Início>Cuidados com a saúde, Produtos para Saúde, Qualidade de Vida>Passo a passo: Como trocar sua bolsa de ostomia

Passo a passo: Como trocar sua bolsa de ostomia

Se você começou a usar uma bolsa de ostomia recentemente, pode ser que você leve um tempo para dominar toda a técnica necessária para trocá-la. E isso é completamente normal.

Antes de receber a alta do hospital, as enfermeiras ensinam como realizar o procedimento, porém, só com a prática você será capaz de trocar sua bolsa de ostomia com facilidade. 

Mas nós, aqui da Maconequi, resolvemos te dar uma mãozinha e reunimos o passo a passo com tudo que você precisa fazer na hora de trocar sua bolsa de ostomia.

Acompanhe!

Como trocar a bolsa de ostomia em 8 passos

  1. Antes de iniciar o procedimento, lave muito bem suas mãos com água e sabão ou um higienizador antibacteriano.
  2. Após a higienização, é hora de retirar sua bolsa de ostomia. Com uma das mãos, segure a pele da sua barriga e com a outra mão descole a bolsa devagar.
  3. Higienize a pele periestomal (ao redor do estoma) e o estoma com uma compressa ou gaze umedecida com água morna e sabão neutro. Limpe delicadamente e seque a região com uma compressa, lenço de papel ou toalha. 
  4. Use um produto para proteger a pele. Embora opcionais, muitas pessoas utilizam produtos próprios para ostomia para proteger a pele e ajudar na aderência da bolsa.
  5. Verifique se a base adesiva está no tamanho adequado para o seu estoma e, caso sua base seja recortável, corte no tamanho desejado. 
  6. Remova a proteção da parte superior da base adesiva com ambas as mãos e em um único movimento.
  7. Assegure-se que a bolsa drenável (aberta), esteja fechada antes de colocá-la, posicione o orifício (anel) do suporte adesivo sobre a ostomia;
  8. Cole a placa adesiva em sua pele, começando pela parte inferior e prossiga com cuidado, para as laterais da placa e enfim a parte superior. Segure a placa com a mão por cerca de 40 segundos, pois o calor ajuda na aderência da placa. 

Cuidados que você deve ter ao trocar sua bolsa de ostomia

  • Procure realizar a rotina de troca de bolsa pela manhã, antes mesmo da primeira refeição. Dessa forma, sua ostomia estará menos ativa.
  • Lembre-se sempre de lavar as mãos antes de iniciar o procedimento e lave novamente,antes de manipular a nova bolsa de ostomia.
  • Deixe separados todos os produtos que serão usados durante a troca: o novo sistema de bolsa (uma ou duas peças), toalha limpa, gaze ou compressas, sabonete líquido neutro, etc.  
  • Observe atentamente se sua pele periestomal e o seu estoma apresentam algum ferimento ou alteração. Se isso ocorrer,  procure um enfermeiro estomaterapeuta. Para mais dicas sobre o assunto, aconselhamos a leitura do artigo Aprenda os principais cuidados com a pele periestomal
  • O recorte da placa deve ser feito do tamanho exato do estoma, pois o contato dos resíduos corporais com a pele pode danificá-la.
  • A frequência da troca da bolsa varia de acordo com a necessidade de cada um, porém o indicado é sempre trocar a cada 7 dias.
  • No caso de sua bolsa ser aberta (drenável), é possível a reutilização da mesma, após sua lavagem e secagem. Nesses casos é importante prestar atenção no tempo de troca do suporte adesivo indicado pelo fabricante.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira nossos posts sobre os principais tipos de bolsas de ostomia e também como cuidar e limpar a bolsa de ostomia.

Deixar Um Comentário