Início>Meia de Compressão>Você sabe como lavar sua meia de compressão?

Você sabe como lavar sua meia de compressão?

Por |2020-02-06T14:12:43-03:0009/07/2019|Meia de Compressão|2 Comentários

Muitos acreditam que o uso de meias de compressão é exclusivo para pessoas com quadro de doenças vasculares, mas isso não é verdade. As meias de compressão podem (e devem!) ser utilizadas por todos. O uso auxilia na prevenção de doenças venosas, aumenta o fluxo sanguíneo e traz muitos outros benefícios.

Os médicos recomendam o uso diário da meia. Com isso, surgem muitas dúvidas sobre os cuidados na hora de realizar a limpeza.

Ela pode ou não ser lavada? Qual o intervalo de tempo que isso deve ocorrer? Confira a seguir as dicas que separamos exclusivamente para você sobre como lavar a sua meia de compressão.

Posso ou não lavar a meia de compressão?

Em grande parte dos casos, as meias elásticas são usadas diariamente e por longos períodos. Portanto, a lavagem diária da meia de compressão é essencial para que o produto tenha 100% de eficácia.

Como esse é um produto de uso íntimo, a sujeira acumulada no uso contínuo, sem lavagem, pode acarretar outros problemas como infecções na pele, compressão insuficiente da meia, mau cheiro, meia “escorregando” entre outros.

Como lavar a meia de compressão?

Se, por um lado, lavar as meias diariamente garante a eficácia do produto, por outro, fazer isso de uma forma inadequada pode danificá-lo. É preciso ter cuidado, pois a meia de compressão é um produto delicado e precisa estar conservado para garantir a compressão ideal. Veja algumas dicas:

 

  1. Sempre vire a peça pelo avesso antes da lavagem.
  2. O processo de lavagem deve ser feito a mão, com detergentes líquidos para roupas delicadas.
  3. Não utilize alvejantes a base de cloro.
  4. Não torça a meia após a lavagem, retire o excesso de água envolvendo a meia em uma toalha.
  5. Nunca utilize escovas ou esfregue demasiadamente
  6. Não lave em água quente ou a seco. use água fria.

Fique atento: é importante ter atenção nas recomendações que o fabricante da meia que você utiliza informa, pois o modo de lavagem pode variar de acordo com a marca.

Com que frequência deve ser feita a lavagem da meia?

A meia de compressão deve ser lavada diariamente, logo após o uso. Por isso, o ideal é que o usuário possua duas unidades do produto. A lavagem do tecido, além da higiene, também tem a função de reorganizar as fibras da meia elástica.

Sabe aquela sensação que temos quando lavamos uma peça de roupa justa e ela parece ficar um pouco mais apertada? No caso da meia de compressão, esse reajuste da compressão é necessário para que ela continue suficientemente apertada e 100% eficaz.

Quais cuidados essenciais para aumentar a durabilidade da meia?

Além da lavagem, há outras dicas que podem fazer com sua sua meia de compressão dure mais tempo. Confira algumas:

  1. Evite o contato da meia com pomadas e óleos.
  2. Não use cremes antes do uso das meias.
  3. Evite o uso de sapatos ásperos no calcanhar. Com o uso, eles podem danificar a sua meia.

Quanto tempo dura uma meia de compressão?

Com o uso normal de apenas um par, sua meia de compressão durará entre quatro e seis meses, a depender do modelo e do fabricante. No entanto, ao seguir essas dicas — lavar da maneira correta, conservar sua meia e revezar dois pares — seu produto certamente vai durar mais tempo ser mais eficaz.

Ainda assim, é preciso ficar atento aos sinais de desgaste. Quando uma meia perde sua compressão, ela perde também sua eficácia e o tratamento deixa de ser efetivo.

2 Comments

  1. Giliard Araujo de Souza 20/11/2019 em 07:41- Responder

    Muito obrigado pelas dicas de como lhe dar com minha meia de compressão

    • Maconequi 21/11/2019 em 09:30- Responder

      Olá, Giliard!
      Ficamos felizes em ajudar!
      Abraços!

Deixar Um Comentário