Como evitar varizes? Separamos 7 segredinhos para você

| | , ,

Seja pela estética, pelo desconforto causado pela dor ou pelo risco de doenças circulatórias, as varizes são um grande motivo de preocupação. Porém, antes de descobrir como evitar varizes, é importante saber o que elas são e quais suas causas.

O que são varizes e quais são suas causas?

Em termos gerais, varizes são veias dilatadas ou com tortuosidades que aparecem principalmente nos membros inferiores. Normalmente, possuem coloração púrpura-azulada e causam dor e inchaço locais.

Seu aparecimento, em geral, está ligado a motivos genéticos, mas podemos destacar como fatores de riscos:

  • Idade acima dos 40 anos; 
  • Excesso de peso; 
  • Ficar muito tempo na mesma posição, como sentada ou em pé, pois isso prejudica o fluxo do sangue; 
  • Sedentarismo; 
  • Problemas de circulação;
  • Desequilíbrios hormonais;
  • Gravidez; 
  • Uso de pílulas anticoncepcionais.

E se você não quer sofrer com esse problema, continue esta leitura. Separamos 7 dicas de como evitar o aparecimento e aumento das varizes. Confira!

Como evitar varizes

1. Controle o peso

O ganho de peso, além de outras complicações para a saúde, pode causar o aparecimento de varizes nas pernas. Isso acontece porque o sobrepeso aumenta a pressão sanguínea nos membros inferiores e obriga o coração a bombear mais sangue para o restante do corpo.

Com tanta pressão, os vasos sanguíneos ficam frágeis. Isso, somado ao acúmulo de gordura na região abdominal, torna ainda mais difícil o percurso do sangue pelo organismo, favorecendo o aparecimento e aumento das varizes.

Assim, é fundamental manter o peso sob controle por meio de uma alimentação equilibrada. Procure um médico ou nutricionista e peça uma dieta personalizada de acordo com sua idade, estilo de vida, gostos e restrições. Nada de sair por aí fazendo dietas malucas.

2. Use meias de compressão

Não podíamos deixar as meias de compressão de fora das dicas de como evitar varizes. Afinal, elas são as melhores aliadas nessa guerra. 

As meias de compressão ajudam a reduzir a pressão que a gravidade exerce sobre as veias das pernas e assim,  auxiliam o fluxo nos vasos sanguíneos.

No entanto, vale ressaltar que, apesar de contribuir para a redução do inchaço e prevenir o aparecimento das varizes, elas possuem diversos graus de compressão. Por conta disso, você deve usá-las sempre de acordo com as recomendações médicas. 

Só o médico saberá indicar a melhor meia de compressão para o seu caso, levando em consideração seu histórico de saúde, tipos de varizes, entre outros fatores. 

3. Pratique atividades físicas 

Exercitar o corpo traz muitos benefícios, certo? E quando se trata de varizes, não poderia ser diferente.

Atividades como caminhada e corrida melhoram a circulação nas pernas e com um melhor fluxo sanguíneo, o risco de acúmulos nos vasos dos membros inferiores é menor.

Além disso, os exercícios físicos fortalecem a musculatura e são ótimos para o sistema circulatório, pois melhoram a pressão arterial e contribuem para a saúde do coração.

Cada caso é único, mas no geral, a recomendação é se exercitar, pelo menos, 4 vezes por semana.

4. Não fique muito tempo na mesma posição

Passar muito tempo na mesma posição, seja sentado ou em pé, tornou-se um problema recorrente. As pessoas ficam sentadas muito tempo no trabalho, no carro e em casa, geralmente de frente para a TV no computador.

Uma das consequências desse hábito é o aparecimento de varizes, já que ficar muito tempo na mesma posição aumenta a pressão da gravidade sobre as pernas, dificultando a circulação e favorecendo o acúmulo de sangue nos vasos. 

Assim, se você quer evitar varizes, mude de posição em intervalos regulares e, sempre que possível, faça alongamentos e exercícios simples para ativar a circulação sanguínea.

E aqui outra dica interessante: ao sentar-se, apoie os pés no chão ou cruze os tornozelos e evite, sempre que possível, a posição com as pernas cruzadas nos joelhos, uma vez que ela dificulta o fluxo sanguíneo.

5. Tenha uma boa alimentação

Quem quer evitar varizes também precisa ficar de olho na alimentação, uma vez que ela pode ser uma aliada ou uma vilã. 

Alimentos ricos em açúcar, gordura e sal podem causar o enfraquecimento das veias e por isso, devem ser evitados ou, pelo menos, ter o consumo reduzido.

Já aqueles ricos em fibras, antioxidantes e vitamina C são indispensáveis para a proteção das artérias e dos vasos sanguíneos. Dessa forma, inclua na sua dieta alimentos como:

  • gengibre;
  • arroz integral;
  • milho;
  • feijão;
  • verduras;
  • brócolis;
  • couve-flor; 
  • laranja; e
  • tomate.

6. Eleve as pernas

A elevação das pernas é uma ótima forma de evitar o aparecimento das varizes. Assim, se você já tiver varizes ou quiser preveni-las, deite-se e levante as pernas acima do nível do coração, apoiando-as em almofadas ou contra a parede. 

Essa posição permite que o sangue vá para o coração sob a ação da gravidade, em vez de se acumular nas veias das pernas e dos pés.

Faça isso ao menos uma vez ao dia.

7. Fuja do cigarro

O cigarro não causa apenas problemas no pulmão, ele também contribui para o surgimento das varizes. 

Das milhares substâncias presentes no cigarro, a nicotina potencializa a viscosidade do sangue, ou seja, ele se torna mais espesso. E isso, por sua vez, dificulta o seu bombeamento de volta para o coração.

Atenção!

Agora que você já sabe como evitar varizes, preste atenção nestes sintomas e não demore a procurar um médico.  

  • dores nas pernas;
  • inchaço;
  • vermelhidão;
  • formação de manchas nos tornozelos; e
  • queimação.

Além do inconveniente estético, o surgimento deles sinaliza que a sua saúde precisa de cuidados.

E aí, gostou de saber como evitar varizes? Se você gostou, continue acompanhando nosso blog ou acesse tudoparavarizes.com.br. Lá você encontra informações só sobre este tema. Aproveite!

Anterior

O que é melanoma? Conheça os principais tipos e sinais

Como saber se estou na menopausa?

Próximo

Deixe um comentário