra quem perguntou sobre o PI: deve estar acima de 4%

          Explicando de forma bem simplista, ele indica se o oxímetro está conseguindo ‘ler’ o dedo.

          Se estiver abaixo de 4% ele não vai ‘ler’ direito. Empurra o dedo bem pra frente, deixa bem alinhadinho, que deve subir (o meu vai até uns 15%, mas acima de 4% já indica que ele tá lendo certinho os dados).”

          Responder
  9. Boa noite, se a temperatura da mão estiver fria ou quente, pode alterar o valor? Se sim, como faço para diminuir essa possibilidade de erro?

    Responder
    • Olá, Eduardo! Tudo bem?
      O valor pode ser alterado caso a mão esteja fria, então nesses casos, é só esquentar as mãos antes de usar o oxímetro.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

      Responder
    • Olá, Francisco! Tudo bem?

      Eles oscilam porque medem naquele momento. Ou seja, enquanto o senhor está respirando, o oxímetro vai te dando o valor de acordo com a sua respiração. Então se o senhor mudar o ritmo da sua respiração durante a medição, os valores vão mudar também. É normal, ok?

      Abraços!

      Responder
    • Olá, Wadson. Tudo bem?

      Como já citamos nos comentários acima, o valor de referência do PI é de 95%.

      Abraços!

      Responder
      • Qual o valor % de PI considerado Baixo, Normal e Alto ?
        Numa resposta a esta minha mesma pergunta foi respondido pelo srs no dia 13/07/20 que seria de 95 %. Acho que ocorreu engano e troca com o valor de % Sp02.
        Acredito que sejam valores de % bem baixos, para o PI.
        Grato

        Responder
        • Resposta no comentário da Rosana:

          “Pra quem perguntou sobre o PI: deve estar acima de 4%

          Explicando de forma bem simplista, ele indica se o oxímetro está conseguindo ‘ler’ o dedo.

          Se estiver abaixo de 4% ele não vai ‘ler’ direito. Empurra o dedo bem pra frente, deixa bem alinhadinho, que deve subir (o meu vai até uns 15%, mas acima de 4% já indica que ele tá lendo certinho os dados).”

          Responder
    • Resposta no comentário da Rosana:

      “Pra quem perguntou sobre o PI: deve estar acima de 4%

      Explicando de forma bem simplista, ele indica se o oxímetro está conseguindo ‘ler’ o dedo.

      Se estiver abaixo de 4% ele não vai ‘ler’ direito. Empurra o dedo bem pra frente, deixa bem alinhadinho, que deve subir (o meu vai até uns 15%, mas acima de 4% já indica que ele tá lendo certinho os dados).”

      Responder
  10. Se o Índice de Perfusão Periférica sanguínea que é o PI mostrado nos Oxímetros mais completos, fazendo a técnica do enchimento capilar, que é realizada fazendo uma pressão na base da unha ou nos lábios, de modo que a coloração passe de rosada para pálida. Retirando-se a pressão a coloração rosada deve retomar num tempo inferior a dois segundos.
    Já no Oxímetro o índice de Perfusão (PI), com valores até 0,02% (extrema baixa perfusão) que nos dá informações sobre a hemodinâmica do paciente.
    Tirando como base o teste de enchimento capilar que deve dar 2 segundos, como interpretar essa porcentagem em um oxímetro?
    Ola, No meu Oxímetro o PI é expresso em 5,0 %, 2,7 %, 3,5 % variando de pessoa para pessoa. Qual seria o valor de referencia IPP no Aparelho?
    Sendo que 96% a 100% é a oxidação não o Índice de perfusão Periférica.

    Responder
    • Resposta no comentário da Rosana:

      “Pra quem perguntou sobre o PI: deve estar acima de 4%

      Explicando de forma bem simplista, ele indica se o oxímetro está conseguindo ‘ler’ o dedo.

      Se estiver abaixo de 4% ele não vai ‘ler’ direito. Empurra o dedo bem pra frente, deixa bem alinhadinho, que deve subir (o meu vai até uns 15%, mas acima de 4% já indica que ele tá lendo certinho os dados).”

      Responder
    • Resposta no comentário da Rosana:

      “Pra quem perguntou sobre o PI: deve estar acima de 4%

      Explicando de forma bem simplista, ele indica se o oxímetro está conseguindo ‘ler’ o dedo.

      Se estiver abaixo de 4% ele não vai ‘ler’ direito. Empurra o dedo bem pra frente, deixa bem alinhadinho, que deve subir (o meu vai até uns 15%, mas acima de 4% já indica que ele tá lendo certinho os dados).”

      Responder
  11. Olá! Tenho um oximetro da gtthec. Quando faço a medição há uma variação grande de um dedo pra o outro, as vezes em um dedo a marcação fica em 93% e se coloco no outro logo em seguida dá 96%. Essa variação é normal?

    Responder
    • Olá, Fabiana! Tudo bem?

      Provavelmente essa variação é devido ao seu ritmo respiratório no momento da medição e não necessariamente da troca de dedos.

      Responder
  12. Aparece um PI% no meu oximetro… geralmente fica entre 11.2, 8… nao encontro em lugar nenhum a resposta, o que significa esse dado?

    Responder
    • Resposta no comentário da Rosana:

      “Pra quem perguntou sobre o PI: deve estar acima de 4%

      Explicando de forma bem simplista, ele indica se o oxímetro está conseguindo ‘ler’ o dedo.

      Se estiver abaixo de 4% ele não vai ‘ler’ direito. Empurra o dedo bem pra frente, deixa bem alinhadinho, que deve subir (o meu vai até uns 15%, mas acima de 4% já indica que ele tá lendo certinho os dados).”

      Responder
    • Resposta no comentário da Rosana:

      “Pra quem perguntou sobre o PI: deve estar acima de 4%

      Explicando de forma bem simplista, ele indica se o oxímetro está conseguindo ‘ler’ o dedo.

      Se estiver abaixo de 4% ele não vai ‘ler’ direito. Empurra o dedo bem pra frente, deixa bem alinhadinho, que deve subir (o meu vai até uns 15%, mas acima de 4% já indica que ele tá lendo certinho os dados).”

      Responder
  13. No meu Oxímetro o PI, marca 1,2 % este valor é normal ou tem problema no oxímetro ? Porque ele não sobe mais do que 4% ,testei em outra pessoa e deu 4%

    Responder
    • Resposta no comentário da Rosana:

      “Pra quem perguntou sobre o PI: deve estar acima de 4%

      Explicando de forma bem simplista, ele indica se o oxímetro está conseguindo ‘ler’ o dedo.

      Se estiver abaixo de 4% ele não vai ‘ler’ direito. Empurra o dedo bem pra frente, deixa bem alinhadinho, que deve subir (o meu vai até uns 15%, mas acima de 4% já indica que ele tá lendo certinho os dados).”

      Responder
  14. Pra quem perguntou sobre o PI: deve estar acima de 4%

    Explicando de forma bem simplista, ele indica se o oxímetro está conseguindo ‘ler’ o dedo.

    Se estiver abaixo de 4% ele não vai ‘ler’ direito. Empurra o dedo bem pra frente, deixa bem alinhadinho, que deve subir (o meu vai até uns 15%, mas acima de 4% já indica que ele tá lendo certinho os dados).

    Responder
  15. As pessoas acima estão perguntando sobre o índice de perfusão, não o de saturação, o que é também a minha dúvida.

    Responder
    • Resposta no comentário da Rosana:

      “Pra quem perguntou sobre o PI: deve estar acima de 4%

      Explicando de forma bem simplista, ele indica se o oxímetro está conseguindo ‘ler’ o dedo.

      Se estiver abaixo de 4% ele não vai ‘ler’ direito. Empurra o dedo bem pra frente, deixa bem alinhadinho, que deve subir (o meu vai até uns 15%, mas acima de 4% já indica que ele tá lendo certinho os dados).”

      Responder
    • Resposta no comentário da Rosana:

      “Pra quem perguntou sobre o PI: deve estar acima de 4%

      Explicando de forma bem simplista, ele indica se o oxímetro está conseguindo ‘ler’ o dedo.

      Se estiver abaixo de 4% ele não vai ‘ler’ direito. Empurra o dedo bem pra frente, deixa bem alinhadinho, que deve subir (o meu vai até uns 15%, mas acima de 4% já indica que ele tá lendo certinho os dados).”

      Responder
  16. Gostaria de sabef se os bstimento cardiacos lldrm ser maior dobq a satuacao e qjanidovdrbo me preocupar. Desde ja agradeço a atenção .

    Responder
    • Olá, Rose.

      Pode acontecer sim. A frequência cardíaca pode variar muito, mas normalmente situa-se entre 60 bpm e 100 bpm num indivíduo em repouso ou atividades habituais. Para um indivíduo adulto em repouso, uma frequência cardíaca de 100 bpm, persistentemente, pode ser considerada alta.

      Responder
  17. Boa tarde….qual é os valores corretos de medição para uma criança com paralisia de 12 anos?

    Responder
    • Olá, Priscila! Tudo bem?

      Nesse caso, é preciso fazer um exame mais detalhado para descobrir o valor normal dessa criança. Então o ideal é levá-la a um médico para fazer tal avaliação.

      Responder
    • Olá, Priscila! Tudo bem?

      É considerada uma saturação normal os valores de 90% a 95% para crianças e 95% a 100% para adultos e idosos. Esses valores são validos para indivíduos sem nenhuma patologia.

      Responder
  18. Minha mãe usa marcapasso e qdo vou medir ele começa com 88% e gradativamente aumenta para 90% 91 92
    E normal?

    Responder
    • Olá, Claudia! Tudo bem?

      Quando há uma mudança gradativa no momento da medição, geralmente é devido ao ritmo respiratório da pessoa naquele momento. Se estabilizou em um valor acima de 90%, tudo ok.

      Responder
    • Olá, Mario! Tudo bem?

      O valor de PI deve estar acima de 4%. Explicando de forma bem simplista, ele indica se o oxímetro está conseguindo ‘ler’ o dedo. Se estiver abaixo de 4% ele não vai ‘ler’ direito. Caso isso aconteça, é só empurrar o dedo bem pra frente, deixar bem alinhadinho, que o valor deve subir.

      Responder
  19. Olá! Por favor, a leitura do meu oxímetro (Gtech) sempre difere muito entre o dedo esquerdo e o direito. Por exemplo, o esquerdo mede 97%, enquanto o direito 90%. O que pode ser? Sou asmática. Pode ter alguma relação?

    Responder
    • Olá, Joyce!

      Pode ter uma relação sim. Seu ritmo respiratório pode ter se alterado em uma aferição e outra também.

      Responder
  20. Um PI% de 0,2 é normal? E um PI de 14% é normal? O oxímetro mostra esse número, qual o intervalo considerado normal?

    Responder
    • Olá, Taty!

      O PI% serve para indicar se o dedo está em boas condições e bem posicionado para fazer a aferição. Números maiores de 4% quer dizer que está tudo ok, se tiver abaixo de 4%, pode ser que algo esteja impedindo uma leitura limpa. Tente seguir todas as recomendações e ajustar bem o dedo no aparelho.

      Responder
  21. Meu pai tem DPOC e o valor da oximetria dele varia muito entre a mão direita e a esquerda: tem vezes que a esquerda dá 92% e a direita, 85%! Pensei q pudesse ser problema do aparelho, mas não, pois sempre que uso nos meus dedos ou nos de outras pessoas, os valores dão altos e iguais (99%, 98%…). Por q essa diferença acontece? Seria má circulação sanguínea nas extremidades?

    Responder
    • Olá, Adriana!

      A má circulação sanguínea nas extremidades pode ser um motivo sim. Tenta esquentar bem a mão direita dele para ativar a circulação e aferir novamente.

      Responder
    • Olá, Vera!

      Normalmente o oxímetro não causa uma interferência significativa no marcapasso não, mas caso não se sinta segura para utilizar, consulte um médico e peça uma orientação profissional.

      Responder
  22. Minha esposa é diabética e tem os dedos furados por causa da medição da glicose
    Isso interfere na medicação?

    Responder
    • Olá, Josinaldo!

      Se o dedo dela estiver ferido ainda, recomendamos usar outro dedo para fazer a medição. Caso o dedo dela demore muito para cicatrizar esses furos, melhor consultar um médico para entender o que está acontecendo.

      Espero ter ajudado!

      Responder
  23. Boa tarde! Tem algum dedo certo que se deve usar ? Pq reparei que na mão direita a saturação da maior que na esquerda

    Responder
    • Olá, Gisele!

      Na verdade não há indicação de usar o oxímetro em um lado específico, geralmente ele é usado no dedo indicador. O que pode alterar esse valor é o ritmo da sua respiração, se há algum tipo de esmalte ou base na unha e se o dedo está em perfeito estado ou não. No post citamos algumas outras situações em que o valor pode ser influenciado também.

      Responder
    • Olá, Elisângela!

      Normalmente, o uso do oxímetro não ocasiona interferência significativa no marca passo, mas em caso de dúvida, consulte um profissional da saúde para confirmar se o seu marca passo em específico suporta o uso do oxímetro sem interferências.

      Responder
  24. Tenho aferido a oxigenação da minha filha com frequência e verifico uma oscilação muito grande entre uma mão e outra , percebo que existe diferença entre dedos e mãos. Porque isso ocorre e em qual aferição confiar ?
    Obrigada

    Responder
    • Olá, Branda!

      Não temos informações sobre a diferença de resultado quando aferidos em mão diferentes. O que pode alterar o resultado é a condição física do dedo e outros pontos que citamos no post.

      Responder
  25. Olá, gostaria de saber quantos segundos serão necessários para obter-se a correta leitura da saturação? No momento que eu coloco o primeiro de dedo, ele relata 95%, um minuto depois, depois de muita variação, entre 94 e 97, ele estabiliza em 97%. Isso está correto?

    Responder
    • Olá, Marcelo!

      A partir do momento em que aparece um resultado, ele já é válido. Essa oscilação acontece porque dentro de um minuto ou mais do que isso, sua respiração provavelmente já mudou de ritmo várias vezes. A saturação de oxigênio é baseada no seu ritmo respiratório. Sendo assim, é comum essa variação.

      Responder
  26. Eu gostaria de saber por que o oximetro apita toda vez que coloco o dedo? A oxigenação dá normal 97., mas o coracao dá47. O
    que será?

    Responder
    • Olá, Denize!

      Qual é a marca e o modelo do seu aparelho? Alguns apitam quando a saturação está baixa, mas não parece o seu caso. E seria bom consultar um médico para verificar o coração a 47 bpm, já que o normal de adultos que praticam atividades físicas e idosos costuma variar de 50 a 60 bpm.

      Responder
  27. Bom Dia. Uso unha postiça de acrílico e manicômio retira-la sem o auxílio de um profissional. Preciso fazer a mediação com o oximetro, a interferência pode acontecer para maior ou menor?

    Responder
    • Olá, Paula! Tudo bem?

      Não temos essa informação específica, só podemos informar que causa uma interferência no resultado sim.

      Responder
  28. Por que a minha saturação no dedo de minha mão esquerda é em média 95 ou 97 e no da mão direita é 90?

    Responder
    • Olá, Maria de Fátima! Tudo bem?

      Isso pode acontecer por causa das condições dos seus dedos ou pelo posicionamento no aparelho. Falamos um pouco disso no artigo. Caso um dedo seja lido melhor do que o outro, o aparelho pode dar resultados diferentes.

      Responder
  29. É normal a saturação variar do indicador direito ou esquerdo? Coloquei no indicador direito e deu 97. Já no esquerdo deu 94.

    Responder
    • Olá, Marco Aurélio! Tudo bem?

      Não há registros sobre a variação de saturação em dedos diferentes, o que pode ser é que sua respiração mudou o ritmo ou um dedo estava com alguma adversidade que prejudicou a verificação correta, como um cortezinho, a ausência de digital, o uso de base nas unhas, etc.

      Espero ter esclarecido!

      Responder
  30. Olá

    teve um dia que coloquei o oxímetro e ele marcou 92, menos de cinco segundos já foi pra 96, 97, esse 92 que deu assim que eu coloquei o dedo, é real, ou que vale mesmo é o 96,97 que estabilizou? tava respirando do mesmo jeito.

    Responder
    • Olá, Catharine! Tudo bem?

      Pode ser que o 96-97 seja o resultado melhor calibrado, depois que estabilizou mesmo.

      Espero ter ajudado!

      Responder

Deixe um comentário