Veja as melhores dicas de como usar meia de compressão
>, Prevenção>Veja as melhores dicas de como usar meia de compressão

Veja as melhores dicas de como usar meia de compressão

Por |2019-09-18T11:15:36+00:0010/07/2019|Meia de Compressão, Prevenção|0 comentários

As meias de compressão possuem diversas funções diferentes, e a mais comum delas é para aliviar os sintomas de cansaço nas pernas. Para esses casos, é possível comparar a sua ação preventiva com óculos escuros: proporcionam conforto para o usuário, mas não são de uso obrigatório. Para saber como usar meia de compressão, é preciso entender bem qual o motivo de estar usando.

Além das pessoas que precisam vestir suas meias diariamente, existem ainda os tratamentos de trombose, as meias de compressão pós-cirúrgicas e as esportivas, cada uma usada em momentos específicos.

Como usar meia de compressão diariamente

Pessoas que costumam passar muitas horas do dia na mesma posição, seja em pé ou sentado, costumam sentir dor e muito cansaço nas pernas. Esses sintomas indicam um problema na circulação sanguínea, muito comum nessas pessoas. 

Esse problema decorre da dificuldade que o sangue apresenta de retornar ao coração após descer para os membros inferiores. A obstrução do fluxo sanguíneo acontece justamente pela posição do corpo, em pé, com as pernas para baixo durante todo o dia.

As meias de compressão buscam corrigir esse problema. Ao pressionar as pernas, elas estimulam que o sangue suba e flua melhor no sistema venoso. Para essas pessoas, o uso das meias é muito indicado durante todo o dia. 

Diferente do que algumas pessoas pensam, a compressão da meia não causa desconforto. Pelo contrário, se ela for bem indicada pelo médico, na compressão e nas medidas corretas, seu uso contínuo traz bastante alívio para os sintomas de cansaço e dor.

Como vestir as meias de compressão

A hora de vestir é quando surgem as principais dúvida de como usar meia de compressão. Por serem mais apertadas do que as demais, elas podem dificultar um pouco a vida de quem não está acostumado.

Por isso, é muito importante seguir um passo a passo quando for vestir a sua meia de compressão. Antes de calçar, é importante estar sem anéis nos dedos, com as unhas curtas e com as pernas secas.

  1. coloque a mão por dentro da meia e segure o tecido próximo ao calcanhar;
  2. com a outra mão, vire a meia do avesso até o ponto em que você estiver segurando;
  3. calce a meia no pé, ajustando-a bem, até o calcanhar;
  4. em seguida, deslize-a aos poucos pela perna até a altura determinada;
  5. ajuste a meia, distribuindo-a corretamente.

Quando tirar as meias de compressão

Quem faz uso diário das meias de compressão costuma ficar todo o dia com elas, desde quando acorda até antes de dormir. O único momento em que o paciente fica sem as meias elásticas é na hora do banho. 

É muito importante lembrar que, salvo algumas exceções, não é recomendado dormir com as meias de compressão. Portanto, é realmente necessário retirá-las antes de dormir. A explicação para essa restrição também tem a ver com o fluxo sanguíneo.

Quando estamos deitados, nosso corpo funciona de uma maneira diferente. A dificuldade que o sangue enfrenta para subir das pernas em direção ao coração não existe quando o corpo está na horizontal. A compressão da meia, nesses casos, se for muito forte, pode causar o efeito contrário e impedir o sangue de descer.

Como cuidar das meias de compressão

Outra dica valiosa de como usar meia de compressão é com relação à conservação do produto. Por ser de uso diário, o produto sofre bastante desgaste. As fabricantes costumam dar um prazo de quatro a seis meses de validade para uma meia de compressão. Quando passa disso, elas já não comprimem as pernas da maneira adequada.

Outro problema que surge com o uso frequente é a lavagem da meia de compressão. Durante o verão, quando transpiramos mais, é quase inevitável lavá-la diariamente. 

Por esses motivos, o recomendado é que cada paciente tenha duas meias. Isso facilita a lavagem e ainda faz com que elas durem muito mais tempo.

Você já sabe qual é a meia ideal para você?

Nesse texto falamos mais sobre as meias indicadas para as pessoas que costumam sentir dores e sensação de cansaço nas pernas. Além delas, há também as meias de compressão para gestantes, as esportivas, para viagens longas, pós-cirúrgicas, para gestante e antitrombo e anticelulite.

Cada caso desse possui uma meia específica, que varia no tamanho (elas podem ir até a panturrilha, até a coxa ou até o quadril), na compressão (suave, média e alta compressão), cor, modelo etc.

O primeiro passo para quem está pensando em fazer o uso das meias elásticas é ir a um médico angiologista. Só ele saberá dizer com precisão qual tipo de meia você precisa. Em seguida, é preciso tirar corretamente as medidas da sua perna.

Compre online sua meia de compressão

Na hora de comprar, encontre uma loja que ofereça variedade de modelos e marcas. Na loja de meia de compressão da Maconequi você encontra as melhores marcas e muitos modelos diferentes de meias de compressão.

Como somos uma loja online, conseguimos oferecer os melhores preços e, além disso, fazemos entregas em qualquer lugar do Brasil.

Conheça alguns dos nossos principais modelos de meias!

como usar meia de compressão

Deixe seu comentário