A abdominoplastia é a cirurgia plástica realizada com o objetivo de retirar o excesso de gordura e de pele do abdômen, ajudando a diminuir a flacidez da barriga. É indicada para homens e mulheres, e deixa a barriga lisa e dura. Ela pode servir também para remover estrias e cicatrizes presentes no abdome.
É normal a confusão entre abdominoplastia e lipoaspiração. Mas é importante saber que a lipoaspiração é uma cirurgia plástica que retira apenas o acúmulo de gordura da região. Já a abdominoplastia é a cirurgia plástica, usada para retirar o excesso de gordura e de pele do abdome, sendo portanto, mais completa.
Veja a seguir como é feita a abdominoplastia e o pós-cirúrgico dessa cirurgia que mexe com o corpo e a autoestima das pessoas.
Como é feita a abdominoplastia
Como em qualquer outra cirurgia, antes da abdominoplastia é importante que o paciente passe por uma avaliação pré-operatória. Isso é necessário para sejam verificadas as condições gerais de saúde e se existem riscos de complicações, tais como hipertensão, tabagismo, obesidade e idade avançada.
Não havendo nenhum risco, a cirurgia é marcada e o paciente não deve beber, fumar ou tomar medicamentos que possam aumentar o risco de sangramentos, como aspirina ou anti-inflamatórios, antes do procedimento.
Anestesia
A cirurgia tem duração média de 2 a 4 horas, com anestesia peridural ou geral.
Quando a anestesia começa a fazer efeito, é feito um corte entre a linha dos pelos pubianos e o umbigo, de acordo com a quantidade de gordura e pele que se deseja remover.
Procedimento Cirúrgico
Dependendo da quantidade de gordura e pele que se deseja remover, o médico poderá também fazer um procedimento cirúrgico, a partir de um corte ao redor do umbigo e retirar o excesso de pele na parte superior do abdômen.
Feito isso, os músculos abdominais são suturados para que se torne mais rígido. É isso que irá fazer com que a barriga fique mais reta e a cintura mais definida.
Em seguida, a pele em excesso é esticada para baixo para que seja removida e é feito um orifício para reposicionar o umbigo em sua posição de origem.
Por fim, o médico procede o fechamento dos cortes por meio de sutura, adesivos de pele ou fitas.
Após a cirurgia, são colocados drenos de aspiração no abdome com o objetivo de evitar o acúmulo de líquidos na região. Eles são inseridos na parte inferior da barriga, bem próximo ao púbis para que a cicatriz fique escondida entre os pelos pubianos.
Como é o pós-operatório?
O ideal é que o paciente fique de 2 a 4 dias internado após a cirurgia para diminuir os riscos de complicações.
Na semana seguinte é normal sentir dores abdominais e que a região operada fique escura e inchada. Mas isso vai desaparecendo com o passar dos dias com a cicatrização do local.
A recuperação total leva geralmente 2 meses e é preciso tomar alguns cuidados tais como:
- Muito repouso durante os primeiros 10 dias;
- Não fazer esforços durante o período;
- Durma de preferência de barriga para cima;
- Tenha uma dieta leve e evite alimentos que provocam gases, como por exemplo, leite, feijão, entre outros;
- Beba bastante líquido;
- Usar cinta 24 horas por dia por aproximadamente 3 semanas;
- Compareça nas consultas pós-operatórias e tire todas as suas dúvidas.
O uso da cinta no pós-operatório
O uso da cinta é indicado após a cirurgia de abdominoplastia pois com seu uso o paciente terá uma recuperação mais rápida e poderá sofrer menos desconfortos.
Dentre os benefícios em utilizar o produto nessa situação podemos citar:
- Acelera o processo de recuperação;
- Diminui os incômodos da cirurgia;
- Faz com que a pele fique mais firme;
- Mantém a postura ereta;
- Ajuda a moldar a região que passou por um procedimento.
Por fim, na dúvida de onde comprar sua cinta feminina ou masculina ou faixa pós-operatória, visite nosso site, temos uma grande variedade de modelos e com certeza algum deles será o ideal para você.