Início>Cuidados com a saúde>Prevenção>Saiba como medir a temperatura da maneira correta

Saiba como medir a temperatura da maneira correta

Por |2020-02-03T11:38:37-03:0016/04/2019|Cuidados com a saúde, Prevenção|0 Comentários

Alguém está passando mal. Hora de fazer o quê? Pegar o termômetro e medir a temperatura, para identificar uma possível febre. Esse é um hábito já enraizado em grande parte das pessoas. Mas o que muitos não sabem é que existem diferentes tipos de termômetros, cada um com sua utilidade.

Do mesmo modo, existem muitas formas diferentes de medir a temperatura corporal. A mais famosa delas é pelas axilas. No entanto, é possível também fazer a medição pela boca e pelo ânus, métodos mais confiáveis para uma medição mais precisa. Está curioso para saber mais sobre o assunto? Está no lugar certo. Saiba agora como medir a temperatura e quais os tipos de termômetro.

Quais os tipos de termômetro?

Digital

O termômetro digital é um dos mais eficientes e seguros. De uso fácil e rápido, é indicado para qualquer suspeita de febre, inclusive em bebês. Pode ser encontrado em qualquer farmácia. Para usá-lo, basta ligá-lo e conferir se o visor mostra o número zero. Feito isso, é só colocar o aparelho em um local apropriado do corpo, esperar o sinal sonoro e verificar a temperatura indicada no leitor.

Por fim, deve-se limpar a ponta metálica que ficou em contato com o corpo, usando um algodão ou uma gaze com álcool.

Infravermelho

Existem dois tipos: o termômetro de uso no ouvido e o infravermelho de uso na testa. Ambos são bem seguros, pois usam raios infravermelhos que não fazem mal ao corpo. Além disso, não contam com nenhum material tóxico. No caso do termômetro auricular, basta introduzir a ponta metálica no ouvido, apontá-la na direção do nariz, apertar o botão de ligar até ouvir o sinal sonoro e ler o valor da temperatura, que aparece na hora.

Já o aparelho de uso na testa deve ser ligado e ter o valor inicial verificado. Depois, é preciso apontá-lo para a testa (ou encostá-lo na testa, dependendo do caso) e ler o valor da temperatura, que também sai na hora. Caso haja contato do termômetro com a pele, ele deve ser limpo com uma gaze ou algodão com álcool.

Termômetro chupeta

Esse é outro aparelho seguro para medir a temperatura, principalmente em bebês. Para usá-lo, é preciso introduzir o aparelho na boca do bebê durante um ou dois minutos e ler a temperatura que aparece no leitor. Depois, é preciso lavar a chupeta com água morna.

Como identificar variação na temperatura?

Há sinais que o corpo dá quando está com febre. Arrepios de frio, tremedeira, sudorese e sensação de calor intenso são algumas delas. Também é possível identificar mudanças na temperatura através de sintomas como desidratação, fraqueza, dor de cabeça, dores musculares e boca seca.

Portanto, se você ou alguém apresentar um desses sintomas, pegue seu termômetro, meça a temperatura e tome as devidas providências.

Confusão mental, suor intenso, câimbras, vômitos e náuseas são alguns dos sintomas da hipertermia (aumento da temperatura corporal). Já a hipotermia (temperatura do corpo abaixo da média) pode ser identificada através de pés e mãos frios, tremores, cansaço, perda de destreza e dormência nos braços e nas pernas, dentre outros sintomas.

Gostou do post? Agora que já sabe como medir a temperatura, que tal aprender mais sobre o aparelho ideal para medir pressão arterial? Até o próximo post!

Deixar Um Comentário