Como medir a perna para meia de compressão? Veja o passo a passo

| |

As regras de como medir a perna para meia de compressão são sempre muito semelhantes, independente da marca ou do modelo que você precise comprar. Apesar das tabelas de tamanho variarem de acordo com o fabricante, os pontos de medição se mantêm os mesmos.

É preciso ter muita atenção nessa hora, pois escolher o tamanho errado pode interferir diretamente na eficácia do tratamento, seja sua meia de compressão para varizes ou para trombose. Nesse texto, vamos explicar passo a passo qual a maneira correta de tirar as medidas de suas pernas para escolher sua meia de compressão

Você sabe qual o tipo de meia você precisa?

O primeiro passo para tirar as medidas da perna é saber de qual meia você precisa.

  • Se ela for panturrilha, você precisará medir três pontos.
  • Se ela for coxa, calça ou gestante, a medição ocorrerá em quatro pontos.

No caso das meias panturrilhas — também chamadas de meias 3/4 — você vai precisar medir as circunferências do tornozelo e da panturrilha e a altura da meia. Já para tirar as medidas das demais meias, além das circunferências de tornozelo e batata da perna, também é necessário medir a coxa. A altura, nesses casos, é do chão até próximo do bumbum.

Meia Panturrilha (3/4)

As meias de compressão panturrilha são as que vão até pouco abaixo do joelho. Elas são as mais recomendadas pelos médicos, pois servem para quase todos os tratamentos.

Em alguns casos, de edemas ou trombos já identificados em locais acima do joelho, são indicadas meias mais altas. No entanto, na maior parte dos caos, as meias mais indicadas são as meias panturrilha.

Para o uso de uma meia 3/4, você vai precisar medir a perna em três pontos, conforme a imagem abaixo:

  • No tornozelo, meça a circunferência 2 dedos acima dos maléolos (aquele ossinho que temos nessa região).
  • A segunda medição é a da batata da perna. Use como referência a parte mais larga da musculatura.
  • Além das circunferências, você precisa medir também a altura — que vai do chão até 2 dedos abaixo do joelho. 

É importante lembrar que, para que a medição seja feita de maneira correta, é preciso que a pessoa esteja descalça e de pé.

Meia Coxa (7/8) e Meia Calça

As demais meias — meia coxa, meia calça e meias para gestantes — precisam das mesmas medições, em quatro pontos diferentes, conforme a imagem.

  • No tornozelo, é preciso medir a circunferência 2 dedos acima dos maléolos (os ossinho que temos na região).
  • A segunda medição é a da panturrilha. Como referência, use a parte mais larga da musculatura.
  • A terceira medida é a circunferência da coxa. Você precisa posicionar a fita a 4 dedos abaixo do bumbum. 
  • Além das circunferências, você precisa medir também a altura — que vai do chão até 3 dedos abaixo do bumbum. 

Assim como falamos das meias 3/4, para que a medição seja correta, é preciso estar de pé e descalços. Também é recomendado fazer a medição de manhã para que a medição não considere os possíveis inchaços nas pernas.

E agora, como escolher?

Quem já tentou entender uma tabela de medidas, talvez tenha ficado um pouco confuso. Mas, agora que você já sabe como medir a pena para meia de compressão, entender as tabelas não fica tão difícil.

Como exemplo, vamos usar:

Na Página do produto existe uma tabela com os tamanhos disponíveis (P2, P3, M2, M3, G2 e G3) e as medidas correspondentes a eles. No caso que estamos usando como exemplo, , as medidas estão entre a P2 e a M2. Caso isso aconteça, o recomendado é optar pelo tamanho maior, desde que as medida estejam dentro da tabela.

Compre sua meia de compressão online

Um grande empecilho para comprar meias de compressão na internet é não saber qual tamanho escolher. Agora que você já sabe como medir a perna para meia de compressão e também sabe como encontrar o seu tamanho em uma tabela, ficou mais fácil encontrar o modelo ideal para você.

A Maconequi é uma loja de meias de compressão e produtos para a saúde que trabalha com as melhores marcas e uma grade completa de produtos. Conheça o nosso site e encontre tudo o que você precisa. 

Anterior

Especialização em Psiquiatria: quando fazer e quais os benefícios?

Quanto tempo tem que ficar de repouso depois da cirurgia bariátrica?

Próximo

3 comentários em “Como medir a perna para meia de compressão? Veja o passo a passo”

  1. Tirando minhas medidas, a meia certa para meu tamanho deverá estar dentro das medidas, ou deverá ser a menor para que ela fique apertada para ajudar na circulação
    ex;
    panturrilha 41 e tornozelo 25, pego o tamanho pequeno ou médio?

    Responder
    • Olá, Eliete! Tudo bem?

      As medidas podem passar um centímetro pra mais ou pra menos. Se a diferença das medidas forem maior que 1 cm, a compressão não acontece de forma correta.

      O ideal é seguir a tabelinha do fabricante disponível nas embalagens das meias. E a medida deve ser feita pela manhã que aí tornozelo, que é a parte principal, ainda está desinchado.

      Espero ter ajudado!

      Responder

Deixe um comentário