Início>Cuidados com a saúde, Prevenção, Qualidade de Vida, Terceira Idade>Como evitar varizes? Separamos 5 segredinhos para você

Como evitar varizes? Separamos 5 segredinhos para você

Seja pela estética, pelo desconforto causado pela dor ou pelo risco de doenças circulatórias, as varizes são um grande motivo de preocupação. Porém, antes de descobrir como evitar varizes, é importante saber o que elas são e quais suas causas.

Em termos gerais, elas tratam-se de veias dilatadas ou com tortuosidades que aparecem principalmente nos membros inferiores. Normalmente, possuem coloração púrpura-azulada e causam dor e inchaço locais. Seu aparecimento, em geral, está ligado a motivos genéticos. No entanto, também pode estar relacionado a outros fatores de risco como gravidez, obesidade, idade avançada, entre outros.

Se você não quer sofrer desse mal, então, continue esta leitura. Separamos 5 dicas para evitar o aparecimento das varizes. Confira!

1. Controle o peso

O ganho de peso, além de outras complicações para a saúde, pode causar o aparecimento de varizes nas pernas. Isso acontece porque o sobrepeso aumenta a pressão sanguínea nos membros inferiores e obriga o coração a bombear mais sangue para o restante do corpo.

Com tanta pressão, os vasos sanguíneos ficam frágeis. Isso, domado ao acúmulo de gordura na região abdominal, torna ainda mais difícil o percurso do sangue pelo organismo, favorecendo o aumento de veias nas pernas.

2. Use meias de compressão

As meias de compressão são grandes aliadas para quem quer saber como evitar varizes, pois ajudam a reduzir a pressão que a gravidade exerce sobre as veias das pernas. A compressão auxilia o fluxo nos vasos sanguíneos.

No entanto, vale ressaltar que, apesar de contribuir para a redução do inchaço e prevenir o aparecimento das varizes, elas possuem diversos graus de compressão. Por conta disso, é recomendado utilizá-las sob orientação médica. São indicadas para pessoas com histórico de varizes, gestantes, com doença venosa crônica, entre outros fatores.

3. Atividades físicas são dicas de como evitar varizes

Exercitar o corpo é benéfico e todo mundo sabe. Mas, no que diz respeito às varizes, atividades como caminhada e corrida melhoram a circulação nas pernas. Com melhor fluxo sanguíneo, o risco de acúmulos nos vasos dos membros inferiores é menor.

Além disso, os exercícios físicos fortalecem a musculatura e são ótimos para o sistema circulatório, pois melhoram a pressão arterial e contribuem para a saúde do coração. A recomendação é se exercitar, pelo menos, 4 vezes por semana.

4. Não fique muito tempo na mesma posição

Passar muito tempo na mesma posição, seja sentado ou em pé, tornou-se um problema recorrente. As pessoas ficam sentadas muito tempo no trabalho, no carro e em casa, geralmente de frente para a TV ou para o computador.

Uma das consequências desse hábito é o aparecimento de varizes, já que ficar muito tempo na mesma posição aumenta a pressão da gravidade sobre as pernas, dificultando a circulação e favorecendo o acúmulo de sangue nos vasos. Portanto, mude de posição em intervalos regulares e, sempre que possível, faça alongamentos e exercícios simples para ativar a circulação sanguínea.

5. Tenha uma boa alimentação


Quem quer evitar varizes também precisa ficar de olho na alimentação, na medida em que ela pode ser uma aliada ou uma vilã. Alimentos ricos em açúcar, gordura e sal podem causar o enfraquecimento das veias. Portanto, devem ser evitados ou, pelo menos, ter o consumo reduzido.

Já aqueles ricos em fibras, antioxidantes e vitamina C são indispensáveis para a proteção das artérias e dos vasos sanguíneos. Alguns alimentos para incluir na dieta são: gengibre, arroz integral, milho, feijão, verduras, brócolis, couve-flor, laranja e tomate.

E então, o que achou das nossas dicas de como evitar varizes? Se você gostou, siga nossas páginas nas redes sociais para continuar acompanhando nossas atualizações. Estamos no Facebook, Instagram e Twitter.

Deixar Um Comentário