Hipertensão: 4 dicas sobre como controlar a pressão alta
>, Prevenção, Terceira Idade>Hipertensão: 4 dicas sobre como controlar a pressão alta

Hipertensão: 4 dicas sobre como controlar a pressão alta

Por |2019-12-19T11:42:30+00:0023/10/2019|Cuidados com a saúde, Prevenção, Terceira Idade|0 comentários

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença caracterizada pelo aumento anormal da pressão do sangue nas artérias por um longo período de tempo. É considerado hipertenso quem apresenta a pressão arterial maior ou igual a 14 por 9, já que o ideal é que a pressão seja 12 por 8. 

Essa doença pode afetar homens e mulheres de todas as idades (incluindo as crianças), e o que torna a hipertensão tão perigosa é que ela pode ser desenvolvida ainda que a pessoa não apresente nenhum sintoma.

Mesmo podendo aparecer de forma silenciosa, alguns sinais podem ser observados. Se você sente algum dos sintomas a seguir com frequência, você pode ter pressão alta:

  • tontura;
  • enjoo;
  • dor de cabeça;
  • visão embaçada;
  • dor na nuca;
  • dor no peito; e
  • falta de ar.

Como controlar a pressão alta?

Se você é hipertenso, sofrendo ou não com esses sintomas, é importante que você saiba como controlar a pressão alta, por isso separamos 4 dicas para ajudar nesse processo:

1. Alimente-se bem

Uma boa dieta para controlar a hipertensão é baseada em alimentos ricos em potássio e ômega 3. É indicado o consumo de leite e seus derivados desnatados, cereais integrais e carnes magras. Ervas e alho são ótimos como temperos, substituindo o uso do sal. Aveia, castanha, nozes e amendoim também são complementos que podem ser ingeridos.

O que deve ter uma redução considerável são alimentos industrializados e ricos em sal, gordura e cafeína. O objetivo, com isso, é evitar o aumento do peso, que ao aumentar o fluxo sanguíneo, piora o quadro de hipertensão.

2. Pratique exercícios físicos

Exercícios aeróbicos são os mais indicados para controlar a pressão alta. Fazer uma caminhada, andar de bicicleta ou entrar em uma aula de natação são bons exemplos. O ideal é fazer tudo com o acompanhamento de um profissional para não exagerar nos exercícios. 

O objetivo aqui é evitar o sedentarismo, controlar também o estresse e a ansiedade.

3. Uma boa noite de sono é fundamental

Dormir mal e por menos de seis horas por dia com frequência pode afetar, e muito, o quadro de hipertensão. Assim como acontece nos quadros de estresse, quando não dormimos direito, os vasos sanguíneos ficam mais rígidos. 

Por isso, a dica é desligar os aparelhos eletrônicos e deixar o ambiente escuro para o cérebro entender que aquele é o seu momento de descanso. 

4. Evite o consumo de álcool e tabaco

Fumar e beber de forma excessiva prejudica a saúde independente da pessoa ser hipertensa ou não. Porém quando alguém sofre com pressão alta, os danos causado por essas substâncias podem ser ainda maiores. 

Ao tragar um cigarro, sua pressão arterial aumenta gradativamente, e permanece alta mesmo depois de alguns minutos da ação. Já tomar uma cervejinha com os amigos no final de semana de forma moderada não vai piorar o seu quadro de hipertensão, mas o uso contínuo e em excesso é prejudicial sim! 

Quem sofre com alteração de colesterol, diabetes e tem histórico de doenças cardiovasculares na família precisa de atenção redobrada. Ao menor sinal da doença, o recomendado é que procure um médico. Se o caso for grave, além das nossas dicas, também será necessário o uso de medicamentos.

Monitore sua pressão arterial

Quanto mais grave é o quadro da hipertensão, mais se deve ter o controle da pressão arterial. Pessoas que não possuem a doença, devem verificar a pressão ao menos uma vez por ano, ao passo que, em alguns casos, a verificação precisa ser semanal ou até mesmo diária. 

Nesses casos, portanto, ter um aparelho de pressão em casa pode ser muito útil. Fazer o controle da pressão arterial é de extrema importância, já que essa doença pode desencadear outras complicações, como infarto e derrame. 

Agora que você sabe como controlar a pressão alta, confira esse outro post com mais detalhes sobre a hipertensão e saiba mais sobre o assunto. Se você tem interesse em comprar um aparelho de pressão, conheça nossos produtos. Temos aparelhos das principais marcas do mercado, tanto digital quanto aneroides.

Deixe seu comentário