Como usar máscara de proteção respiratória em tempos de Covid-19

| | ,

Já falamos aqui no blog sobre os tipos de máscara de proteção respiratória e hoje vamos te ensinar como usar máscara de proteção respiratória de forma correta. Confira nossas dicas e fique muito mais seguro.

Acompanhe!

Como usar máscara de proteção respiratória 

Desde abril do ano passado, as máscaras de proteção respiratória fazem parte do dia a dia de milhares de pessoas em todo o mundo. Afinal, seu uso é fundamental para a redução dos casos de contaminação pelo novo coronavírus. 

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a maneira correta de usar as máscaras, sejam elas de tecido, cirúrgicas ou N95. 

É comum nos depararmos com pessoas usando a máscara no queixo, pendurada na orelha, com o nariz descoberto, folgada no rosto, etc. 

E justamente por isso, abaixo citamos algumas dicas e orientações para o uso correto das máscaras.

Dicas para usar a máscara de forma correta

  • A máscara precisa cobrir o nariz e a boca totalmente, sem folgas nas laterais;
  • Na hora de manusear a máscara, pegue sempre pelo elástico, nunca pelo tecido; 
  • Evite tocar na parte da frente da máscara; 
  • Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel antes de colocar a máscara e após retirá-la;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca imediatamente após a retirada da máscara;  
  • Quanto ao descarte das máscaras, a melhor forma de fazer isso é colocando-a dentro de um saco fechado no lixo comum; 
  • Máscaras de tecido e cirúrgica devem ser usadas por no máximo duas horas, mas caso ela fique úmida antes desse tempo, você deve trocá-la; 
  • Tenha, pelo menos, duas máscaras na bolsa quando for sair de casa; 
  • Não deixe a máscara usada sobre a mesa ou exposta em outros lugares após retirá-la, o correto é guardá-la em um saco plástico fechado ou colocá-la diretamente de molho, se possível;
  • Jamais compartilhe sua máscara, elas são de uso individual;
  • A máscara de tecido deve ser lavada com água e sabão e ficar de molho em solução com água sanitária na proporção de 10ml ou uma colher de sobremesa para meio-litro de água, por pelo menos 15 minutos; 
  • E por falar em máscara de tecido, prefira aquelas de dupla face, ou seja, com duas camadas de tecido, pois elas são mais eficazes;
  • Nunca coloque máscara em crianças menores de 2 anos ou em pessoas com problemas respiratórios que sejam incapazes de removê-la sem assistência.

Importância do uso da máscara

É importante destacar que as máscaras são muito mais do que um acessório, elas são itens de segurança pessoal que servem como barreiras para o vírus não conseguir entrar com facilidade pela boca ou nariz.

Muitas pessoas contraem o coronavírus e apresentam sintomas, ou eles só surgem após alguns dias, assim é importante que todos utilizem máscara, seja para não contaminar outras pessoas ou para não ser contaminado. 

Por outro lado, é sempre bom lembrar que as máscaras não são 100% eficazes: elas não bloqueiam a entrada do vírus no corpo, mas dificultam em até 70% a carga de vírus que uma pessoa poderia pegar se não estivesse usando nada.

Por isso, além de usar máscaras, evite sair de casa quando não for necessário, higienize sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel e ao sentir qualquer sintoma de Covid, procure ajuda médica. respeite a quarentena e evite sair desnecessariamente.

Agora que você já sabe como usar máscara de proteção respiratória em tempos de Covid -19, que tal visitar nossa loja e conferir nossas opções?

Temos diversos  tipos de máscaras para proteção respiratória e um deles, com certeza, será adequado para você. SEMPRE USE MÁSCARA. Ela salva vidas e demonstra que você cuida da sua saúde e da saúde das pessoas próximas. 

 

Anterior

Melasma e melanoma: qual é a diferença entre elas?

Lipoaspiração: quais são os cuidados no pós-operatório?

Próximo

Deixe um comentário