Início>Meia de Compressão>Veja como escolher sua meia de compressão

Veja como escolher sua meia de compressão

Por |2020-07-30T17:42:27-03:0002/09/2019|Meia de Compressão|0 Comentários

Se você precisa usar meias de compressão para se prevenir de problemas circulatórios, reduzir os incômodos ou tratar alguma doença venosa, este texto pode te ajudar bastante. Quem busca apenas prevenção e não passou pela indicação de um médico angiologista costuma ficar um pouco perdido frente aos muitos modelos de meias elásticas. Aqui, daremos algumas dicas sobre como escolher sua meia de compressão.

Mas, antes de começar, é muito importante destacar que as meias compressivas de média e alta compressão precisam ser recomendadas pelo seu médico, pois existem contraindicações ao uso delas. Portanto, se você desconfia de que sofre de algum problema vascular, é fundamental procurar um especialista. Apenas ele saberá analisar o seu caso e indicar a melhor meia para você.

Passos de como escolher sua meia de compressão

As meias de compressão podem ser encontradas em diversos modelos e cores, além dos diferentes tipos de tecidos, ponteiras e, claro, classe de compressão (suave, média ou alta). Mesmo que o paciente já tenha passado pelo médico e tenha em mãos uma receita com o modelo da meia necessária, ainda é preciso passar por algumas etapas antes de escolher escolher sua meia de compressão.  

Primeiro passo: tirar as medidas das pernas

Se você for por conta própria comprar uma meia preventiva pela primeira vez, certamente você ficará em dúvidas sobre o tamanho dela, e para saná-la, você vai precisar tirar as medidas da sua perna. Em algumas lojas, as próprias vendedoras auxiliam nessa tarefa, mas você também pode fazer isso em casa acompanhando nosso tutorial sobre como medir as pernas para meias de compressão.

Segundo passo: escolher o modelo da meia

No caso das meias preventivas (suave compressão), você pode escolher qual modelo de meia quer comprar: meia panturrilha (3/4), meia coxa (7/8) ou meia calça. Se for uma meia medicinal (média ou alta compressão) indicada por um angiologista, certamente o modelo ideal já estará definido pelo médico de acordo com a sua necessidade.

Terceiro passo: escolher o tecido

Quando a meia é indicada pelo médico, o tecido ideal também pode vir especificado na receita. Caso o paciente queira uma meia preventiva, ele pode escolher o tipo que mais lhe agrada: tecidos mais grossos, mais finos, com detalhes bordados ou mais simples. Há meias sem ponteira — ideais para o uso de sapatos que deixam os dedos à mostra — e também de cores diversas.

Alguns modelos possuem tecidos com ótima transparência, como por exemplo o modelo Ever Sheer, da Sigvaris, ou o Sheer Soft, da Medi. Outras são mais parecidas com meias sociais masculinas, então a escolha depende do gosto de cada pessoa e também da ocasião em que ela será usada. Reforçando que no caso das meias medicinais, quem irá fazer essa escolha é o médico.

      

Qual a finalidade da sua meia?

A maior parte das buscas por meias de compressão se concentram nos modelos para tratamento e para prevenção. Mas é importante lembrar que há modelos diferenciados, como as meias esportivas, por exemplo, que ajuda muito na performance do atleta e também na recuperação muscular pós-treino.

Mas se a sua meia é medicinal, você precisa ter em mente que elas se dividem em dois grupos principais: 

  1. meias preventivas; e
  2. meias para tratamento.

Meias de compressão preventivas

As meias para prevenção são as que possuem compressão mais suave, entre 10 e 20 mmHg. Elas são recomendadas para pessoas que trabalham muito tempo em pé ou sentado, para quem faz viagens longas e também para aqueles que já sentem alguns sintomas de problemas de circulação nas pernas e quer reduzir os incômodos.

Esses incômodos podem ser sensação de perna pesada e cansada no final do dia, assim como câimbras, formigamento, dormência e inchaço. Todos sendo resultados de um dia inteiro sem se movimentar direito ou da falta de exercícios físicos regulares. Pessoas com sobrepeso, sedentárias e que sofrem de anemia estão mais suscetíveis a esses sintomas.

Veja: meias de suave compressão.

A finalidade das meias de compressão preventivas é prevenir o usuário do aparecimento de varizes, tromboses e reduzir o cansaço nas pernas de pessoas que precisam ficar muito tempo na mesma posição. Além disso, doenças varicosas leves também podem ser tratadas com compressão suave. 

Meias de compressão para tratamento

Já as meias de compressão para tratamento são as que possuem mais de 20 mmHg de pressão: média (20-30 mmHg), alta (30-40 mmHg) e muito alta (acima de 40 mmHg). Elas são sempre indicadas por um médico que, de acordo com os sintomas e com as condições da pele e das veias, recomendará a compressão mais adequada.

As meias de média compressão são normalmente indicadas para:

  • edema sem alteração na pele;
  • edemas com alterações do tipo hiperpigmentação;
  • tromboflebite;
  • pós-escleroterapia.

Veja: meias de média compressão.

As meias de alta compressão são para:

  • edemas com alterações do tipo hiperpigmentação;
  • pós-trombose venosa profunda;
  • pós-cirúrgico.

Veja: meias de alta compressão.

Por fim, as meias de compressão muito alta são para:

  • linfedema crônico;
  • cicatrizes de queimaduras.

Meias masculinas, femininas ou unissex?

Existem vários modelos de meias que possuem um design pensado nas diferenças entre as pernas masculinas e femininas e também no conforto da pessoa que vai utilizá-la. Você não precisa usar uma meia esteticamente feia e sem graça, há meias de cores e tecidos diferentes para que você escolha qual é a melhor para cada situação.

As meias Legline e Audace são meias mais finas e transparentes, precisando de um cuidado maior na hora de vestir para que não danifique o produto. Algumas delas possuem babados e são mais delicadas, por isso, acaba fazendo mais sucesso entre o público feminino. Já as meias da Urban e Actitud possuem um design que parece uma meia social masculina, logo, faz mais sucesso entre os homens.

Existem também aquelas meias mais comuns, que todo mundo conhece, com um tom bege. Essas meias são usadas tanto pelo público feminino quanto masculino. As meias mais procuradas nessa categoria são as meias da coleção Select Comfort Premium da Sigvaris e Ultraline da Venosan. São meias que possuem sensação climática, ou seja, proporcionam uma menor sensação de calor.

Select Comfort Premium: Meia Panturrilha 20-30 (Sigvaris)

Meia Panturrilha 20-30 Select Comfort Premium Sigvaris

Ultraline: Meia Panturrilha 20-30 (Venosan)

Meia Panturrilha 20-30 Ultraline Venosan

Meia Panturrilha, Coxa ou Meia Calça?

As meias de compressão são divididas em três tamanhos: panturrilha, coxa e meia calça. As mais usadas e recomendadas pelos médicos são as meias que vão apenas até a panturrilha (também conhecidas como 3/4).  Elas são suficientes para a grande maioria dos pacientes e tão efetivas quanto as de comprimento até a coxa.

As meias coxa são mais usadas após cirurgias venosas e em edemas acima do joelho. Ainda assim, ela também pode ser usada de forma preventiva caso a pessoa sinta dores que se prolongam pelas coxas ou caso o médico recomende. Além disso, elas também podem ser usadas para fornecer nível adicional de suporte durante períodos prolongados de viagem.

Há ainda os modelos de meia calça, que possuem função estética aliada à compressão e fornece mais segurança para o usuário da meia. Nessa categoria, incluí-se as meias para gestantes que podem ser usadas desde o começo da gravidez. Essas devem ser recomendadas pelo médico que irá indicar a compressão ideal para a paciente.

Escolha sua meia de compressão online

Agora que você já sabe como escolher sua meia de compressão, encontre uma loja de meias de compressão com amplo leque de opções para facilitar a escolha do seu modelo. As meias de compressão possuem muitas variações, de cor, tamanho, compressão e modelo.

Por isso, quando maior a quantidade de opções oferecida pela loja, maior a chance de você encontrar a meia que foi receitado ou um modelo que agrade seu gosto.

A Maconequi trabalha com as melhores marcas de meia de compressão para trombose. Conheça nossa loja virtual!

Deixar Um Comentário