Você sabe como tratar sinusite? Confira aqui 4 dicas
>, Prevenção, Qualidade de Vida>Você sabe como tratar sinusite? Confira aqui 4 dicas

Você sabe como tratar sinusite? Confira aqui 4 dicas

Apesar de ser relativamente comum, a sinusite é uma doença respiratória que pode comprometer a execução de atividades do dia a dia — afinal, mesmo sem complicações, o incômodo e o mal-estar já costumam ser grandes. Justamente por isso, é importante saber como tratar sinusite.

Trata-se de uma inflamação nas mucosas que revestem os espaços ósseos ao redor das maçãs do rosto, do nariz e dos olhos. Essa infecção provoca um inchaço na região que impede a passagem do muco nasal, promovendo o avanço dos micro-organismos responsáveis pela doença.

Quer saber mais? Então, continue a leitura e entenda como fazer um tratamento adequado!

Quais são os tipos de sinusite?

A sinusite se apresenta de duas formas: pode ser uma doença crônica ou aguda. No segundo caso, a inflamação continua por meses ou retorna com frequência; no primeiro, ela desaparece em alguns dias ou semanas. Nas duas situações, o problema pode ser tratado com o uso de medicação. Há casos, porém, em que os tratamentos convencionais não surtem efeito. Então, a cirurgia da face pode ser uma solução.

Quais são suas possíveis causas?

A sinusite pode ser causada por agentes infecciosos — como vírus, fungos e bactérias — que se aproveitam da baixa imunidade para proliferar. Fatores alérgicos também podem levar à infecção.

Entre os principais desencadeadores da sinusite estão o choque térmico, a exposição a poeira e cheiros ativos. Alterações nos seios da face ou na anatomia nasal, exposição a determinados agentes químicos e alguns casos raros (como a presença de um tumor) também são possíveis agentes responsáveis pela doença.

Como tratar sinusite?

Assim como a sua origem, o tratamento da infecção pode variar de caso para caso. Confira, então, algumas formas simples de como tratar a sinusite e aliviar os seus sintomas.

1. Lavagem nasal

A lavagem nasal pode ser feita com soro ou uma mistura de água com sal, que ajuda a dissolver as secreções, melhora a respiração e alivia o desconforto. Basta adicionar uma colher de sal em um copo de água filtrada, colocar a solução em uma seringa e espirrá-la dentro do nariz, mantendo a boca aberta.

2. Descongestionantes

Estes medicamentos estão disponíveis na forma de spray nasal, comprimidos ou líquidos. Devem ser ministrados, no máximo, por três a quatro dias — caso contrário, podem causar o efeito rebote, gerando congestionamentos mais graves e até outros problemas.

3. Inalação

O auxílio no tratamento da sinusite é um dos benefícios da inalação. Ela ajuda a umidificar as vias aéreas e tornar as secreções mais fluidas. Há várias formas de fazer inalação (também conhecida como nebulização), muitas delas caseiras e bastante acessíveis.

O vapor quente é a mais simples delas, e ajuda a aliviar os sintomas da sinusite, pois contrai os vasos sanguíneos, facilitando a passagem do ar.

Quem busca um tratamento mais completo, pode usar um aparelho nebulizador. Na nossa loja de produtos para a saúde, temos diversos modelos de inaladores. Mas se você ainda não pretende comprar um, mas quer saber mais sobre esse método, temos um texto ótimo sobre o assunto: para que serve a nebulização.

menina usando inalador | como tratar sinusite

4. Descanso

Em momentos de crise de sinusite, é fundamental repousar e descansar adequadamente para que o organismo possa se recuperar. Também é importante evitar esforços físicos mais intensos. Caminhadas em locais arejados são bem-vindas, a menos que a sua sinusite seja causada por alergia.

Agora que você sabe como tratar sinusite, vale a pena ficar atento aos sintomas, que podem ser muito desconfortáveis. Entre eles estão: dor de cabeça e no rosto, mal-estar, febre e congestão nasal. Se for o seu caso, é importante eliminar o que está causando a inflamação, de forma a facilitar a recuperação de cada crise.

Deixe seu comentário