Início>Cuidados com a saúde>Prevenção>Limpar um machucado: veja agora o passo a passo

Limpar um machucado: veja agora o passo a passo

Por |2019-12-23T13:51:20-03:0012/07/2018|Cuidados com a saúde, Prevenção|0 Comentários

Você é extremamente precavido e cuidadoso, mas ainda assim acabou ferindo a sua pele? Pois saiba que isso acontece com todos, seja em casa, na rua ou mesmo no trabalho. Quando se é criança então, nem se fala! Afinal de contas, a garotada está sempre pulando pra cá, correndo pra lá… O que muita gente desconhece é o passo a passo sobre como limpar um machucado.

Independentemente do tamanho dos ferimentos, a higiene é essencial para evitar complicações mais graves que dificultam a cicatrização e causam infecções. Por essa razão, preparamos este post sobre o assunto, para ajudá-lo a lidar com cortes e feridas em adultos e principalmente nos mais novos, que tendem a ficar mais aflitos ao se machucarem. Acompanhe!

Lave a área machucada

O primeiro passo é lavar a área machucada. Dessa forma, é possível remover o excesso de sangue (se esse for o caso) e as impurezas do local. Evitando que entrem em contato com a parte interna da epiderme, contaminando-a.

Vale lembrar que caso o ferimento seja leve, é possível utilizar um sabão líquido neutro para ajudar na limpeza. Para tanto, misture um pouco do produto com água em uma vasilha e, só então, derrame a solução sobre a pele. Caso haja um corte profundo, o ideal é recorrer apenas à água corrente.

O uso de água oxigenada também é uma boa opção para desinfetar a ferida, pois tem efeito bactericida e germicida. No entanto, o ideal é aplicá-la logo após o corte e nos dias seguintes manter a lavagem comum, tal qual indicamos há pouco.

Retire manualmente os últimos resíduos do machucado

Se o machucado foi ocasionado por um esbarrão em algum objeto feito com material frágil como vidro ou por uma queda em área com terra e pedregulhos, por exemplo, é possível que mesmo após a lavagem ainda continuem alguns resíduos.

Por isso, higienize suas mãos com álcool e, com o auxílio de um gaze, remova manualmente os resíduos restantes. Quando for uma criança que estive ferida, lembre-se de ser paciente e cuidadoso para não deixá-la nervosa, o que pode fazê-la chorar e ficar inquieta — o que só dificultará o processo.

Estanque o sangramento

O terceiro passo de como limpar machucados é estancar o sangramento, algo mais recorrente quando o ferimento é profundo. Para isso, utilize gazes novas e pressione-as firmemente na área atingida por um período entre 5 e 10 minutos.

Não pare ou fique removendo as gazes a todo o momento para checar o estado da área. O correto é que essa etapa seja ininterrupta durante esse intervalo de tempo, ok?

Se mesmo depois de todo o esforço o sangramento não parar, o recomendado é se dirigir à emergência de um hospital para que o médico plantonista analise o local e, se necessário, aplique pontos.

Agora que você já conhece o passo a passo de como limpar machucados, não deixe de segui-los quando for necessário e se precaver para lidar da melhor forma possível com essas situações. Como? Simples: montando uma pequena maleta de primeiros socorros com todos os itens necessários para fazer curativos.

Já que falamos sobre o tema, aproveite para aprender a realizar curativos com o máximo de eficiência lendo este artigo!

Cavilon | Limpar um machucado: veja agora o passo a passo

Deixar Um Comentário