Como cuidar dos dentes com aparelho e garantir uma saúde prolongada
>>>Como cuidar dos dentes com aparelho e garantir uma saúde prolongada

Como cuidar dos dentes com aparelho e garantir uma saúde prolongada

Por |2020-01-09T14:57:10+00:0006/01/2020|Cuidados com a saúde, Prevenção|0 comentários

Muitas pessoas se perguntam como cuidar dos dentes com aparelho, especialmente agora que o recurso ficou mais barato e pode ser acessado mais facilmente pelas pessoas.

Por exemplo, no Piauí, Brasil, mais de 300 mil pessoas já perderam todos os seus dentes por falta de cuidados. Agora, com o acesso facilitado aos aparelhos, situações assim poderão ser evitadas.

No entanto, a dúvida permanece: como cuidar dos dentes com aparelhos corretamente? Quais os hábitos necessários para manter a saúde bucal em ótima forma, sem transformar um aparelho positivo em uma fonte de bactérias e problemas? Confira as dicas a seguir!

Como cuidar dos dentes com aparelho fixo e móvel?

Todos os profissionais odontológicos, do melhor dentista do mundo ao iniciante mais básico de todos, concordam que o segredo de como cuidar dos dentes com aparelho está na escovação adequada. O ideal é que a limpeza seja feita várias vezes por dia, após todas as refeições, depois de acordar e antes de dormir.

Se não for possível, o mínimo necessário é uma limpeza completa antes de dormir, pois é quando temos menos saliva na boca e, portanto, há maiores condições para a ação e proliferação das bactérias, uma vez que a saliva ajuda a matá-las.

Mas como escovar os dentes corretamente quando se usa aparelho? Veja a seguir!

1. Comece usando o fio dental

O primeiro passo para fazer a higienização dos dentes com aparelho é começar o processo com um fio dental. Ele é indicado para ser passado entre os dentes e retirar restos de comida que ficam presos ali.

Isso é essencial pois os resquícios de alimentos são combustível para a proliferação de placa bacteriana, o que pode gerar doenças como a periodontite e a gengivite.

Para algumas pessoas, especialmente quem tem aparelho fixo, pode ser difícil usar o fio dental comum. Para isso, opte por usar a versão super floss, que é um pouco mais rígida e poderosa, embora também tenha um preço um pouco mais alto.

2. Escove os dentes corretamente

Depois de passar o fio dental, boa parte do seu cuidado higiênico com o aparelho já foi feito. Em seguida, você deverá fazer uma escovação eficiente, como as pessoas sem aparelho também fazem.

Nesse caso, a escovação difere de quem tem aparelho móvel e fixo. No caso do móvel, retire-o e escove os dentes normalmente, garantindo que os movimentos são os corretos e você está alcançando cada centímetro e espaço escondido na boca.

Já no caso do aparelho fixo, é necessário comprar uma escova ortodôntica para garantir que as peças do aparelho não se quebrarão. A escova ortodôntica tem uma anatomia específica em suas cerdas, que atua de modo a se encaixar perfeitamente em qualquer situação, incluindo a estrutura de um aparelho fixo. Por isso, ela não causa danos às peças.

Além disso, durante a escovação, evite fazer movimentos circulares com a escova, pois eles causam mais danos ao aparelho. O ideal é fazer um “vai e vem” perto dos bráquetes e em cima deles, com um movimento de “cima-baixo” na região da gengiva. Na parte de trás, sem peças, use os movimentos normais.

3. Limpe o seu aparelho

Depois de terminar a escovação, não pense que acabamos com o processo de como cuidar dos dentes com aparelho. Agora é hora de garantir que as peças do aparelho estarão higienizadas, já que elas também podem acumular placa bacteriana.

Para isso, use uma escova interdental, que é mais fininha e com uma estrutura diferente. Ela é usada para ser passada entre os dentes (quando há espaço), mas também é muito útil para limpar os bráquetes do aparelho.

4. Finalize com um bom enxaguante bucal

Para terminar a rotina de como cuidar dos dentes com aparelho, o ideal é usar um bom enxaguante bucal, que promova a eliminação de bactérias e garante que a sua boca estará bem cuidada e sem problemas.

Quando for comprar um no supermercado ou na farmácia, opte por um modelo que não tenha álcool na formulação, pois esse material causa ressecamento na boca.

Quais os hábitos de alimentação mais adequados para quem tem aparelho nos dentes?

Não pense que o processo de como cuidar dos dentes com aparelho termina apenas na escovação. Não, aquele é só o processo de higienização.

Existe ainda uma segunda parte que é a prevenção de problemas. E isso é feito ao comer os alimentos corretos, que sejam preparados de modo a evitar danos às peças do aparelho e a evitar que a higienização fique mais complicada do que precisa ser.

Existem alguns alimentos que devem ser consumidos com muito cuidado pela pessoa com aparelho. Não é para evitá-los completamente, mas consumir com cuidado.

Os alimentos que exigem mais atenção são os:

  • duros (maçã, pipoca, cenoura, chocolate, biscoito, azeitona);
  • grudentos (bala de goma, chiclete, brigadeiro);
  • fibrosos (carnes e frutas).

Como deu para ver, é muita coisa, não é mesmo? Se você não comer isso, não terá como se alimentar. Por isso que dissemos que não é para remover nada do cardápio, mas sim comer com cuidado.

Existem alguns hábitos positivos que ajudarão a facilitar a ingestão desses alimentos. Por exemplo, cozinhe-os bem. Uma cenoura bem cozida fica mole e pode ser comida normalmente. Veja outros:

  • mastigue porções menores;
  • corte os alimentos com faca e não com os dentes;
  • na mastigação, não deixe a comida entre os dentes e a bochecha;
  • coma uma pipoca de cada vez.

Gostou de aprender como cuidar dos dentes com aparelho? Como deu para ver, a ideia é prevenir danos e higienizar a boca da maneira correta.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o processo de higienização dos dentes com aparelho, deixe um comentário abaixo!

Deixe seu comentário