Início>Cuidados com a saúde>Qualidade de Vida>Como corrigir a postura? Saiba agora e confira 4 dicas!

Como corrigir a postura? Saiba agora e confira 4 dicas!

Por |2019-12-26T10:22:04-03:0020/03/2018|Cuidados com a saúde, Qualidade de Vida|0 Comentários

Qual é a posição do seu corpo enquanto você anda, dirige ou trabalha? Se os ombros estão sempre caídos e a coluna encurvada, você está correndo sérios riscos de apresentar dores nas costas e comprometer o funcionamento de diversos órgãos. Por isso, saber como corrigir a postura é essencial para evitar que esses problemas aconteçam.

Então, para ajudar você a manter a coluna sempre alinhada, separamos 4 dicas para usar no dia a dia. Acompanhe!

1. Mude seus hábitos

Os movimentos que você faz no cotidiano impactam diretamente a sua postura. Por isso, avalie se eles estão sendo realizados corretamente ou se mudanças são necessárias. Veja algumas recomendações:

  • mantenha as costas alinhadas enquanto estiver andando ou sentado;
  • evite dormir de barriga para baixo e tente se deitar de lado com um travesseiro sob a cabeça e outro entre os joelhos;
  • levante-se da cama calmamente, deitando-se de lado e usando os cotovelos e mãos como apoio;
  • dobre os joelhos para pegar objetos no chão e mantenha a coluna ereta quando descer e subir;
  • se for dirigir ou passar longos períodos sentado no carro, use uma pequena almofada para apoiar a lombar;
  • se você permanece muitas horas sentado, faça pequenas pausas para caminhar ao longo do dia;
  • use mesas e cadeiras adequadas à sua altura para trabalhar no computador, mantendo os cotovelos apoiados e a tela na altura dos olhos.

2. Faça atividades físicas

O fortalecimento dos músculos das costas e abdominais ajuda a manter a coluna no lugar. Portanto, exercícios como a musculação, pilates, Yoga e alongamento contribuem para deixar as costas retinhas.

Se você faz atividades físicas em casa, procure incluir também alguns exercícios para a coluna na rotina. Conheça algumas sugestões:

Alongamento do peitoral

Pare sob o batente de uma porta e apoie um dos braços flexionado em 90° na lateral, mantendo o cotovelo na altura dos ombros. Gire o tronco para o outro lado. Fique nessa posição por 30 segundos com cada braço.

Postura do Guerreiro II

Para fazer essa posição do Yoga, comece de pé com as pernas bem separadas, mantendo o pé esquerdo virado para frente e girando o direito em 90°. Estique os braços e olhe para a mão esquerda. Flexione o joelho esquerdo, deixando a coxa paralela ao chão. Sustente alguns segundos e repita com o outro lado.

Flexão e extensão da coluna

Fique na posição quatro apoios e inspire aproximando a barriga do chão e elevando a cabeça. Ao expirar, arqueie a coluna para cima e abaixe a cabeça. Em seguida, repita lentamente, 15 vezes.

3. Consulte um especialista

Os pacientes que sentem dores nas costas devem procurar um médico para averiguar a origem do problema. A partir de exames clínicos e de imagem, o profissional é capaz elaborar um plano de tratamento que pode incluir a Reeducação Postural Global (RPG) e fisioterapia.

Além disso, o especialista pode sugerir mudanças no estilo de vida e o uso de equipamentos terapêuticos para aliviar a dor e corrigir a postura.

Se você não apresenta dores, converse com um educador físico ou fisioterapeuta para avaliar as melhores opções de exercícios para você.

4. Utilize órteses

As órteses posturais são instrumentos que restringem o movimento de algumas partes da coluna, fazendo com que as deformidades possam ser prevenidas ou mesmo reduzidas. Há diferentes tipos de órteses, que devem ser indicadas de acordo com o problema que se quer tratar.

A órtese mais conhecida é o colar cervical. Além dele, existem diversos modelos de coletes para estabilizar a coluna. Esses equipamentos são coadjuvantes do tratamento e não substituem a prática de exercícios e a adoção de um estilo de vida saudável.

Agora que você já sabe como corrigir a postura, que tal repensar seus hábitos? Mesmo que você não sofra com dores nas costas, é importante prevenir para que o problema não se manifeste no futuro e que você mantenha a qualidade de vida ao envelhecer.

Mas se você já sente dores na coluna e está preocupado com a sua postura, conheça nossas opções de corretores posturais!

Deixar Um Comentário