Início>Cuidados com a saúde>Prevenção>Você sabe como limpar a bolsa de ostomia de forma correta?

Você sabe como limpar a bolsa de ostomia de forma correta?

Por |2020-07-16T10:20:29-03:0022/02/2020|Prevenção|0 Comentários

A ostomia é um procedimento cirúrgico que faz uma abertura na parede abdominal para construir um novo trajeto para eliminar urina, fezes e secreções. Quem passa por esse procedimento são pessoas ostomizadas, ou seja, aquelas que sofreram alguma perfuração no abdômen, câncer ou outras disfunções que impedem o funcionamento adequado do intestino, do reto e da bexiga.

Os tipos mais comuns de ostomia são a colostomia, na qual a cirurgia é feita no intestino grosso e geralmente libera fezes moles ou sólidas; a ileostomia, na qual a cirurgia é feita no intestino grosso e geralmente libera fezes moles ou sólidas; e urostomia, na qual a cirurgia pode ser feita exteriorizando os ureteres ou conectando os ureteres em uma parte do intestino delgado por onde sairá a urina.

A abertura cirúrgica que citamos no começo do post se chama estoma. Para auxiliar no funcionamento do estoma, os pacientes ostomizados devem usar bolsas coletoras. Existem vários tipos de bolsas de ostomia e cada uma delas precisa de um cuidado específico. Hoje nós vamos falar sobre como cuidar adequadamente e como limpar a bolsa de ostomia.

Tipos de bolsas de ostomia

Bolsas urinárias

Geralmente as bolsas urinárias são drenáveis, ou seja, têm uma abertura na parte inferior (no caso, uma torneirinha) por onde o ostomizado pode esvaziar a bolsa. O paciente que fez a urostomia está constantemente eliminando urina por gotejamento, por isso, é preciso que ele fique mais atento para saber a hora certa de esvaziar a bolsa ou trocá-la.

O recomendado é que a urina seja descartada quando estiver atingindo metade da bolsa coletora, pois esperar que ela encha mais do que isso pode causar vazamentos. A troca da bolsa é feita de acordo com as instruções do fabricante, já a troca da sonda é feita apenas por profissionais a cada 3 meses ou 10 dias, dependendo do tipo da sonda.

Alguns outros cuidados importantes que o paciente deve tomar com as bolsas urinárias são:

  • evitar que a urina volte para a bexiga mantendo a bolsa coletora abaixo do nível da bexiga do paciente;
  • enquanto estiver deitado, deve-se deixar a bolsa pendurada na beira da cama ou num móvel baixo;
  • a bolsa urinária não deve encostar no chão, ela pode ser envolvida em uma sacola plástica para evitar a contaminação;
  • as mãos devem ser lavadas com água e sabão sempre que for mexer a sonda;
  • manusear a sonda com muito cuidado, evitando puxar ou empurrar o cateter, pois o movimento pode machucar a bexiga ou a uretra do paciente;
  • o tubo da sonda deve ser lavado ao menos três vezes ao dia com água e sabão para evitar a proliferação das bactérias.

Bolsas intestinais

As bolsas intestinais (que coletam fezes) podem ser drenáveis ou não. As drenáveis possuem um fecho na parte inferior por onde pode ser esvaziada, já as não drenáveis devem ser descartadas. As bolsas também podem ter uma ou duas peças, na qual a de duas peças reduz as lesões na pele pois com ela não é preciso descolar o curativo com frequência.

A bolsa coletora deve ser esvaziada ou trocada quando atingir 1/3 do total, para evitar vazamentos e mau cheiro. Existem bolsas com filtros que reduzem os gases que ficam presos lá dentro, diminuindo o tamanho da bolsa, e também com carvão ativado, que reduzir os odores indesejados.

O paciente que fez uma colostomia ou ileostomia deve ter alguns cuidados não só com as bolsas coletoras, mas também com a pele. Algumas dicas são:

  • quando for retirar a bolsa, colocar um pouco de água morna para ajudar a descolar o curativo de forma menos agressiva;
  • deve ser feito uma boa limpeza no estoma e na pele ao redor dela usando um pano macio umedecido com água morna;
  • depois, é preciso secar bem e não utilizar nenhum tipo de creme ou produto na pele sem indicação médica para garantir que a nova bolsa fique colada de forma correta;
  • ficar atento e medir o estoma de forma correta para cortar o buraco na nova bolsa do tamanho certo;
  • manter a bolsa no local correto para evitar o contato das fezes com a pele, reduzindo as chances de ficar com a pele irritada.

Como limpar minha bolsa de ostomia?

Como citamos anteriormente sobre as bolsas urinárias, a troca é feita de acordo com as instruções do fabricante. Agora no caso das bolsas intestinais, a troca é mais delicada e requer um pouco mais de atenção. Existem algumas posições que podem ajudar nessa ocasião, mas vamos falar primeiro sobre como limpar a bolsa de ostomia.

Esvazie a bolsa no vaso sanitário

Você vai direcionar a saída da bolsa drenável no vaso sanitário, levantar a borda inferior e retirar o “grampo” que fecha a bolsa. Lembre-se de não jogar esse grampo fora e desenrolar a borda devagar para liberar os dejetos. Uma boa dica para evitar que respingue a água do vaso sanitário, você pode colocar um pedaço de papel higiênico dentro sob a água.

Se as fezes estiverem menos consistentes ou líquidas, o conteúdo saíra com mais facilidade da bolsa. Agora se as fezes estiverem mais consistentes e espessas, você vai precisar deslizar o polegar e o dedo indicador pela bolsa de cima para baixo para que todo o dejeto saia.

Limpe a parte drenável da bolsa

O ideal é que você já deixe separado um pedaço de papel higiênico ou lenço umedecido para fazer essa limpeza. Após esvaziar a bolsa, limpe a parte interna próxima do orifício de saída para evitar odores ou pequenos vazamentos após fechar a bolsa novamente.

Falando nisso, verifique se há rasgos ou furos na bolsa, pois se tiver, precisará trocar por uma nova. Lembrando que o grampo que foi retirado também deve ser higienizado. Caso esteja sujo, ele deve ser lavado.

Lave bem a sua bolsa

Para lavar a bolsa, você pode encher um copo descartável com água e despejar com cautela dentro da bolsa. Depois segure a saída firmemente e agite a bolsa devagar. Em seguida é só despejar a água suja no vaso sanitário. Depois de lavada, a bolsa deve ser fechada novamente com o grampo.

Tirando os gases da bolsa

No caso de precisar liberar os gases da bolsa, que podem acumular mesmo que ela esteja vazia, retire o grampo e deslize o polegar e o dedo indicador pela bolsa de cima para baixo até esvaziar. Depois é só recolocar o grampo.

Melhores posições para limpar a bolsa de ostomia

A técnica que os profissionais da saúde e enfermeiros estomoterapeutas costumam ensinar para os ostomizados quando são questionados sobre como limpar a bolsa de ostomia, é sentado sobre o vaso e, por isso, é a mais usada. Mas existem outras posições que também podem ser usadas para fazer isso.

Sentado sobre o vaso

Você pode usar essa técnica de duas formas diferentes: de costas para ao vaso (a mais usada) ou de frente para ele. Isso vai depender do modelo do vaso sanitário, então o paciente pode escolher a posição que mais for conveniente.

Lembre-se de que nessa posição, existe uma possibilidade maior de manchar suas roupas por causa dos respingos durante o esvaziamento.

De pé, em frente ao vaso

Essa técnica é indicada, principalmente, se você precisar esvaziar a sua bolsa em um banheiro público, onde você não pode sentar-se ou ajoelhar-se com conforto e segurança.

O problema é que as chances de acontecer os respingos são maiores devido a distância entre a bolsa e a água. Talvez se o paciente se curvar um pouco para diminuir essas chances.

Ajoelhado no chão, de frente ao vaso

Essa posição é uma boa indicação para quem está se recuperando de alguma cirurgia que impeça a pessoa de sentar por um determinado período de tempo. Além de diminuir os riscos de respingos.

Porém, procure esvaziar a sua bolsa usando essa técnica apenas se for em um banheiro em que você tiver confiança na higiene. Uma boa dica é usar uma almofada ou tapete felpudo para que não machuque os joelhos.

Cócoras

Essa posição pode ser desconfortável e nem todo mundo tem uma boa condição física para ficar de cócoras, porém, se o chão estiver úmido ou sujo e não tiver outra escolha, essa é uma opção.

Lembre-se apenas de usá-la quando for esvaziar a bolsa rapidamente.

 

Esse é um vídeo da Shield Care onde você pode ver melhor algumas posições que citamos acima para limpar a sua bolsa de ostomia. Ele é em inglês, mas você pode ativar as legendas automáticas em português.

Na categoria de produtos para ostomia da loja Maconequi, você encontra as melhores opções para cuidar da sua pele e da sua ostomia. Não deixe de conferir!

Deixar Um Comentário