Início>Cuidados com a saúde>Qualidade de Vida>Como é feita a abdominoplastia?

Como é feita a abdominoplastia?

Por |2020-05-12T10:40:42-03:0012/05/2020|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|0 Comentários

A abdominoplastia é a cirurgia plástica realizada com o objetivo de retirar o excesso de gordura e de pele do abdômen, ajudando a diminuir a flacidez da barriga. É indicada para homens e mulheres, e deixa a barriga lisa e dura. Ela pode servir também para remover estrias e cicatrizes presentes no abdome. 

É normal a confusão entre abdominoplastia e lipoaspiração. Mas é importante saber que a lipoaspiração é uma cirurgia plástica que retira apenas o acúmulo de gordura da região. Já a abdominoplastia é a cirurgia plástica, usada para retirar o excesso de gordura e de pele do abdome, sendo portanto, mais completa.

Veja a seguir como é feita a abdominoplastia e o pós-cirúrgico dessa cirurgia que mexe com o corpo e a autoestima das pessoas. 

Como é feita a abdominoplastia

Como em qualquer outra cirurgia, antes da abdominoplastia é importante que o paciente passe por uma avaliação pré-operatória. Isso é necessário para sejam verificadas as condições gerais de saúde e se existem riscos de complicações, tais como hipertensão, tabagismo, obesidade e idade avançada.

Não havendo nenhum risco, a cirurgia é marcada e o paciente não deve beber, fumar ou tomar medicamentos que possam aumentar o risco de sangramentos, como aspirina ou anti-inflamatórios, antes do procedimento.

Anestesia

A cirurgia tem duração média de 2 a 4 horas, com anestesia peridural ou geral.

Quando a anestesia começa a fazer efeito, é feito um corte entre a linha dos pelos pubianos e o umbigo, de acordo com a quantidade de gordura e pele que se deseja remover.  

Procedimento Cirúrgico

Dependendo da quantidade de gordura e pele que se deseja remover, o médico poderá também fazer um corte ao redor do umbigo e retirar o excesso de pele na parte superior do abdômen. 

Feito isso, os músculos abdominais são suturados para que se torne mais rígido. É isso que irá fazer com que a barriga fique mais reta e a cintura mais definida.

Em seguida, a pele em excesso é esticada para baixo para que seja removida e é feito um orifício para reposicionar o umbigo em sua posição de origem.

Por fim,  o médico procede o fechamento dos cortes por meio de sutura, adesivos de pele ou fitas.

Após a cirurgia, são colocados drenos de aspiração no abdome com o objetivo de evitar o acúmulo de líquidos na região. Eles são inseridos na parte inferior da barriga, bem próximo ao púbis para que a cicatriz fique escondida entre os pelos pubianos.

Como é o pós-operatório?

O ideal é que o paciente fique de 2 a 4 dias internado após a cirurgia para diminuir os riscos de complicações. 

Na semana seguinte é normal sentir dores abdominais e que a região operada fique escura e inchada. Mas isso vai desaparecendo com o passar dos dias com a cicatrização do local. 

A recuperação total leva geralmente 2 meses e é preciso tomar alguns cuidados tais como:

  • Muito repouso durante os primeiros 10 dias;
  • Não fazer esforços durante o período;
  • Durma de preferência de barriga para cima;
  • Tenha uma dieta leve e evite alimentos que provocam gases, como por exemplo, leite, feijão, entre outros;
  • Beba bastante líquido;
  • Usar cinta 24 horas por dia por aproximadamente 3 semanas;
  • Compareça nas consultas pós-operatórias e tire todas as suas dúvidas.

O uso da cinta no pós-operatório

O uso da cinta é indicado após a cirurgia de abdominoplastia pois com seu uso o paciente terá uma recuperação mais rápida e poderá sofrer menos desconfortos. 

Dentre os benefícios em utilizar o produto nessa situação podemos citar: 

  • Acelera o processo de recuperação;
  • Diminui os incômodos da cirurgia;
  • Faz com que a pele fique mais firme;
  • Mantém a postura ereta;
  • Ajuda a moldar a região que passou por um procedimento.

Por fim, na dúvida de onde comprar sua cinta feminina ou masculina ou faixa pós-operatória, visite nosso site, temos uma grande variedade de modelos e com certeza algum deles será o ideal para você.

Deixar Um Comentário