Como sair do sedentarismo: confira 10 dicas simples e valiosas

| |

É comum que muitas pessoas queiram aprender como sair do sedentarismo, sem mesmo entender como entrou nesse estado.  Contudo, elas sabem identificar quando estão nessa situação, o que tem afligido muitas pessoas, e que pode acarretar doenças.

Isso porque o sedentarismo é a falta de atividades físicas, sendo assim, por causa da ausência, a facilidade para se tornar alguém obeso e gravemente doente.

Mas não se preocupe! É por isso que fizemos esse texto para você, sobre 10 dicas que irão lhe ajudar nessa luta. Sendo assim, acompanhe a gente até o final do texto e saiba mais sobre as dicas.

Riscos do sedentarismo para a saúde

Atualmente, as pessoas gostam mais de TV, computador e smartphone, por isso, ficam horas sem fazer absolutamente nada.

Isso é um mal que tem acometido a grande parte do mundo. O sedentarismo tem uma cota de risco para a sua saúde, por exemplo:

  • Doenças cardiovasculares;
  • Osteoporose;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Elevação do colesterol;
  • Hipertensão arterial; e
  • Infarto do miocárdio.

Esses são apenas alguns dos males oferecidos pelo estilo de vida sedentário. Mas para você combate-lo da melhor maneira possível, fiquem de olho nas dicas abaixo em como sair do sedentarismo.

10 dicas sobre como sair do sedentarismo

1) Subir ás escadas

As escadas rolantes e elevadores levaram as pessoas a esquecerem das escadas comuns. Para mudar isso, é importante subir escadas, degrau por degrau. É um meio de sair do sedentarismo. Especialmente se for feito diariamente.

2 ) Comece a ter hábitos saudáveis

Comece a praticar esportes! Sim, faça uma lista com as atividades que você mais gosta e comece a praticá-las.

Seja jogar futebol, acampar, fazer trilhas, enfim, são muitas as opções, o importante é você adotar um desses hábitos.

3) Alimentação e exercícios: parceria fiel

Sem uma boa alimentação você não consegue ter à disposição necessária, seja qual for a atividade escolhida. Por isso, cultive hábitos alimentares saudáveis. Assim você terá muito mais força e disposição.

4) Aumente a distância entre você e o seu carro

É normal que a grande maioria vá trabalhar de carro ou moto e, na hora de estacionar, colocam o mais perto possível da saída. Isso não te faz bem.

Por isso, deixe o carro mais longe do que você está acostumado, isso irá te ajudar a se “exercitar” um pouco mais do que o comum.

Esse é um hábito simples para quem procura saber  como sair do sedentarismo.

5) Reduza o tempo que você fica sentado

Passar o dia todo em frente a um computador, ficar assistindo séries ou fazer trabalhos, é algo prejudicial para a sua saúde.  Por isso, se esforce para reduzir o tempo que você fica sentado.

Faça pequenas pausas para alguns momentos de exercícios, pode ter certeza que fará muito bem para a sua saúde.

6) 30 Minutos de exercícios diariamente

Acrescente na sua rotina, 30 minutos de exercício! Mas claro que devido à falta de prática, talvez o seu corpo não aguente 30 minutos, mas comece aos poucos. Com 10, 15 e assim por diante. A prática de exercícios físicos irá te fazer muito bem!

7) Tenha foco

É comum em todo esse percurso algumas pessoas desistirem, no entanto, não seja assim também. Afinal, você está quebrando o ciclo sedentário do qual você está preso há muito tempo, e rompê-lo não é fácil, mas com foco, determinação e força de vontade, você consegue pôr em pratica as dicas apresentadas até o momento.

8) Planeje as aventuras que serão vividas nas suas férias

Quando as férias chegam, o que as pessoas mais querem é descansar, ficar dormindo até tarde ou ficar sentado em frente a TV. Mas faça diferente, planeje coisas novas para as suas férias, que te arranque do sedentarismo de sempre.

9) Pós jantar

Ao terminar de jantar, o que mais queremos é ir para o sofá ou ir se jogar na cama, mas porque você não muda essa rota? E ao invés de sentar no sofá e assistir TV, você não vai fazer uma atividade física leve?

Por que não ir caminhar e ir conversando com o seu companheiro? Ou companheira?  Mude os hábitos.

10) Brinque com as crianças e leve seu cachorro para passear

Se você tem crianças em casa ou um cachorro, você pode unir duas coisas divertidas com uma atividade física que vai te tirar da rotina sedentária.

Por isso, separe um tempo todos os dias para você brincar com as crianças e com o seu cachorro. Aproveite e leve o seu amigo de quatro patas para passear. Será uma atividade boa tanto pra você quanto pra ele, que precisa gastar energia também.

Conclusão

Uma pessoa sedentária corre o risco de ter muitos problemas de saúde, e isso é muito sério. Sendo assim, olhe para todas essas dicas e se empenhe em praticá-las.

Você pode ter certeza que elas irão mudar completamente a sua vida, a rotina, o modo de viver e até mesmo a forma como você enxerga a vida.

Por isso, se esforce para colocar em prática essas dicas, é certeza que você terá uma vida melhor, uma alimentação melhor, além de mais disposição.

Evite o sedentarismo, não deixe de se cuidar, principalmente se você tiver filhos e deseja vê-los crescer. Cuide da sua saúde, cuide de sua vida. Essas são ótimas dicas de como sair do sedentarismo.

Na Maconequi você encontra a linha completa de acessórios que vão lhe auxiliar na prática de atividades físicas. Visite hoje nosso site e conheça as melhores marcas e as excelentes condições de pagamento.

Anterior

O que é urticária e quais são os sintomas?

Como escolher um nebulizador? Descubra aqui!

Próximo

Deixe um comentário