Início>Cuidados com a saúde, Produtos para Saúde, Qualidade de Vida>Medidor de Glicose: como usar um glicosímetro?

Medidor de Glicose: como usar um glicosímetro?

O glicosímetro é um pequeno aparelho usado nos testes de glicemia capilar. Ele é mais usado por quem tem hipoglicemia, pré-diabetes e diabetes (hiperglicemia) para medir a quantidade de açúcar no sangue (glicose).

Esse teste pode ser feito várias vezes ao dia, geralmente antes e depois das refeições, mas a quantidade de vezes que uma pessoa deve medir a sua glicose vai depender das orientações médicas.

Para fazer o teste em casa, é preciso adquirir o kit de medidor de glicose que vem com um monitor de glicose, tiras reagentes, uma caneta lancetadora, lancetas e um estojo para guardar o kit.

No monitor, analisamos o nível de glicemia em miligramas por decilitro (mg/dL); a lanceta é onde fica a agulha; a caneta lancetadora é usada para furar o dedo; e a tira reagente é onde depositamos a gota de sangue para ser analisada pelo glicosímetro.

Passo a passo para usar o glicosímetro

Usar um glicosímetro não é difícil. Esses aparelhos costumam vir com manuais de instruções ensinando como fazer o teste, além de informações como a quantidade ideal de glicose no sangue e os valores considerados hipoglicemia e hiperglicemia.

Se você nunca utilizou um glicosímetro antes e ainda tem dúvidas sobre o procedimento, vamos analisar juntos o passo a passo para medir a glicemia usando como exemplo o Kit medidor de glicose Free Lite da G-Tech.

Antes de tudo você precisa configurar o seu aparelho. Acompanhe:

  1. Quando usado pela primeira vez, esse glicosímetro precisa ser configurado, e para fazer isso, é só pegar a tira verificadora — que vem separada das demais — e inserir no aparelho. Vai aparecer na tela uma contagem regressiva de 5 segundos e ele já vai estar pronto para ser usado.
  2. Depois de retirar a tira verificadora, você vai pressionar o botão de ligar até aparecer na tela a mensagem “ON/OFF”. Nessa tela, você configura, usando as setinhas, se quer deixar ativado ou desativado o som do seu aparelho.
  3. Dando um toque no botão de ligar, a tela vai mudar para níveis de hipoglicemia, ou seja, quando o seu nível de açúcar está baixo. Você pode configurar entre 60, 70 ou 80 mg/dL. Vai aparecer o desenho de uma bala na tela indicando que você precisa comer um doce. Essa configuração serve como um alerta para quando você medir a sua glicose. Se você configurar em 60 mg/dL, toda vez que a sua glicemia atingir esse nível, a balinha vai aparecer como um alerta na tela.
  4. Dando mais um toque, a tela muda para o ano. Outro toque e muda para o formato da data e a opção de ajudar o dia e o mês. Mais um toque e aparece a tela com o formato de hora e a opção de ajuste da hora.
  5. Em seguida, aparece a opção de alarme, caracterizada pelo desenho de uma maçã mordida, para indicar quando você precisa medir a glicose. Nessa tela você ajusta o tempo que você precisa esperar depois de comer para fazer um novo teste.

Agora que o aparelho de medir glicose já foi configurado, vamos ao passo a passo para medir a glicemia:

  1. Primeiro você abre a caneta lancetadora para inserir a lanceta. Depois de encaixada, você vai tirar a proteção da agulha girando a ponta circular da lanceta e fechar a caneta lancetadora.
  2. Os números na ponta da caneta indicam a intensidade que a agulha vai furar o seu dedo. Geralmente a intensidade 3 funciona bem para os adultos, as intensidades mais baixas são para bebês e crianças que possuem uma pele mais fina e as intensidades mais altas para os adultos que possuem uma pele mais grossa. Caso necessário, é só ir ajustando conforme for fazendo os testes.
  3. Agora você liga o aparelho. Na tela vai aparecer o desenho de uma fita, indicando que é o momento para inseri-la no aparelho. Sem encostar os dedos nas extremidades da fita, você vai observar onde tem uma seta e inserir na direção que ela indica. Quando encaixada, aparece o desenho de uma gota de sangue na tela sinalizando que o aparelho está pronto.
  4. Antes de furar o dedo, é preciso higienizar o mesmo (pode ser com uma solução em álcool). Depois disso, você vai apertar o dedo até ele ficar vermelho, encostar a caneta lancetadora na lateral do dedo e apertar o botão. Geralmente, a lateral do dedo dói menos do que no meio do dedo por conta de quantidade de terminações nervosas.
  5. Com o dedo furado, você vai apertar para sair o sangue e encostá-lo na ponta da fita. Uma contagem regressiva de 5 segundos vai aparecer na tela e em seguida o seu nível de glicemia.

Quais são os valores de referência dos níveis de glicemia?

Depois de verificar a quantidade de açúcar no sangue, analise os valores de referência para saber se seus níveis de glicemia estão bons. Os valores costumam ser aproximadamente:

Hipoglicemia: igual ou inferior a 70 mg/dL

Normal: Entre 70 e 100 mg/dL

Pré-diabetes: entre 100 e 125 mg/dL

Diabetes: igual ou superior a 126 mg/dL em dois dias diferentes.

Esses valores podem variar um pouco de pessoa para pessoa, então o ideal é consultar um médico para fazer uma avaliação e saber os valores exatos que são ideais para você.

Quais são os principais cuidados ao medir a glicose?

Existem alguns cuidados que você precisa ter quando adquirir o seu próprio kit de medidor de glicose.

  • Leia sempre o manual de instruções antes de usar o aparelho pela primeira vez. Todos os aparelhos são usados de forma similar, mas cada marca tem suas configurações próprias.
  • A medição da glicose deve ser feita apenas nos dedos. Quando feita em outras partes do corpo, o resultado não é tão preciso.
  • As agulhas (lancetas) e as fitas são descartáveis, ou seja, devem ser usadas apenas uma vez. No caso das lancetas, elas devem ser descartadas em um lixo perfuro cortante, para evitar possíveis contaminações.
  • As fitas que ainda não foram usadas devem ser guardadas na embalagem original, em local fresco, sem exposição ao sol ou calor.
  • Verifique se as fitas estão na validade! Não as use se não estiver.
  • O glicosímetro deve ser usado com fitas reagentes do mesmo fabricante.
  • Faça a limpeza do seu aparelho de forma correta. Alguns precisam ser limpados com frequência e outros não, essa informação costuma vir no manual de instruções de cada aparelho.

Agora que você já sabe exatamente como usar um glicosímetro e os cuidados que deve ter com o seu kit de medidor de glicose, confira nosso outro post com mais dicas sobre como furar o dedo para medir glicose. Boa leitura!

 

 

Deixar Um Comentário