Como escolher um nebulizador? Descubra aqui!

| | ,

O nebulizador é um equipamento indispensável para a saúde respiratória. Ele dá origem a um vapor medicamentoso que é inspirado para as vias aéreas até chegar ao pulmão. Isso diminui os sintomas de resfriados, evita o peito cheio e favorece a eliminação de secreções. Por isso, é essencial saber como escolher um nebulizador.

A compra tem que ser adequada às suas necessidades de modo a fazer o investimento valer a pena. Entre tantos modelos disponíveis no mercado, focar nos critérios certos é indispensável.

Para não ter dúvidas na hora da compra, veja como escolher um nebulizador!

Qual medicamento você vai utilizar?

Antes de escolher o seu nebulizador, é preciso saber qual é o melhor modelo pra você: o compressivo ou o ultrassônico. Essa escolha vai depender do tipo de medicamento que você irá utilizar.

O nebulizador compressivo é aquele mais antigo, um pouco barulhento e é ideal que se faça a nebulização sentado. Ele é eficiente com soro e qualquer tipo de medicamento.

Já o nebulizador ultrassônico é aquele mais moderno, silencioso e que pode ser feito até deitado. Ele é eficiente com soro e broncodilatadores. Os corticoides não devem ser utilizados no nebulizador ultrassônico, pois perdem sua eficiência nesse modelo.

É para o uso infantil ou adulto?

Existem nebulizadores específicos para bebês e crianças, mas também existem aparelhos de uso adulto que podem vir com equipamentos para adaptar para o uso infantil. Por isso, é importante saber o que vem no seu kit de nebulizador.

Para adaptar o nebulizador de uso adulto para o uso infantil, basta que no kit venha dois modelos de máscara: uma maior (para adultos) e uma menor (para bebês e crianças).

Outro detalhe importante é o ajuste do nível de intensidade da névoa. Aparelhos com essa opção geralmente possuem 3 níveis, sendo o mais suave ideal para bebês e crianças e os níveis mais intensos para adultos.

Quem vai usar é uma pessoa acamada ou não?

Como citamos anteriormente, temos 2 tipos de nebulizadores mais populares: o compressivo e o ultrassônico. Além do tipo de medicamento que você vai usar, considere as condições da pessoa que irá usufruir do aparelho.

Por exemplo, para bebês e pessoas acamadas, o aparelho ultrassônico (desde que usado apenas com soro ou broncodilatadores) é o ideal. Além de não fazer aquele barulho incômodo, ele ainda pode ser usado deitado sem que o líquido vaze do reservatório do soro.

Além disso, como as partículas da névoa desse aparelho são menores, a nebulização é muito mais rápida, pois a névoa chega nos pulmões com mais facilidade.

Analise a voltagem do aparelho

Às vezes, essa é uma parte que esquecemos de verificar quando vamos comprar um nebulizador, mas é importante saber se ele é 110 volts, 220 vols ou bivolt.

Caso você compre um aparelho com a voltagem errada, no momento em que você ligar o aparelho, ele vai queimar. Para que isso não aconteça, esteja atento nessa parte também.

Pense na facilidade de higienização

O nebulizador é muito empregado nas dificuldades respiratórias. Além das doenças crônicas, elas podem ser causadas por condições infecciosas, como uma gripe.

Nesse caso, o uso deixa algumas secreções nas máscaras. Como não é incomum que mais de uma pessoa use o equipamento, a limpeza é essencial. Além disso, após a nebulização, é normal que sobre um pouco do medicamento utilizado.

Se o recipiente não for limpo, pode gerar o ambiente propício para o surgimento de microrganismos. Então, é indispensável que o aparelho seja fácil de limpar. Com essa atenção, dá para deixá-lo sempre pronto para o uso seguro.

Seria ideal um nebulizador portátil?

Além dos modelos tradicionais, você também pode encontrar nebulizadores portáteis. Eles podem ser usados em qualquer lugar pois podem ser encontrados à pilha ou com baterias recarregáveis através de cabo USB.

Esses modelos são ideais para quem precisa fazer o tratamento muitas vezes ao dia e precisa transportar o nebulizador para vários lugares. Compacto, silencioso e podendo ser utilizado em qualquer posição, os aparelhos portáteis são muito práticos!

Ao seguir essas orientações de como escolher um nebulizador, é possível fazer uma compra segura e funcional. Ao final, será muito mais fácil aproveitar todos os benefícios desse equipamento.

Para ter toda a praticidade na aquisição, conheça os modelos oferecidos pela Maconequi e faça a sua compra!

Anterior

Como sair do sedentarismo: confira 10 dicas simples e valiosas

Quais são as complicações da fibromialgia?

Próximo

1 comentário em “Como escolher um nebulizador? Descubra aqui!”

Deixe um comentário