Início>Cuidados com a saúde, Equipamentos, Prevenção, Produtos para Saúde, Profissionais da Saúde>Como medir a mão para saber o tamanho certo da luva?

Como medir a mão para saber o tamanho certo da luva?

É muito comum para quem trabalha em hospitais, clínicas, laboratórios e indústrias precisar de luvas que auxiliem seu trabalho. Elas são extremamente necessárias para a proteção de quem as usa e de quem é paciente. Uma das maiores dúvidas na hora de comprar esse tipo de material descartável é saber como medir a mão para saber o tamanho certo da luva.

Algumas embalagens ainda oferecem um mostruário para que a pessoa meça sua mão ali mesmo, enquanto outras podem conter apenas a identificação do tamanho. Seria um pouco mais simples se essa identificação se baseasse nos tamanhos P, M e G, mas existe outra forma de classificar isso, o que pode confundir um pouco.

O que você faria se chegasse em uma loja especializada, pedisse um pacote de luvas e perguntassem se o seu tamanho era 66,577,58 ou 8,5? Estranho, né? Mas antes de se desesperar e achar que vai ter que chutar um tamanho qualquer, eu vou te ajudar. Neste post você vai aprender como medir a mão para saber o tamanho certo da luva.

Que medidas são essas?

No Brasil, estamos acostumados a identificar o tamanho de roupas e acessórios com as siglas P (pequeno), M (médio) e G (grande). Essas siglas mudam ao redor o mundo e como consequência podemos nos deparar com outras formas de classificar esses tamanhos.

Por exemplo, nos Estados Unidos, o tamanho pequeno é classificado com a letra S (small), o tamanho médio também é classificado como M (medium), porém o tamanho grande é classificado como L (large).

As numerações das luvas são as medidas usadas na Europa. Lá, em vez de usar as letras, eles usam os números. Então, compreendendo que o nosso tamanho pequeno, lá é descrito como 6,5 enquanto o médio é 7 e o grande é 7,5, fica mais fácil decifrar os outros tamanhos.

  • O número 6 é o nosso tamanho PP;
  • Como citamos anteriormente, o número 6,5 é o nosso P;
  • O número 7 é o nosso tamanho M;
  • E o número 7,5 é o tamanho G;
  • Enquanto o número 8 é o mesmo que o tamanho GG; e
  • O número 8,5 equivale ao EG.

Como vou medir minha mão para saber o tamanho certo da luva?

Agora vamos ao ponto principal deste post! Você pode medir a sua mão de duas maneiras diferentes. Vou apresentar cada uma delas agora.

1. Medindo a circunferência da mão

Os fabricantes de luvas costumam usar a medida da circunferência das mãos para fazer seus produtos. O mais prático é usar uma fita métrica que você vai posicionar na base do dedo mindinho até a base do indicador, como mostra a imagem:

Você vai envolver a fita na marca indicada enquanto seus dedos se encontram com a palma da sua mão. Assim que descobrir o valor dessa circunferência, é só usar a listagem abaixo para descobrir o tamanho ideal.

  • 18 centímetros: tamanho 6 ou PP
  • 19 a 20 centímetros: tamanho 6,5 ou P
  • 21 a 23 centímetros: tamanho 7 ou M
  • 24 a 25 centímetros: tamanho 7,5 ou G
  • 26 a 28 centímetros: tamanho 8 ou GG
  • 29 a 30 centímetros: tamanho 8,5 ou EG

2. Medindo o comprimento da mão

Se as suas mãos forem particularmente grandes ou compridas, talvez medir o comprimento da mão tenha resultados mais precisos. O que você vai fazer é manter a mão esticada em uma superfície plana e medir do topo do dedo médio até a base da mão (começo do punho).

Ao comparar a medida do comprimento da sua mão e a medida da circunferência, veja qual delas é maior. Você vai usar essa medida maior como base para descobrir o tamanho da luva que melhor servirá em você.

Agora que já sabemos como medir a mão para saber o tamanho certo da luva, devemos falar sobre os diferentes tipos de luvas que existem no mercado. Você sabia que cada uma delas é mais indicada para determinadas áreas e funções? Vamos falar disso a seguir.

Como saber qual luva eu devo comprar?

Como citamos no começo deste post, as luvas são essenciais para pessoas que trabalham em clínicas médicas e hospitais, consultórios odontológicos, clínicas de estética, laboratórios, consultórios veterinários e indústrias, mas será que todos eles utilizam o mesmo tipo de luva?

Critérios para escolher as luvas certas

O que todas essas funções têm em comum é a busca por um produto que vai oferecer proteção contra contaminação por materiais infectados, resistência, conforto e ajuste às mãos, sendo uma luva que estique e seja resistente a rasgos e perfurações.

Sendo assim, além do que foi citado anteriormente, outros critérios que você deve avaliar são:

  • tipo de procedimento em que a luva será utilizada;
  • risco de exposição a sangue e outros fluidos corporais potencialmente contaminantes;
  • tamanho, conforto e facilidade de calçamento;
  • frequência e duração de uso; e
  • predisposição a alergias.

Conheça os principais tipos de luvas de procedimento

No mercado você pode encontrar diversos tipos de luvas. Existem as luvas cirúrgicas (estéril) e as luvas não cirúrgicas (não-estéril). Quanto ao material, você pode encontrar luvas de látex, nitrílica ou vinil.

  • Cirúrgicas: esse tipo de luva é usado para procedimentos cirúrgicos pois elas são esterilizadas, sendo assim, são de uso único.
  • Não cirúrgicas: essa luva não é esterilizada e deve ser usada em procedimentos não cirúrgicos para a assistência da saúde.
  • Látex: são feitas de borracha natural e oferecem um alto nível de proteção contra sangue e fluidos corporais potencialmente contaminados. Têm grande força, elasticidade, flexibilidade e conforto.
  • Nitrílica: são feitas a partir de um derivado do petróleo e pode ser utilizada como uma alternativa ao látex. São boas no uso com agentes químicos, mas não são tão flexíveis como as luvas de látex.
  • Vinil: essas são fabricadas a partir de cloreto de polivinila (PVC) que é menos flexível, durável, elástico e possui menos conformidade com a mão do que o látex. Por isso, esse tipo de luva não deve ser utilizado para o uso clínico.

Agora que você já entendeu um pouco sobre quais são os tipos de luvas disponíveis no mercado e também como medir a mão para saber o tamanho certo da luva, você pode comprar exatamente o que precisa em lojas especializadas, como a loja Maconequi. Não deixe de conferir.

Deixar Um Comentário